Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6550
Title: Dificuldades de aprendizagem no processo da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.
Other Titles: Learning disabilities in the process of reading and writing in early years of elementary school.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Franciene da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Francisco das Chagas de Loiola.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
Keywords: Leitura e escrita;Dificuldade de aprendizagem;Anos iniciais – ensino fundamental;Reading and writing;Learning disability;Early Years - Elementary School
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Franciene da. Dificuldades de aprendizagem no processo da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho monográfico teve como principal objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem no processo da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. Para a realização deste estudo utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, e foi utilizado como instrumento de coleta de dados uma entrevista com três professoras e seis alunos de uma Escola pública municipal da Cidade de São José de Piranhas/ PB. A fim de entender como algumas crianças não conseguem aprender a ler e á escrever nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esses problemas vão se estendendo aos anos posteriores por conta do modelo de progressão continuada adotada pela maioria das escolas. O estudo realizado permite chegar a seguinte conclusão: que são inúmeros motivos que causam as dificuldades de aprendizagem e, portanto, para solucionar essas dificuldades, é necessário um esforço conjunto de toda equipe escolar, para que ao final de cada ano o aluno tenha adquirido as habilidades mínimas e necessárias que são exigidas para o ingresso no ano posterior. Durante esse trabalho conclui-se que os professores precisam sistematizar seu trabalho procurando criar condições favoráveis e estimulantes, proporcionando, uma imersão no mundo da leitura e da escrita.
Abstract: This monograph work aimed to analyze the difficulties of learning in the process reading and writing in the early years of elementary school. For this study we used a literature search and a field survey, and was used as an instrument of date collection an interview with three teachers and six students of a municipal school of the City of São José de Piranhas / PB. In order to understand the considerable number of children who fail to learn to read and write in the early years of elementary school. This problem will be extended to later years because of the continued progression model adopted by most schools. The study allows to reach the following conclusion: that there are numerous that reasons cause learning difficulties and thus to solve these problems will require a joint effort of the entire school staff, so that at the end of each year the student acquired the minimum and necessary skills that require for entry into subsequent years. During this work it is concluded that teacher need to systematize their work trying to create multiple and exercising offerings, providing an immersion the world of reading and writing.
Keywords: Leitura e escrita
Dificuldade de aprendizagem
Anos iniciais – ensino fundamental
Reading and writing
Learning disability
Early Years - Elementary School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6550
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCIENE DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfFranciene da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2014. 432.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.