Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6581
Title: Contribuições do estágio supervisionado na formação docente .
Other Titles: Contributions of supervised internship in teacher education.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Rejane da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, José Amiraldo Alves da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
Keywords: Estágio supervisionado;Formação docente- pedagogia;Licenciados de pedagogia;Supervised internship;Teacher training-pedagogy;Pedagogy graduates
Issue Date: 19-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Rejane da. Contribuições do estágio supervisionado na formação docente. 2016. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho monográfico foi construído com base numa investigação norteada pelos seguintes objetivos: compreender a importância do Estágio Supervisionado para a formação inicial docente; conhecer a percepção dos licenciandos de Pedagogia acerca da contribuição do Estágio Supervisionado à formação inicial; Identificar a concepção dos graduados em Pedagogia acerca do Estágio. O presente trabalho buscou aporte teórico os seguintes autores: Freire (1996); Pimenta (1997); Lima (2001); Gonsalves (2003); Pimenta; Lima (2004), Antunes (2007); Vasconcellos (2012), entre outros. A pesquisa realizada foi uma pesquisa de campo do tipo exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram duas graduadas em Pedagogia e duas graduandas do curso de Pedagogia. O instrumento de dados foi uma entrevista semiestruturada. A abordagem foi do tipo qualitativa. O estudo realizado nos permitiu constatar que o Estágio Supervisionado tem contribuído tanto para os licenciandos que estão em formação quanto para os docentes que já atuam, pois oferece conhecimentos para auxiliá-los a se tornarem profissionais qualificados, capacitados e eficientes para atender às necessidades sociais, sobretudo, a necessidade de melhoria da qualidade do ensino brasileiro.
Abstract: This monographic work was built on the basis of a research guided by the following objectives: understand the importance of supervised internship for initial teacher training; know the perception of Pedagogy undergraduates about the Supervised Internship contribution to the initial training; identify the design of graduates in Education on stage. The present study sought to theoretical contribution of the following authors: Freire (1996); Pimenta (1997); Lima (2001); Gonsalves (2003); Pimenta; Lima (2004), Antunes (2007); Vasconcellos (2012) among others. The field research carried out is of type. The subjects of the research were two graduated in Pedagogy and two undergraduate students, the course of pedagogy. The data instrument was a semi-structured interview. The approach was the qualitative type. The study allowed us to verify that the supervised internship has contributed so much to the licensees who are in training and for teachers already working; it provides knowledge to help them become qualified, skilled and efficient professionals to meet the social needs, above all, the need to improve the quality of education in Brazil.
Keywords: Estágio supervisionado
Formação docente- pedagogia
Licenciados de pedagogia
Supervised internship
Teacher training-pedagogy
Pedagogy graduates
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6581
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REJANE DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfRejane da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2016.330.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.