Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6572
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMARQUES, P. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1VIEIRA, Maria de Fátima Queiroz Vieira.-
dc.contributor.advisor1IDVIEIRA, M. F. Q.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1459797138770378pt_BR
dc.contributor.referee1MELCHER, Elmar Uwe Kurt.-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Alexandre Cunha.-
dc.contributor.referee3FARIAS, José Ewerton Pombo de.-
dc.description.resumoO estudo e desenvolvimento de projetos didáticos implementados com FPGAs tornaram-se uma prática muito comum em cursos como Engenharia Elétrica, Ciência da Computação, além dos cursos Técnicos e Tecnólogos. O problema é a falta de uma metodologia que contemple tecnologias de integração associado a um suporte didático-pedagógico. O trabalho objetiva aplicar conceitos oriundos da área de educação ao ensino de tecnologia. A Metodologia aqui proposta para integração de projetos baseia-se em atividades colaborativas fundamentadas na abordagem de ensino sócio-interacionista. O desafio consiste em viabilizar a realização de trabalhos em equipe que permitam a construção do conhecimento de forma socializada, respeitando as restrições de prazo impostas às disciplinas nos ambientes de ensino. A metodologia proposta aborda quatro etapas: (1) preparação didático-pedagógica dos módulos propostos; (2) organização do ambiente de trabalho; (3) desenvolvimento dos módulos e (4) integração dos módulos em um Projeto Global Integrado. Neste trabalho foram utilizados a placa DE2 e o software de desenvolvimento Quartus II v. 8.1, ambos da Altera. A linguagem de descrição de hardware adotada foi Verilog. A validação da metodologia consistiu em aplicá-la no processo de integração de dois módulos construídos em uma situação real de ensino da disciplina Arquitetura de sistemas digitais ministrada no DEE da UFCG. Como resultado preliminar concluiu-se que as etapas e artefatos propostos para a metodologia de integração foram adequados e suficientes para promover as atividades colaborativas, com enfoque sócio-interacionista, entre os participantes do experimento. Para apoiar a aplicação da metodologia propõe-se a construção de uma ferramenta cuja especificação faz parte deste texto de dissertação. Com este trabalho espera-se contribuir para dinâmica e a eficácia do processo de ensino aprendizagem de projetos didáticos com FPGA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqTecnologia Educacional-
dc.titleMetodologia para integração de projetos didáticos implementados em FPGAs.pt_BR
dc.date.issued2011-06-30-
dc.description.abstractDeveloping educational projects implemented with FPGAs has become a common practice in courses such as Electrical Engineering, and Computer Science, besides Technical degrees. Nonetheless, a problem still remains regarding the lack of a methodology to address the integration of modular projects from the didactical and pedagogical points of view. This dissertation aims to apply concepts from the area of education to technology education. The methodology proposed here focus on the integration of project modules based on collaborative activities such as those proposed by social interaction teaching. The challenge is to make possible the teamwork that allows knowledge building in a socialized environment, respecting the time constraints imposed at the classroom. The proposed methodology addresses four steps: (1) didactic-pedagogical preparation of the project modules, (2) organization of the work environment, (3) project modules development and (4) the integration of the modules in Global Project. During this work it was used the DE2 board and development software Quartus II v. 8.1, both supplied by the company Altera. The hardware description language adopted was Verilog. The validation of the methodology consisted in applying it in the integration process of two project modules that had been previously built during the teaching of the discipline “digital systems architecture” at the Electrical Engineering Department at UFCG. From this preliminary validation exercise it was concluded that the integration methodology was adequate to promote collaborative activities, such as the social interaction among the participants during the experiment. This text also presents the specification of a supporting tool to simplify the methodology application. This work is expected to contribute to dynamic and effective teaching-learning instructional designs with FPGA.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6572-
dc.date.accessioned2019-09-02T20:55:23Z-
dc.date.available2019-08-02-
dc.date.available2019-09-02T20:55:23Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectExperimentação Metodológica-
dc.subjectEnsino de HDL/FPGAs-
dc.subjectSócio Interacionismo-
dc.subjectMódulos de Projetos Didáticos-
dc.subjectMetodologia de Integração-
dc.subjectEnsino-aprendizagem-
dc.subjectMethodological Experimentation-
dc.subjectTeaching HDL / FPGAs-
dc.subjectInteractionism Partner-
dc.subjectDidactic Project Modules-
dc.subjectIntegration Methodology-
dc.subjectTeaching-learning-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARQUES, Pedro Paulo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMethodology for integration of didactic projects implemented in FPGAs.pt_BR
dc.identifier.citationMARQUES, Pedro Paulo. Metodologia para integração de projetos didáticos implementados em FPGAs. 2011. 106f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2011.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PEDRO PAULO MARQUES - DISSERTAÇÃO PPGEE 2011.pdfPedro Paulo Marques - Dissertação PPGEE 2011957.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.