Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6570
Title: O estudo do meio no processo de ensino aprendizagem: um estudo de caso na geografia do 5º ano do ensino fundamental.
Other Titles: The study of the environment in the teaching-learning process: a case study in the geography of the 5th grade of elementary school.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Francisca Aldilene Maciel de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Cícera Cecilia Esmeraldo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ANSELMO , Maria da Glória Vieira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DI LORENZO , Ivanalda Dantas Nóbrega.
Keywords: Estudo do meio;Ensino - aprendizagem;Ensino - método;Ensino - geografia;Middle study;Teaching - learning;Teaching - Method;Teaching - geography
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Francisca Aldilene Maciel de. O estudo do meio no processo de ensino aprendizagem em Geografia: um estudo de caso na geografia do 5º ano do ensino fundamental. 2017. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O Estudo do Meio trata-se de uma técnica interdisciplinar de ensino que busca, na prática, promover o contato entre os estudantes e os fenômenos propostos e estudados, produzindo assim novos conhecimentos, estabelecendo, a princípio, um diálogo diferenciado frente as diversas dimensões existentes. Nesta perspectiva, o presente trabalho, intitulado: “O Estudo do Meio no Processo de Ensino Aprendizagem: um estudo de caso na Geografia do 5º Ano do Ensino Fundamental, cuja importância se justifica frente a necessidade da possibilidade de análise das práticas desenvolvidas pelos professores em uma comunidade rural e o consequente diagnóstico do aprendizado proporcionado aos alunos através do exercício deste recurso metodológico. De tal modo, tem-se como objetivo promover a análise acerca do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos mediante realização do Estudo do Meio, possibilitando a estes desenvolver a capacidade de distinguir acerca das mudanças ocorridas no espaço através da atividade humana. O marco teórico principal estabelecido se relaciona ao objeto de estudo, apresentando contribuições que corroboram para um constante aprendizado acerca do ensino de geografia e seu objeto de estudo, com ênfase as categorias geográficas e as práticas pedagógicas que norteiam o processo de preparação e desenvolvimento da atividade de Estudo do Meio. No tocante a metodologia utilizada, cabe destacar o emprego de métodos e técnicas definidas mediante análise prévia, no qual se destacam os métodos de abordagem hipotético-dedutivo e de procedimento monográfico, bem como, as técnicas de pesquisa de documentação indireta (pesquisa bibliográfica), documentação direta (pesquisa de campo), observação direta intensiva (observação sistemática e participante) observação direta extensiva (questionário). Este estudo possibilitou aos alunos desenvolverem sua capacidade de distinguir e avaliar as mudanças ocorridas no espaço ao longo dos tempos através da atividade humana, servindo ainda de embasamento para pesquisas futuras.
Abstract: The Middle Study it is an interdisciplinary teaching technique that seeks, in practice, to promote the contact between students and the phenomena proposed and studied, thus producing new knowledge, establishing, at first, a differentiated dialogue in front of the various existing dimensions. In this perspective, the present study, entitled "The Middle Study in the Teaching Learning Process: a case study in the Geography of the 5th Year of Elementary School, whose importance is justified in view of the need to analyze the practices developed by teachers in a rural community and the consequent diagnosis of the learning provided to the students through the exercise of this methodological resource. In this way, the objective is to promote the analysis about the development of students' learning through the study of the environment, enabling them to develop the ability to distinguish between changes occurring in space through human activity. The main theoretical framework established relates to the object of study, presenting contributions that corroborate to a constant learning about the teaching of geography and its object of study, with emphasis on the geographic categories and the pedagogical practices that guide the process of preparation and development of the activity of the Middle Study. Regarding the methodology used, it is worth mentioning the use of methods and techniques defined by previous analysis, in which the methods of hypothetical-deductive approach and monographic procedure are highlighted, as well as indirect documentation research (bibliographic research), direct documentation (field research), intensive direct observation (systematic observation and participant) extensive direct observation (questionnaire). This study allowed students to develop their ability to distinguish and evaluate the changes that occurred in space over time through human activity, and also serve as a foundation for future research.
Keywords: Estudo do meio
Ensino - aprendizagem
Ensino - método
Ensino - geografia
Middle study
Teaching - learning
Teaching - Method
Teaching - geography
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6570
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA ALDILENE MACIEL DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2017.pdfFrancisca Aldilene Maciel de Sousa. TCC. Licenciatura em Geografia. 2017.1.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.