Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6561
Title: A contribuição da ludicidade para o desenvolvimento da criança.
Other Titles: The contribution of playfulness to child development.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria de Jesus Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee2???: HERMÍNIO, Anne Cristine.
Keywords: Educação infantil;Ludicidade;Prática pedagógica;child education;Playfulness;Pedagogical practice
Issue Date: 16-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria de Jesus Ferreira. A contribuição da ludicidade para o desenvolvimento da criança. 2016. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Neste presente estudo, buscamos conhecer e analisar as concepções dos professores da Educação Infantil sobre as contribuições da ludicidade para o desenvolvimento da criança e verificar o uso da ludicidade na prática pedagógica dos professores da Educação Infantil. Participaram da pesquisa cinco professoras de duas escolas públicas de Educação Infantil da cidade de Sousa- PB. O estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica fundamentada nas contribuições teóricas de autores como Rau (2011), Alves (2009), Oliveira (2008), entre outros, que discutem a ludicidade. Para coleta das informações necessárias à investigação do objeto de estudo, utilizamos como procedimento, um questionário contendo sete questões para obtenção dos dados sócios demográficos e um questionário contendo seis questões a fim de atendermos aos objetivos desta pesquisa. Os resultados obtidos mostraram que as professoras, nas diversas situações relatadas, concebem a ludicidade como essencial para o desenvolvimento da criança e que está ou deve estar presente nas diversas situações da Educação Infantil. Demonstraram que concebem a ludicidade como algo que facilita o processo de aprendizagem, ou até mesmo, concebem como uma metodologia de ensino.
Abstract: In this study, we seek to understand and analyze the concepts of early childhood education teachers on the contributions of playfulness to the development of the child and check the use of playfulness in the pedagogical practice of teachers of early childhood education. The participants were five teachers of two public schools of Early Childhood Education City Sousa- PB. The study was developed through a literature search based on the theoretical contributions of authors such as Rau (2011), Alves (2009), Oliveira (2008), among others, discussing playfulness. To collect the information necessary to investigate the object of study, used as a procedure, a questionnaire containing seven questions to obtain the socio demographic data and a questionnaire with six questions to heed the goals of this research. The results showed that teachers in the various reported cases conceive playfulness as essential for the development of the child and who is or should be present in the different situations of early childhood education. Showed that conceive playfulness as something that facilitates the learning process, or even conceived as a teaching methodology
Keywords: Educação infantil
Ludicidade
Prática pedagógica
child education
Playfulness
Pedagogical practice
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6561
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DE JESUS FERREIRA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfMaria de Jesus Ferreira Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2016. 269.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.