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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6567
Title: | Projeto de sinais estabilizantes em sistemas de potência usando técnicas de controle clássico e otimização. |
Other Titles: | Design of stabilizing signals in power systems using classical control and optimization techniques. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Maria da Guia da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | MOTA, Wellington Santos. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | CASTRO, José Calazans de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | ARAÚJO, Telmo Silva de. |
Keywords: | Sistema Elétrico de Potência;Técnicas de Controle;Modelo de Otimização;Estabilizadores;Modelo de Máquina-barra;Sinais Estabilizantes;Simulação Digital;Electric Power System;Control Techniques;Optimization Model;Stabilizers;Bar Machine Model;Stabilizing Signals;Digital Simulation |
Issue Date: | 28-Jul-1983 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Maria da Guia da. Projeto de sinais estabilizantes em sistemas de potência usando técnicas de controle clássico e otimização. 1983. 127f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 1983. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho apresenta um método sistemático para se projetar sinais estabilizantes convencionais derivados da velocidade da máquina usando teoria de controle clássico e baseado num modelo linearizado do sistema interligado onde toda a interação dinâmica do sistema e levada em consideração. A técnica usada para se computar os para metros dos sinais estabilizantes usa otimização e através do algoritmo de Fletcher-Reeves maximiza-se o torque de amortecimento equivalente das máquinas. Dois exemplos numéricos de sistemas com várias máquinas são apresentados para ilustrar a técnica proposta. |
Abstract: | This paper presents a systematic method for projecting conventional stabilizing signals derived from machine speed using classical control theory and based on a linearized interconnected system model where all dynamic system interaction is taken into account. The technique used to compute those for meters of stabilizing signals uses optimization and the Fletcher-Reeves algorithm maximizes the equivalent damping torque of the machines. Two numerical examples of multi-machine systems are presented to illustrate the proposed technique. |
Keywords: | Sistema Elétrico de Potência Técnicas de Controle Modelo de Otimização Estabilizadores Modelo de Máquina-barra Sinais Estabilizantes Simulação Digital Electric Power System Control Techniques Optimization Model Stabilizers Bar Machine Model Stabilizing Signals Digital Simulation |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Engenharia Elétrica |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6567 |
Appears in Collections: | Mestrado em Engenharia Elétrica. |
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MARIA DA GUIA DA SILVA - DISSERTAÇÃO PPGEE 1983.pdf | Maria da Guia da Silva - Dissertação PPGEE 1983 | 17.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
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