Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6604
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Dorgival Gonçalves.-
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES, Dorgival Gonçalves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7158784499086756pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA , Zildene Francisca.-
dc.contributor.referee2SILVA , José Amiraldo Alves da.-
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema de estudo influências familiares no processo de formação de alunos do curso de Pedagogia. O nosso propósito é fazer uma reflexão sobre a influência cultural familiar no processo de formação de estudantes do curso Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, campus de Cajazeiras. Neste sentido, buscamos compreender o papel social e cultural desempenhado pela família no processo de escolha feito por esses estudantes pelo curso de Pedagogia e o modo como se dá a influência cultural familiar na trajetória estudantil desses sujeitos. Toma-se como principal embasamento teórico as ideias do sociólogo Pierre Bourdieu. Trata-se de um estudo que se apresenta na abordagem da pesquisa qualitativa, de cunho descritivo. O instrumento de coleta de dados adotado foi a entrevista semiestruturada, com perguntas relacionadas à temática abordada, a pesquisa teve como sujeitos seis (6) alunos do curso de pedagogia. A partir das análises dos dados constatou-se que a escola, a família e o meio social promovem relações de interdependência e influenciam na escolha pelos cursos e na trajetória escolar dos seus membros. As análises nos mostram que o capital cultual familiar e o capital econômico tendem a favorecer os alunos no espaço universitários, pois as maiores dificuldades citadas pelos estudantes pesquisados com relação à permanência estão associadas às questões financeiras dos sujeitos em manterem-se no curso, sendo que o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais é o principal suporte a favorecer a permanência desses alunos no curso. Constamos também o desconhecimento pela grande maioria dos alunos sobre o curso de Pedagogia, antes de nesse ingressar, e também que esse curso é visto pelo meio familiar e social como algo de menor prestigio social e econômico. Dessa forma é enfatizada a relação entre a herança cultural familiar e o meio social e econômico no desempenho e no percurso escolar, principalmente em nível superior. Assim, este estudo sobre o papel da família na educação escolar dos sujeitos evidenciou que as desigualdades sociais, econômicas e culturais influenciam efetivamente na escolha do curso superior e na trajetória dos estudantes neste curso e a universidade tem dado pouca relevância a essas desigualdades e à cultura diversificada dos seus alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleInfluências familiares no processo de formação de alunos do curso de pedagogia.pt_BR
dc.date.issued2018-03-01-
dc.description.abstractThis work has as its theme familiar influences in the process of training students of the Pedagogy course. Our purpose is to reflect on family cultural influence in the process of training students of the Pedagogy course of the Federal University of Campina Grande - UFCG, Cajazeiras campus. In this sense, we seek to understand the social and cultural role played by the family in the process of choice made by these students in the course of Pedagogy and the way in which the familiar cultural influence in the student trajectory of these subjects is given. The main theoretical basis is the ideas of the sociologist Pierre Bourdieu. This is a study that is presented in the qualitative research approach, with a descriptive character. The instrument of data collection adopted was the semistructured interview, with questions related to the topic addressed, the research had as subjects six (6) students of the pedagogy course. From the analysis of the data it was verified that the school, the family and the social environment promote relationships of interdependence and influence in the choice of the courses and in the school trajectory of its members. The analyzes show that family cultural capital and economic capital tend to favor students in university space, because the greatest difficulties cited by the students surveyed in relation to permanence are associated to the subjects' financial issues in keeping up the course, the Support Program for Restructuring and Expansion Plans of Federal Universities is the main support to favor the permanence of these students in the course. We also note the lack of knowledge by the great majority of students about the course of Pedagogy, before joining, and also that this course is seen by the family and social environment as something of lesser social and economic prestige. In this way, the relationship between the family cultural heritage and the social and economic environment in the performance and in the school course, especially at the higher level, is emphasized. Thus, this study on the role of the family in the school education of the subjects showed that social, economic and cultural inequalities influence the choice of the course and the trajectory of the students in this course and the university has given little relevance to these inequalities and to the culture of its students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6604-
dc.date.accessioned2019-09-03T15:46:14Z-
dc.date.available2019-09-03-
dc.date.available2019-09-03T15:46:14Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectInfluência familiarpt_BR
dc.subjectCapital culturalpt_BR
dc.subjectCurso de pedagogiapt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectFamily influencept_BR
dc.subjectCultural capitalpt_BR
dc.subjectPedagogy Coursept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOARES, Maria do Rosário Gomes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFamily influences in the process of formation of pedagogy students.pt_BR
dc.identifier.citationSOARES, Maria do Rosário Gomes. Influências familiares no processo de formação de alunos do curso de pedagogia. 2018. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DO ROSÁRIO GOMES SOARES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfMaria do Rosário Gomes Soares. Monografia Pedagogia. CFP 2018.444.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.