Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6559
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SILVA, José Amiraldo Alves da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, José Amiraldo Alves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5948365562113510pt_BR
dc.contributor.referee1JOCA, Alexandre Martins.-
dc.contributor.referee2LIMA, Maria Janete de.-
dc.description.resumoO estudo aborda as dificuldades dos alunos em conciliar trabalho e estudo no ensino superior, levando em consideração a necessidade de compreender esses alunos e suas vivências. Neste sentido, surgiram como objetivos investigar como os alunos do curso de Pedagogia conciliam o trabalho com a vida estudantil; mapear o acesso e permanência dos estudantes nos espaços universitários; averiguar o nível de rendimento desses alunos; verificar o nível de estresse apresentado por estes educandos; e identificar os principais desafios enfrentados na conciliação entre trabalho e estudo. O lócus escolhido para a investigação foi o campus da Universidade Federal de Campina Grande em Cajazeiras-PB com alunos do curso de Pedagogia, do turno noturno, com diferentes ocupações trabalhistas. A pesquisa se desenvolveu por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática a partir da leitura de livros e artigos, complementada por uma pesquisa de campo do tipo descritiva numa abordagem qualitativa, para desta forma buscar responder os objetivos propostos neste trabalho. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada aplicada como com cinco estudantes, selecionados de períodos diversificados, que permitiu uma transcrição integral e variada das falas dos entrevistados para o processo de analises de dados. Os resultados revelaram que mesmo diante de tantas dificuldades, o aluno trabalhador busca ao máximo superar as adversidades, abdicando um pouco de sua vida social, visando garantir o acesso a uma sólida formação e ascensão profissional. Para isso, faz-se necessário refletir sobre o processo de ingresso, permanência e acolhimento desses estudantes trabalhadores nas Universidades, buscando uma renovação dos métodos, práticas e leis que incluam e deem suporte a esses estudantes na vida acadêmica. Portanto, o estudo dessa temática visa contribuir com a reflexão sobre a inserção desses estudantes trabalhadores nas Universidades, no sentido de compreender suas vivências estudantis, refletindo sobre o cotidiano no campo do estudo, trabalho, lazer, família e saúde desses alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleReflexões sobre como conciliar trabalho e estudo no ensino superior.pt_BR
dc.date.issued2016-09-28-
dc.description.abstractThe study adresses the difficulties of the students in reconciling work and study in higher education, leading in consideration need to understand these students and their experiences. In this sense, emerged as goals investigate how students from the Pedagogy conciliate work with the life student; map the access and permanence os students we spaces university; ascertain the level yield these students; check the level of stress presented for these learners; and identify the key challenges faced in reconciling work and study. The chosen locus for the research was the campus of University Federal in Campina Grande in Cajazeiras-PB with Pedagogy course studentes, night shift, with different labor occupations. The reseach was developed through a literature review on the subject from the literature of books and articles, complemented by a field research of a descriptive qualitative approach, thereby to seek to answer the objectives proposed in this work. The instrument used for data collection was a half structured interview applied as with five students, selected periods of diversified, allowing a full and varied transcript of the respondentes to the process of data analysis. The results revealed that even in the face of so many difficulties, the worker student seeks the maximum overcome adversity, abdicating some of your social life, to ensure access to a solid education and career advancement. For this, it is necessary to reflect on the admission process, permanence and host oh these working studentes in universities, seeking a renewal of the methods, practices and laws that include and give support to this these students in academic life. Therefore, the study of this theme is to contribute to the discussion about the integration of these working students in universities, in order to understand their students experiences, reflecting on daily life in the field of study, work, leisure, family and health of these students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6559-
dc.date.accessioned2019-09-02T19:14:53Z-
dc.date.available2019-09-02-
dc.date.available2019-09-02T19:14:53Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTrabalho e aprendizagem - educaçãopt_BR
dc.subjectDiscentes - dificuldadespt_BR
dc.subjectEstudantes que trabalhampt_BR
dc.subjectVida acadêmicapt_BR
dc.subjectWork and learning - educationpt_BR
dc.subjectStudents - difficultiespt_BR
dc.subjectWorking studentspt_BR
dc.subjectAcademic lifept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSIMÃO, Tatiana Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReflections on how to reconcile work and study in higher education.pt_BR
dc.identifier.citationSIMÃO, Tatiana Oliveira. Reflexões sobre como conciliar trabalho e estudo no ensino superior. 2016. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TATIANA OLIVEIRA SIMÃO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfTatiana Oliveira Simão. Monografia Pedagogia. CFP 2016. 315.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.