Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6584
Title: Formação do professor para o uso pedagógico dos objetos de aprendizagem;
Other Titles: Teacher training for the pedagogical use of objects of learning.
???metadata.dc.creator???: SALVIANO, Adenilda Timóteo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Edilson Leite da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, José Amiraldo Alves da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTIAGO, Stella Marcia de Morais.
Keywords: Professor;Formação do professor;Tecnologias;Objetos de aprendizagem;Teacher;Teacher training;Technologies;Learning objects
Issue Date: 17-Nov-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SALVIANO, Adenilda Timóteo. Formação do professor para o uso pedagógico dos objetos de aprendizagem. 2015. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo traz como abordagem a formação do professor para o uso pedagógico das tecnologias e os objetos de aprendizagem tendo como objetivo maior verificar a formação do professor para utilização destas ferramentas. O uso das novas tecnologias como apoio ao ensino vem tendo uma significativa importância, tendo em vista que representa um importante papel para a educação. Atualmente nos deparamos com professores que não possuem uma formação adequada para dominar as ferramentas tecnológicas apresentando dificuldades em lidar com as novas tecnologias da educação. Ressaltando a formação do professor para a utilização das tecnologias e como os objetos de aprendizagem podem favorecer na construção do conhecimento e do material didático para a educação. O trabalho foi realizado dentro dos referenciais metodológicos de uma pesquisa que adotou um estudo de campo do tipo exploratório, utilizando-se de método quali-quantitativo. Os dados foram coletados através de um questionário. Como principal resultado foi possível perceber o desconhecimento dos professores sobre os objetos de aprendizagem que é apresentado e discutido neste trabalho
Abstract: This study brings as approach the teacher training for the pedagogical use of technologies and learning objects and having greater objective to verify the training teacher to use these tools. The use of new technologies to support the teaching has had a significant importance, given that plays an important role for education. Currently we are faced with teachers who do not have adequate training to master the technological tools presenting difficulties in dealing with the new technologies of education. This study emphasizes the training of teachers for the use of technology and how learning objects can favor the construction of knowledge and teaching materials for education. This work is being conducted within the methodological framework of a research that has adopted an exploratory field study, using a qualitative and quantitative method. Data were collected through a questionnaire. As main result was possible to perceive the teachers' lack of knowledge about the learning objects that is presented and discussed in this work.
Keywords: Professor
Formação do professor
Tecnologias
Objetos de aprendizagem
Teacher
Teacher training
Technologies
Learning objects
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6584
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADENILDA TIMÓTEO SALVIANO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfAdenilda Timóteo Salviano. Monografia Pedagogia. CFP 2015591.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.