Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6595
Title: A utilização do tangram como material didático manipulativo no ensino e aprendizagem de alunos com TDAH nas aulas de matemática.
Other Titles: The use of tangram as a manipulative teaching material in teaching and learning ADHD students in math classes.
A utilização do tangram como material didático manipulativo no ensino e aprendizagem de alunos com TDAH nas aulas de matemática.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Ticiany Marques da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BRITO, Leonardo Lira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CARVALHO, Érick macedo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RAMOS, Deborah Dornellas.
Keywords: Educação Matemática Inclusiva;Fração;Formas Geométricas;Inclusive Mathematics Education;Fraction;Geometrical Forms;Educación Matemática;Inclusivo fracción
Issue Date: 18-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Ticiany Marques da. A utilização do tangram como material didático manipulativo no ensino e aprendizagem de alunos com TDAH nas aulas de matemática. 2018. 63fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité - Paraíba - Brasil, 2018
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem como objetivo identificar as potencialidades e limitações do tangram no ensino e aprendizagem de matemática para alunos com TDAH e também refletir sobre o ensino de matemática na educação inclusiva. Fundamentamos este trabalho em pesquisas de LORENZATO (2009), RÊGO e RÊGO (2009), entre outros que falam sobre o uso dos materiais didáticos manipulativos no processo de ensino e aprendizagem e também nos fundamentamos em ROTTA, OHLWEILER E RIESGO (2016), ALVES (2012), Declaração de Salamanca (1994), dentre outros, que falam sobre a educação inclusiva e suas concepções. O trabalho foi desenvolvido na modalidade de pesquisa qualitativa, as aplicações ocorreram em uma Escola Municipal da cidade de Baraúna – PB. A pesquisa foi desenvolvida com três alunos, sendo esses alunos do 7º ano e 9º ano de Ensino Fundamental II que tinham diagnostico de TDAH. Escolhemos trabalhar com o tangram pois, vários autores falam sobre o tema, mostra que o uso de materiais didáticos manipulativos é um excelente recurso para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência, fazendo com que esses alunos possam aprender de uma forma mais fácil e lúdica determinado conteúdo. Discutiremos neste trabalho sobre a utilização do tangram como ferramenta de ensino e aprendizagem na matemática para alunos com TDAH, apresentando atividades matemáticas para que esses alunos possam desenvolver ideias de formas geométricas e de fração, nestas atividades podemos notar se existe algumas lacunas e dificuldades apresentas pelos alunos nesses conteúdos. Ao observar as atividades desenvolvidas chegamos à conclusão que o tangram pode ser utilizado com uma ferramenta de ensino na matemática para alunos com TDAH, pois fez com que esses alunos permanecessem concentrados por maior tempo do que em uma aula regular de matemática, um maior envolvimento e participação desses integrantes fazendo com que avesse uma troca de experiência e aprendizado do conteúdo.
Abstract: In the present study we have as main objective of research to identify the potentialities and limitations of the game Tangram in the teaching and learning of mathematics for students with ADHD and also to make a reflection on the teaching of mathematics in inclusive education. This study was based on researches of LORENZATO (2009), RÊGO e RÊGO (2009), authors who talk about the use of manipulative didactic materials in the teaching and learning process, when we deal with inclusive education based on the conceptions of ROTTA, OHLWEILER E RIESGO (2016), ALVES (2012), and also in the Declaration of Salamanca (1994 ). The work was developed in the qualitative research modality. The applications occurred in a School in the city of Baraúna - PB, with 7th grade and 9th grade three students, who had ADHD diagnoses. It was chosen to work with the game Tangram because, several authors talk about the subject, showing the importance of the use of manipulative didactic materials, being an excellent resource to aid in the teaching and learning process of students with disabilities, making the experience of a certain easier and more playful content. We will discuss in this work about the use of Tangram as a teaching and learning tool in mathematics for students with ADHD, working mathematical activities so that these students can develop ideas and concepts of geometric forms and fractions, in these activities we can note if there are some gaps and difficulties present in the content. In observing the activities developed we came to the conclusion that the game Tangram can be used with a teaching tool in mathematics for students with ADHD, because it made these students stay focused for longer than in a regular math class, a greater involvement and the participation of these members by having an exchange of experience and learning of the content..
???metadata.dc.description.resumen???: La presente investigación tiene como objetivo identificar las potencialidades y limitaciones del tangram en la enseñanza y aprendizaje de las matemáticas para estudiantes con TDAH y también reflexionar sobre la enseñanza de las matemáticas en la educación inclusiva. Nos basamos este trabajo en investigaciones de LORENZATO (2009), RÊGO y RÊGO (2009), entre otros que hablan sobre el uso de materiales didácticos manipulativos en el proceso de enseñanza y aprendizaje y también nos basamos en ROTTA, OHLWEILER Y RIESGO (2016) , ALVES (2012), Declaración de Salamanca (1994), entre otros, que hablan sobre la educación inclusiva y sus concepciones. El trabajo se desarrolló en forma de investigación cualitativa, las aplicaciones ocurrieron en una Escuela Municipal de la ciudad de Baraúna - PB. La investigación se desarrolló con tres estudiantes, siendo estos estudiantes de 7° y 9° grado de la Enseñanza Básica II quienes tenían un diagnóstico de TDAH. Elegimos trabajar con tangram porque varios autores hablan sobre el tema, lo que demuestra que el uso de materiales didácticos manipulativos es un excelente recurso para ayudar en el proceso de enseñanza y aprendizaje de los estudiantes con discapacidad, logrando que estos estudiantes aprendan de una manera más eficiente. contenido dado fácil y lúdico. Discutiremos en este trabajo sobre el uso del tangram como herramienta de enseñanza y aprendizaje en matemáticas para estudiantes con TDAH, presentando actividades matemáticas para que estos estudiantes puedan desarrollar ideas de formas geométricas y fracciones, en estas actividades podemos notar si hay alguna. lagunas y dificultades que presentan los estudiantes en estos contenidos. Al observar las actividades desarrolladas, llegamos a la conclusión de que el tangram puede ser utilizado como una herramienta de enseñanza en matemáticas para estudiantes con TDAH, ya que hace que estos estudiantes permanezcan concentrados por más tiempo que en una clase regular de matemáticas, una mayor participación y participación de estos integrantes, provocando un intercambio de experiencias y aprendizaje de contenidos.
Keywords: Educação Matemática Inclusiva
Fração
Formas Geométricas
Inclusive Mathematics Education
Fraction
Geometrical Forms
Educación Matemática
Inclusivo fracción
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6595
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TICIANY MARQUES DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2018.pdfTiciany Marques da Silva - TCC Licenciatura em Matemática CES 2018831.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.