Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6605
Title: Modelagem matemática como estratégia metodológica para o ensino de integral definida.
Other Titles: Mathematical modeling as a methodological strategy for definite integral teaching.
La modelación matemática como estrategia metodológica para la enseñanza de la integral definida.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Ysmênia Karla Medeiros de Azevêdo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FRANCO, Célia Maria Rufino.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: BRITO, Leonardo Lira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NASCIMENTO, Josevandro Barros.
Keywords: Área de superfície de revolução;Integral Definida;Modelagem Matemática;Volumes de sólidos de revolução;Surface Area of Revolution;Integral Defined;Mathematical Modeling;Volumes of Revolution Solids;Superficie de revolución;Modelo matemático;Volúmenes de sólidos de revolución
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Ysmênia Karla Medeiros de Azevêdo. Modelagem matemática como estratégia metodológica para o ensino de integral definida. 2018. 91 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité - Paraíba - Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo utilizar Modelagem Matemática no ensino de Cálculo Diferencial e Integral, em particular, no estudo das Integrais Definidas. Foi feito um estudo bibliográfico sobre a história do cálculo, a importância da Modelagem Matemática no ensino, alguns conceitos sobre Cálculo de Integral Definida e suas aplicações no cálculo de volume e área de superfície de sólidos de revolução. Neste sentido, metodologias alternativas são utilizadas para obter resultados junto com a modelagem matemática, onde se deu na evolução de conceitos matemáticos empregados para calcular o volume e a área da superfície de uma fruta (laranja). Nos resultados obtidos, podemos ver que a margem de erro encontrada é muito pequena.
Abstract: This work aims to use Mathematical Modeling in the teaching of Differential and Integral Calculus, in particular, in the study of Definite Integrals. A bibliographic study on the history of calculus, the importance of Mathematical Modeling in teaching, some concepts on Calculus of Definite Integral and their applications in the calculation of volume and surface area of solids of revolution. In this sense, alternative methodologies are used to obtain results along with the mathematical modeling, where it occurred in the evolution of mathematical concepts used to calculate the volume and surface area of a fruit (orange). In the obtained results, we can see that the margin of error found is very small.
???metadata.dc.description.resumen???: Este trabajo pretende utilizar la Modelación Matemática en la enseñanza del Cálculo Diferencial e Integral, en particular, en el estudio de las Integrales Definidas. Se realizó un estudio bibliográfico sobre la historia del cálculo, la importancia de la Modelación Matemática en la enseñanza, algunos conceptos sobre Cálculo Integral Definido y sus aplicaciones en el cálculo de volumen y área superficial de sólidos de revolución. En este sentido, se utilizan metodologías alternativas para la obtención de resultados junto con la modelación matemática, que tuvo lugar en la evolución de los conceptos matemáticos utilizados para calcular el volumen y la superficie de una fruta (naranja). En los resultados obtenidos podemos ver que el margen de error encontrado es muy pequeño.
Keywords: Área de superfície de revolução
Integral Definida
Modelagem Matemática
Volumes de sólidos de revolução
Surface Area of Revolution
Integral Defined
Mathematical Modeling
Volumes of Revolution Solids
Superficie de revolución
Modelo matemático
Volúmenes de sólidos de revolución
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6605
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YSMÊNIA KARLA MEDEIROS DE AZÊVEDO ALMEIDA - TCC LICENCATURA EM MATEMÁTICA CES 2018.pdfYsmênia Karla Medeiros de Azevêdo Almeida - TCC Licenciatura em Matemática CES 20181.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.