Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6605
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALMEIDA, Y. K. M. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5655923156600117pt_BR
dc.contributor.advisor1FRANCO, Célia Maria Rufino.-
dc.contributor.advisor1IDFRANCO, C.M.R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1728798138944094pt_BR
dc.contributor.advisor-co1BRITO, Leonardo Lira de.-
dc.contributor.advisor-co1IDBRITO, L. L.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3696932840476955pt_BR
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Josevandro Barros.-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo utilizar Modelagem Matemática no ensino de Cálculo Diferencial e Integral, em particular, no estudo das Integrais Definidas. Foi feito um estudo bibliográfico sobre a história do cálculo, a importância da Modelagem Matemática no ensino, alguns conceitos sobre Cálculo de Integral Definida e suas aplicações no cálculo de volume e área de superfície de sólidos de revolução. Neste sentido, metodologias alternativas são utilizadas para obter resultados junto com a modelagem matemática, onde se deu na evolução de conceitos matemáticos empregados para calcular o volume e a área da superfície de uma fruta (laranja). Nos resultados obtidos, podemos ver que a margem de erro encontrada é muito pequena.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleModelagem matemática como estratégia metodológica para o ensino de integral definida.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThis work aims to use Mathematical Modeling in the teaching of Differential and Integral Calculus, in particular, in the study of Definite Integrals. A bibliographic study on the history of calculus, the importance of Mathematical Modeling in teaching, some concepts on Calculus of Definite Integral and their applications in the calculation of volume and surface area of solids of revolution. In this sense, alternative methodologies are used to obtain results along with the mathematical modeling, where it occurred in the evolution of mathematical concepts used to calculate the volume and surface area of a fruit (orange). In the obtained results, we can see that the margin of error found is very small.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6605-
dc.date.accessioned2019-09-03T15:47:28Z-
dc.date.available2019-09-03-
dc.date.available2019-09-03T15:47:28Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectÁrea de superfície de revoluçãopt_BR
dc.subjectIntegral Definidapt_BR
dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
dc.subjectVolumes de sólidos de revoluçãopt_BR
dc.subjectSurface Area of Revolutionpt_BR
dc.subjectIntegral Definedpt_BR
dc.subjectMathematical Modelingpt_BR
dc.subjectVolumes of Revolution Solidspt_BR
dc.subjectSuperficie de revolución-
dc.subjectModelo matemático-
dc.subjectVolúmenes de sólidos de revolución-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Ysmênia Karla Medeiros de Azevêdo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMathematical modeling as a methodological strategy for definite integral teaching.pt_BR
dc.title.alternativeLa modelación matemática como estrategia metodológica para la enseñanza de la integral definida.-
dc.identifier.citationALMEIDA, Ysmênia Karla Medeiros de Azevêdo. Modelagem matemática como estratégia metodológica para o ensino de integral definida. 2018. 91 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité - Paraíba - Brasil, 2018.pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo pretende utilizar la Modelación Matemática en la enseñanza del Cálculo Diferencial e Integral, en particular, en el estudio de las Integrales Definidas. Se realizó un estudio bibliográfico sobre la historia del cálculo, la importancia de la Modelación Matemática en la enseñanza, algunos conceptos sobre Cálculo Integral Definido y sus aplicaciones en el cálculo de volumen y área superficial de sólidos de revolución. En este sentido, se utilizan metodologías alternativas para la obtención de resultados junto con la modelación matemática, que tuvo lugar en la evolución de los conceptos matemáticos utilizados para calcular el volumen y la superficie de una fruta (naranja). En los resultados obtenidos podemos ver que el margen de error encontrado es muy pequeño.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YSMÊNIA KARLA MEDEIROS DE AZÊVEDO ALMEIDA - TCC LICENCATURA EM MATEMÁTICA CES 2018.pdfYsmênia Karla Medeiros de Azevêdo Almeida - TCC Licenciatura em Matemática CES 20181.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.