Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6553
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Z. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070714322224501pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.description.resumoEsta monografia de conclusão de curso tem por finalidade discutir o tema “Indisciplina na Educação Infantil na perspectiva de professoras” a partir da seguinte questão problematizadora: Como é realizado o trabalho com alunos da Educação Infantil em sala de aula, com comportamentos inadequados, que têm o acompanhamento dos pais, daqueles que não tem acompanhamento. Para responder elaboramos os objetivos: Analisar a percepção de professores com relação ao comportamento inadequado de alunos em sala de aula; diferenciar o comportamento escolar de alunos que tem o acompanhamento da família, daqueles que não têm; discutir os diferentes tipos de comportamento familiares relacionados ao processo de ensino e aprendizagem escolar. Durante o texto apresentamos estudos acerca da temática, enfatizando a visão de autores, como também relatos de três professoras da Educação Infantil atuantes em instituições privadas, da cidade de Cajazeiras/PB. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com a utilização da entrevista semiestruturada, contendo seis questões, havendo uma diálogo maior entre o pesquisador e o entrevistado. Através da entrevista foi constado que é relevante a presença da família na educação dos filhos, a tão discutida parceria família e escola, e como é notória a diferenciação, tanto no comportamento das crianças, quando no seu desenvolvimento cognitivo. Durante a pesquisa, percebemos que, ainda, existem professores preocupados em realizar um trabalho diferenciado com crianças, consideradas, indisciplinadas em sala de aula, a partir do diálogo, da utilização de atividades lúdicas, mesmo percebendo a omissão na participação escolar de algumas famílias e da própria escola, em algumas situações, mas se percebem enquanto bons profissionais da educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleIndisciplina na educação infantil na perspectiva de professores.pt_BR
dc.date.issued2016-10-05-
dc.description.abstractThis paper is intended to discuss the topic "indiscipline in early childhood education from the perspective of teachers" according to this problematical question: How is it work with students in early childhood education with inappropriate behavior and parental guidance and without parental guidance? To answer this question, this study aims to analyze the perception of teachers about inappropriate behavior of students in the classroom; to distinguish the school behavior of students who have their family guidance and those who do not have; and, to discuss the different types of family behavior related to school teaching-learning process. The study on the subject emphasizes the point of view of authors, as well as reports of three teachers from Early Childhood Education in private institutions in the city of Cajazeiras, Paraíba, Brazil. The methodology consisted of a qualitative study using semi-structured interviews with six questions and a dialogue between the researcher and the respondent. Through interviews it was noted that family presence is relevant in the education of children, the so-called family and school partnership, and a notorious differentiation in the behavior of the children and in their cognitive development. During the research, we realized that there are teachers concerned to do differentiated work with undisciplined children in the classroom, using the dialogue, using recreational activities, even noticing the omission in the school participation of some families and the school itself in some situations, and they perceive themselves as good education professionals.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6553-
dc.date.accessioned2019-09-02T17:34:32Z-
dc.date.available2019-09-02-
dc.date.available2019-09-02T17:34:32Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectIndisciplina escolarpt_BR
dc.subjectCrianças indisciplinadaspt_BR
dc.subjectComportamento escolar - criançaspt_BR
dc.subjectRelação escola - famíliapt_BR
dc.subjectchild educationpt_BR
dc.subjectSchool indisciplinept_BR
dc.subjectUndisciplined childrenpt_BR
dc.subjectSchool Behavior - Childrenpt_BR
dc.subjectSchool-family relationshippt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Rayanne de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIndiscipline in early childhood education from the perspective of teachers.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Rayanne de Sousa. Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores. 2016. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAYANNE DE SOUZA SANTOS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfRayanne de Souza Santos. Monografia pedagogia. CFP 2016. 322 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.