Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6603
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, A. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1SÁ, Carolina Figueiredo de.-
dc.contributor.advisor1IDSÁ, C. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0857154787322623pt_BR
dc.contributor.referee1MORAIS, Patrícia de Farias Sousa.-
dc.contributor.referee2LIMA, Maurício Barbosa de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccmon.santos-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo investigar os impactos de uma abordagem didática que utiliza jogo sério em sala de aula sobre a prática da leitura literária. Nesse sentido, foi proposto um espaço para o envolvimento e formação de leitores a partir de um jogo sério de leitura, que buscou formar leitores engajados com a leitura literária dentro do espaço representativo da sala de aula, através de ações de busca de leitores na comunidade. As reflexões teóricas de Martins (1994), Lajolo (2000),Candido (1918), Barros e Andrade (2017) embasaram teoricamente este estudo ,contando com a pesquisa-ação para o desenvolvimento de uma intervenção que permitiu a produção dos dados da pesquisa. Além disso, foram utilizados como procedimentos de pesquisa a observação, a entrevista, e a análise de documentos curriculares. Este trabalho foi desenvolvido ciente de que a leitura é importante para a formação do indivíduo como um todo e que a leitura literária em sala de aula deve ser um exercício constante a ser realizado. Assim, podemos concluir que experiência de integrar a diversão, a leitura, a escrita, e a análise textual, com a gamificação da literatura com o auxílio da tecnologia da informação na forma de jogo sério de realidade alternada, foi satisfatório, uma vez que conseguimos alcançar tais objetivos pretendidos nesta pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA leitura literária em sala de aula: experiência com jogo sério na formação de leitores na escola do campo.pt_BR
dc.date.issued2019-07-10-
dc.description.abstractEsta investigación tuvo por objetivo investigar los impactos de un abordaje didáctico que utiliza juego serio en el aula sobre la práctica de la lectura literaria. En ese sentido, fue propuesto un espacio para la participación y formación de lectores, a partir del juego serio de lectura que buscó formar lectores comprometidos con la lectura literaria dentro del espacio representativo del aula, a través de acciones de búsqueda de lectores en la comunidad. Las reflexiones teóricas de Martins (1994), Lajolo (2000), Candido (1918), Barros e Andrade (2017) apoyaron teóricamente este estudio, contando con la investigación acción para el desarrollo de una intervención que permitió a la producción de los datos de la investigación. Además, fueron utilizados como prácticas de investigación la observación, la entrevista, y el análisis de documentos curriculares. Este trabajo fue desarrollado esciente que la lectura es importante para la formación del individuo como un todo y que la lectura literaria en el aula debe ser un ejercicio constante a ser realizado. Así, podemos concluir que la experiencia de integrar la diversión, la lectura, la escrita, y el análisis textual, con la gamificación de la literatura con el amparo de la tecnología de la información en la forma de juego serio de realidad alternada, fue satisfactorio, una vez que logramos alcanzar los objetivos presuntos en esta investigación.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6603-
dc.date.accessioned2019-09-03T14:06:58Z-
dc.date.available2019-09-03-
dc.date.available2019-09-03T14:06:58Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectLeitura na escolapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectJogos teatraispt_BR
dc.subjectLiterary reading  pt_BR
dc.subjectReading at school  pt_BR
dc.subjectReader training  pt_BR
dc.subjectField education  pt_BR
dc.subjectTheatrical gamespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Amanda Araújo dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe literary reading in the classroom: experience with serious game in the formation of readers in the field school.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Amanda Araújo dos. A leitura literária em sala de aula: experiência com jogo sério na formação de leitores na escola do campo. 2019. 113f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6603pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMANDA ARAÚJO DOS SANTOS - TCC LECAMPO 2019.pdfAmanda Araújo dos Santos - TCC LECAMPO 2019. 2.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.