Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6593
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1COSTA, Kiara Tatianny Santos dA.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, K. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3387759380349526pt_BR
dc.contributor.advisor-co1EULÁLIO, Marcela de Melo Cordeiro.-
dc.contributor.advisor-co1IDEULÁLIO, M. M. C.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6957825352918824pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Michelle Gomes.-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo geral investigar as dificuldades de aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com relação a sua adaptação na modalidade de ensino. Para tanto, o mesmo foi realizado na Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos com 45 alunos distribuídos em 5 salas de aulas com seleção de alunos com idades entre 18 e 35 anos. Todas as salas de aula com ciclo 1 e 2 correspondem às séries do 1º ao 3º ano do ensino médio. Considerando isso, esta caracteriza-se como uma pesquisa de campo, que teve o questionário como instrumento de coleta de dados, foi aplicado 2 questionário, sendo o primeiro com questões abertas e fechadas e o segundo questionário com questões de múltipla escolha possibilitando assim, a confirmação dos dados, por consequência, a confirmação desses resultados obtidos no processo. Os resultados indicam-nos que há uma procura muito maior dos alunos para a EJA pela “facilidade” que tal modalidade de ensino oferece no sentido de horário e estudo reduzido, porém ainda aponta dificuldades maiores para aqueles que estão há mais tempo fora da escola. Ressalta-se, portanto, que a relevância desta pesquisa reside no fato de levar para os professores da escola uma investigação concreta do que acontece em tal ambiente, dando-lhes, dessa maneira, a oportunidade de buscar possíveis soluções para dirimir os obstáculos enfrentados pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação de Adultospt_BR
dc.titleA aprendizagem na EJA: o olhar dos alunos sobre as dificuldades e potencialidades da modalidade de ensino na cidade de Cuité-PB.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThe objective of this work was to investigate the learning difficulties of students of Adult and Young Adult Education (EJA) in relation to their adaptation in the teaching modality. For this purpose, it was held at the Orlando Venâncio dos Santos Integral Citizen School with 45 students distributed in 5 classrooms with a selection of students aged 18-35. All classrooms with cycles 1 and 2 correspond to the series from 1st to 3rd year of high school. Considering this, this is characterized as a field survey, which had the questionnaire as a data collection instrument, was applied 2 questionnaire, the first one with open and closed questions and the second questionnaire with multiple choice questions thus enabling the confirmation of the data, as a consequence, confirmation of these results obtained in the process. The results indicate that there is a much greater demand of students for the EJA due to the "ease" that this modality of teaching offers in the sense of scheduling and reduced study, but still points out greater difficulties for those who have been out of school for longer. It should be stressed that the relevance of this research lies in the fact that the teachers of the school have a concrete investigation of what happens in such an environment, giving them the opportunity to seek possible solutions to solve the obstacles faced by students of Youth and Adult Education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6593-
dc.date.accessioned2019-09-03T11:49:05Z-
dc.date.available2019-09-03-
dc.date.available2019-09-03T11:49:05Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectLearning difficultiespt_BR
dc.subjectTeaching methodologypt_BR
dc.subjectDificultades de aprendizaje-
dc.subjectMetodología de la enseñanza-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Kleyton Roberto da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe learning in EJA: the students' perspective on the difficulties and potentialities of the teaching modality in city ​​of Cuité-PB.pt_BR
dc.title.alternativeAprendizaje en EJA: la perspectiva de los estudiantes sobre las dificultades y potencialidades de la modalidad de enseñanza en la ciudad de Cuité-PB.-
dc.identifier.citationSILVA, Kleyton Roberto da. A aprendizagem na EJA: o olhar dos alunos sobre as dificuldades e potencialidades da modalidade de ensino na cidade de Cuité-PB. 2018. 63 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.pt_BR
dc.description.resumenEl objetivo general de este trabajo fue investigar las dificultades de aprendizaje de los estudiantes de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en relación a su adaptación a la modalidad de enseñanza. Para eso, el mismo fue realizado en la Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos con 45 alumnos distribuidos en 5 aulas con una selección de alumnos con edades entre 18 y 35 años. Todas las aulas con ciclo 1 y 2 corresponden a 1° a 3° año de bachillerato. Considerando esto, esta se caracteriza por ser una investigación de campo, que tuvo como instrumento de recolección de datos el cuestionario, se aplicaron 2 cuestionarios, el primero con preguntas abiertas y cerradas y el segundo cuestionario con preguntas de opción múltiple, posibilitando así la confirmación de los datos, en consecuencia, la confirmación de estos resultados obtenidos en el proceso. Los resultados indican que existe una demanda mucho mayor por parte de los estudiantes de EJA debido a la "facilidad" que ofrece este tipo de enseñanza en el sentido de tiempo y reducción del estudio, pero aún señala mayores dificultades para quienes han estado fuera de la escuela. a lo largo. Es de destacar, por tanto, que la relevancia de esta investigación radica en que lleva a los docentes de la escuela a una indagación concreta de lo que sucede en tal ambiente, brindándoles así la oportunidad de buscar posibles soluciones para resolver los obstáculos que enfrentan los estudiantes. estudiantes de Educación de Jóvenes y Adultos.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KLEYTON ROBERTO DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2018.pdfKleyton Roberto da Silva - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2018521.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.