Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6585
Title: O papel do professor frente às questões de bullying na sala de aula: implicações e impactos na vida das vítimas.
Other Titles: The teacher's role in classroom bullying issues: implications and impacts on victims' lives.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Jaqueline Cirino dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FEITOSA, Belijane Marques.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Edilson Leite da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERREIRA, Joseane A. de Sousa.
Keywords: Bullying;Papel docente;Escola-família;Parcerias;Vítimas;Teaching role;Family School;Partnerships;Victims
Issue Date: 17-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Jaqueline Cirino dos. O papel do professor frente às questões de bullyning na sala de aula: implicações e impactos na vida das vítimas. 2018. 71f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo tem como objetivo analisar o papel do professor em parceria da escola e família frente às questões do bullying no contexto escolar. Desse modo, fez-se necessário conhecer o processo histórico do bullying e as contrapartidas educacionais a esse respeito, averiguando como o professor se põe diante as questões do bullying em sala de aula, identificando as principais violências (físicas e ou morais) ocorridas no âmbito escolar e caracterizar os planos de ações e metas utilizados pelo professor a fim de solucionar os problemas causados pelo bullying em sala de aula. Para a realização da pesquisa, seguiu-se algumas etapas: primeiro momento foi realizado uma pesquisa bibliográfica, no segundo momento deu-se a caracterização do campo de pesquisa, no terceiro momento foram caracterizados os sujeitos que participaram da pesquisa (uma coordenadora pedagógica, e três professoras), no quarto momento foi determinado o instrumento de coleta e de dados, sendo assim realizado uma entrevista semiestruturada, no quinto e último momento, foi apresentada como tipo de abordagem a pesquisa qualitativa e exploratória. A pesquisa de campo foi realizada em duas escolas de rede Municipal e uma Estadual, na cidade de Cajazeiras-PB, em Maio de 2018. Com o intuito de colher informações precisas acerca da temática, teve-se como abordagem, a pesquisa qualitativa. Neste estudo conclui-se que é de responsabilidade da escola, da família e da sociedade desempenhar ferramentas de combate e prevenção do bullying escolar. É essencial salientar que os envolvidos no fenômeno são vítimas da própria violência local, na qual necessitam de auxilio para superar os conflitos que tanto causam impactos. É papel docente intervir quando presenciar cenas de violências, tanto física e/ou moral, para que mais na frente, não venha a ocasionar problemas na formação cognitiva, afetiva, emocional e social do indivíduo. Bullying, não é brincadeira. Bullying, agride, machuca, intimida e em casos extremos mata.
Abstract: This study aims to analyze the role of teacher in school with family partnership referring to bullying issues in school context. In this way, it was necessary to know about the bullying historical process and educational counterparts in this respect, investigating how teachers confront bullying issues in the classroom, identifying the main physical and / or moral aggressions that took place in school environment, and characterize action plans and goals used by the teacher in order to solve problems caused by bullying in the classroom. To accomplish this research, some steps were necessary: first step, a bibliographical research was made, then, characterization of research field, third step, the subjects that participated of this research were characterized (a pedagogical coordinator, and three female teachers), fourth step, the instrument of collection and data was determined, and thus a semi-structured interview was carried out, and finally, qualitative and exploratory research was presented as a type of approach. Field research was carried out in two municipal and one state school, in the city of Cajazeiras-PB, in May of 2018. In order to gather accurate information about the subject, the approach was qualitative research. In this study it is concluded that it is a charge of school, family and society to create tools to tackle and prevent school bullying. It is essential to emphasize that those involved in the phenomenon are victims of local violence itself, and that they themselves need help to overcome the conflicts that cause so many impacts. It is a teacher's responsibility to intervene when witnessing scenes of violence, both physical and / or moral, so that in the future, this will not cause problems in the individual's cognitive, affective, emotional and social formation. Bullying is not a joke. Bullying harms, hurts, intimidates and, in extreme cases, kills
Keywords: Bullying
Papel docente
Escola-família
Parcerias
Vítimas
Teaching role
Family School
Partnerships
Victims
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6585
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAQUELINE CIRINO DOS SANTOS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfJaqueline Cirino dos Santos. Monografia em Pedagogia. CFP 2018.586.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.