Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6582
Title: Uma análise da história da matemática em livros didáticos do ensino médio.
Other Titles: An analysis of the history of mathematics in high school textbooks.
Un análisis de la historia de las matemáticas en los libros de texto de secundaria.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria da Paz Medeiros da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BRITO, Leonardo Lira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARTINS, Fabíola da Cruz.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.
Keywords: Livro Didático;História da Matemática;Aprendizagem;Textbook;History of Mathematics;Learning;Libro de texto;Historia de las Matemáticas;Aprendizaje
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria da Paz Medeiros da. Uma análise da história da matemática em livros didáticos do ensino médio. 2018. 64 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité - Paraíba - Brasil, 2018
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa apresenta uma análise da História da Matemática em coleções de livros didáticos do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio. Tendo como problema de investigação: Refletir se os livros didáticos trazem a História da Matemática de acordo com os documentos oficiais. Tem como objetivos: (1) Verificar se as coleções de livros didáticos estão de acordo com os documentos oficiais, no ponto de vista da História da Matemática. (2) Identificar os conteúdos matemáticos que são trabalhados utilizando a História da Matemática; (3) Compreender o papel da História da Matemática na organização dos conteúdos a serem ensinados nas coleções didáticas. A mesma trata de uma pesquisa bibliográfica na qual teve como base os documentos oficiais como: Base Nacional Comum Curricular; Orientações Curriculares para o Ensino Médio; Parâmetros Curriculares Nacionais; Programa Nacional do Livro Didático; Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental do Estado da Paraíba e alguns autores como: Beatriz S. D’Ambrosio (1993); Maia Leão (2015); Silva et al. (2001); Miguel e Miorim (2011) e entres outros. A partir dessa análise realizada, analisamos as coleções por capítulos e fizemos um debate de como está presente a História da Matemática nesses livros. Além disso, observamos como é importante trabalhar com a História da Matemática na aprendizagem do aluno.
Abstract: The present research presents an analysis of the History of Mathematics in collections of textbooks of the 1st, 2nd, and 3rd year of the Brazilian High School. Having as a research problem: To consider whether the textbooks bring that subject according to official government documents. Already the goals are: (1) to verify if the textbooks of this educational stage are in agreement with the recommendations of the Brazilian Ministry of Education, regarding the History of Mathematics; (2) to identify the mathematical contents that are approached using the History of Mathematics; (3) to understand the role of the History of Mathematics in the organization of the contents to be presented in the didactic collections. In other words, this study is a bibliographic research based on the following official documents: Brazil’s National Common Curricular Base, the National Curriculum Guidelines for Secondary Education; National Curriculum Parameters; the National Program of Textbook; the Brazilian Elementary School Education Curriculum references of the Paraíba state, as well as, some authors like: Beatriz S. D’Ambrosio (1993); Maia Leão (2015); Silva et al. (2001); Miguel e Miorim (2011). Once the information has been collected of the government official documents, we performed a chapter by chapter analysis, for each collection and we debated how the History of Mathematics appears in these books. Furthermore, we realized how the use of the History of Mathematics is important in the student learning process.
???metadata.dc.description.resumen???: La presente investigación presenta un análisis de la Historia de las Matemáticas en colecciones de libros de texto de 1°, 2° y 3° año de bachillerato. Teniendo como problema de investigación: Reflexionar sobre si los libros de texto traen la Historia de las Matemáticas de acuerdo con los documentos oficiales. Sus objetivos son: (1) Verificar si las colecciones de libros de texto están de acuerdo con los documentos oficiales, desde el punto de vista de la Historia de las Matemáticas. (2) Identificar los contenidos matemáticos que se trabajan utilizando la Historia de las Matemáticas; (3) Comprender el papel de la Historia de las Matemáticas en la organización de los contenidos a impartir en las colecciones didácticas. Se trata de una investigación bibliográfica que se basó en documentos oficiales como: Base Común Curricular Nacional; Lineamientos Curriculares para la Escuela Secundaria; Parámetros del Currículo Nacional; Programa Nacional de Libros de Texto; Referencias Curriculares para la Educación Básica en el Estado de Paraíba y algunos autores como: Beatriz S. D'Ambrosio (1993); Maia León (2015); Silva et al. (2001); Miguel y Miorim (2011) y otros. Con base en este análisis, analizamos las colecciones por capítulo y discutimos cómo la Historia de las Matemáticas está presente en estos libros. Además, observamos cuán importante es trabajar con la Historia de las Matemáticas en el aprendizaje de los estudiantes.
Keywords: Livro Didático
História da Matemática
Aprendizagem
Textbook
History of Mathematics
Learning
Libro de texto
Historia de las Matemáticas
Aprendizaje
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6582
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DA PAZ MEDEIROS DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2018.pdf Maria da Paz Medeiros da Silva - TCC Licenciatura em Matemática CES 20181.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.