Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6580
Title: Inteligências múltiplas: estudo das percepções sobre inteligência com alunos na escola municipal Ana Clementina da conceição, Jaçanã - RN.
Other Titles: Multiple intelligences: study of perceptions about intelligence with students in municipal school Ana Clementina da conceição, Jaçanã - RN.
Inteligencias múltiples: estudio de percepciones sobre inteligencia con alumnos de la escuela municipal Ana Clementina da Conceição, Jaçanã - RN.
???metadata.dc.creator???: CAZÉ, Josefa Adeilza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GIESTA, Letícia Caporlíngua.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Michelle Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Maria do Socorro Bezerra da.
Keywords: Habilidades cognitivas;Inteligências Múltiplas;Percepções dos alunos;Howard Gardner;Cognitive abilities;Multiple intelligences;Student Perceptions;Howard Gardner;Inteligencias múltiples;Percepciones de los estudiantes
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAZÉ, Josefa Adeilza. Inteligências múltiplas: estudo das percepções sobre inteligência com alunos na escola municipal Ana Clementina da conceição, Jaçanã - RN. 2018. 56fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: As inteligências são definidas como um conjunto de capacidades, talentos ou habilidades voltadas para as resoluções de problemas, que sejam relacionadas ao meio ou não. Esta definição deixa de lado os testes padronizados sobre medidas de inteligências. Gardner considera esse meio como ultrapassado, e questionando esta teoria que para ele prediz apenas o sucesso escolar, usa um novo conceito que pluraliza a inteligência mostrando que todos os seres humanos são inteligentes, mesmo não sendo um gênio em matemática ou português. Mostra ainda que as inteligências podem ser únicas ou não, mesmo sendo independentes uma depende da outra para se desenvolver. Pode-se afirmar que ela é um fator biopsicológico e que chegam a ser desenvolvidas ou não através de estímulos. Este trabalho retrata as inteligências múltiplas de Howard Gardner comparando-as com resultados de questionários aplicados aos alunos do Ensino Fundamental da escola EMACC no mês de abril de 2018, a fim de mostrar que, todos nós seres humanos somos dotados de inteligência só que cada um com suas habilidades. Nessa perspectiva busca-se identificar as percepções que esses alunos têm sobre inteligências, assim como identificar se existe presente nesses discentes conceitos sobre as inteligências citadas por Howard Gardner, com a finalidade de tentar perceber se essas inteligências na prática estão sendo desenvolvidas. Entre os materiais para desenvolvimento deste estudo foram utilizadas experiências no Programa Mais Educação (PME), como também um questionário contendo 10 perguntas, buscando identificar a percepções sobre inteligências dos discentes. Entre os resultados identificaram-se alguns indícios da teoria do autor, como também na prática deu para perceber que usando as diferentes inteligências os alunos terão uma aprendizagem mais desenvolvida, com isso dar para verificar as habilidades diversificadas de cada indivíduo, afim de que esses discentes cheguem a traçar um futuro mais promissor no meio profissional.
Abstract: The intelligences are defined as a set of abilities, talents or abilities oriented to the resolutions of problems, that are related to the means or not. This concept leaves out the standardized tests on intelligence measures. Gardner regards this medium as out of date, and questioning this theory which for him predicts only school success, uses a new concept that pluralizes intelligence by showing that all human beings are intelligent even though they are not a genius in mathematics or Portuguese. It shows that the intelligences can be unique or not, that can, even being independent, depend on the other to develop. It can be affirmed that it is a biopsicological factor and that they come to be developed or not through stimuli. This paper portrays Howard Gardner's Multiple Intelligences comparing them with questionnaire results applied to EMACC elementary school students in order to show that we are all human beings gifted with intelligence only each with their own abilities. In this perspective it is sought to identify the perceptions that these students have about intelligences, as well as to identify if there is present in these learned concepts about the intelligences mentioned by Howard Gardner, as well as to identify if these intelligences in the practical one are being developed. Among the material for this development were study used experiences in the More Education Program (PME), as well as a questionnaire containing 10 questions seeking to identify perceptions about students' intelligences. Among the results we identified some indications of the theory of the author, as well as in the practice gave to realize that using the different intelligences the students will have a more developed learning, thus giving to check their diversified abilities so that in this way they will draw a future more promising in the professional environment.
???metadata.dc.description.resumen???: Las inteligencias se definen como un conjunto de capacidades, talentos o habilidades orientadas a la solución de problemas, sean o no relacionados con el entorno. Esta definición deja fuera las pruebas estandarizadas sobre medidas de inteligencia. Gardner considera superado este medio, y cuestionando esta teoría que para él sólo predice el éxito escolar, utiliza un nuevo concepto que pluraliza la inteligencia al mostrar que todos los seres humanos son inteligentes, aunque no sean genios en matemáticas o portugués. También muestra que las inteligencias pueden ser únicas o no, aun siendo independientes, una depende de la otra para desarrollarse. Se puede decir que es un factor biopsicológico y que se desarrollan o no a través de estímulos. Este trabajo retrata las inteligencias múltiples de Howard Gardner comparándolas con los resultados de cuestionarios aplicados a alumnos de Primaria del colegio EMACC en abril de 2018, con el fin de demostrar que todos los seres humanos estamos dotados de inteligencia, pero cada uno de sus habilidades. Desde esta perspectiva, buscamos identificar las percepciones que estos estudiantes tienen sobre las inteligencias, así como identificar si los conceptos sobre las inteligencias mencionadas por Howard Gardner están presentes en estos estudiantes, para tratar de comprender si estas inteligencias se están desarrollando en práctica. Entre los materiales para el desarrollo de este estudio, se utilizaron experiencias en el Programa Mais Educação (PME), así como un cuestionario que contiene 10 preguntas, buscando identificar las percepciones de inteligencia de los estudiantes. Entre los resultados se identificaron algunas evidencias de la teoría del autor, así como en la práctica se pudo percibir que utilizando las diferentes inteligencias los estudiantes tendrán un aprendizaje más desarrollado, dando esto a comprobar las habilidades diversificadas de cada individuo, por lo que que estos estudiantes alcancen un futuro más prometedor en el ámbito profesional.
Keywords: Habilidades cognitivas
Inteligências Múltiplas
Percepções dos alunos
Howard Gardner
Cognitive abilities
Multiple intelligences
Student Perceptions
Howard Gardner
Inteligencias múltiples
Percepciones de los estudiantes
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6580
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEFA ADEILZA CAZÉ - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2018.pdfJosefa Adeilza Cazé - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2018840.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.