Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6607
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, T. H. T.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8138929001173514pt_BR
dc.contributor.advisor1LOPES, Wiama de Jesus Freitas.-
dc.contributor.advisor1IDLOPES, Wiama de Jesus Freitas.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5222750643490502pt_BR
dc.contributor.referee1CAMPOS , Maria de Lourdes.-
dc.contributor.referee2SILVA , Geranilde Costa e.-
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico teve por objetivo analisar as práticas docentes em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objeto de estudos as ações educativas em prol da superação do racismo a partir da sala de aula. Este estudo teve como questão de pesquisa: De que modo os professores tem enfrentado o racismo de forma educativa a partir do ambiente da sala de aula? Esta pesquisa de caráter quali-quantitativa com preponderância qualitativa foi realizada através de uma entrevista semiestruturada contendo 12 questões abertas. A referida entrevista foi gravada em áudio com as categorizações vindas das transcrições na íntegra de todas as entrevistas. A pesquisa teve uma amostra de nove professores atuantes nas séries iniciais do Ensino Fundamental, na rede municipal de ensino da cidade de Cajazeiras – PB, sendo estes de duas escolas distintas. Este trabalho tem por base de fundamentação a Lei 10.639/03 que obriga o ensino da História e Cultura Africana e Afrobrasileira em todos os segmentos educacionais e as diretrizes curriculares para a educação das relações étnicorraciais. Como parte dos achados desse estudo pode-se destacar que uma pedagogia de combate ao racismo deve se pautar no fortalecimento e incentivo ao respeito pelo outro, independente de suas características ou escolhas, pessoais e/ou do seu grupo. Para a educação para as relações étnicorraciais obter sucesso é necessário a construção de estratégias, formações continuadas, projetos interdisciplinares, materiais didáticos e pedagógicos que enfoquem a história e cultura afrobrasileira e aportes institucionais por parte dos órgãos centrais. Acima de tudo, é preciso o exercício da práxis docente, haja vista que o racismo está velado estruturalmente por várias vertentes sócio-culturais que aqui serão exploradas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePráticas docentes de enfrentamento ao racismo a partir da sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2015-03-17-
dc.description.abstractThe present monograph has as objectiveanalyze the teaching practices in the classroom in the early years of elementary school, with the object of studies the educational actions in support of overcoming racism from the classroom. This study had as research question: How the teachers are confronted racism of educational way from the classroom environment? This research study qualitative and quantitative with a qualitative preponderance was performed through a semi-structured interview containing 12 open questions. The said interview was recorded on audio with the categorization coming of the transcriptions in integrate of all the interviews. The research had a sample of nine actants teachers in the early grades of elementary school, in the public schools of the city of Cajazeiras - PB, which are two distinct schools. This work has for basis of foundation the Law 10.639/03 requiring the teaching of history and African culture and African-Brazilian in all educational segments and curricular guidelines for the education of racial ethnic relations. As part of the findings of this study can be noted that a pedagogy to combat racism must be based on strengthening and incentive to respect for others, regardless of their characteristics or choices, personal and / or its group.For the education for racial ethnic relations be successful is necessary to build strategies, continuing formation, interdisciplinary projects, didactic materials and pedagogics that focus on history and african-Brazilian culture and institutional contributionson the part of central organs. Above all, is necessary the exercise of the teaching practice, considering that racism is veiled structurally for several socio-cultural aspects that will be explored here.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6607-
dc.date.accessioned2019-09-03T16:00:28Z-
dc.date.available2019-09-03-
dc.date.available2019-09-03T16:00:28Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação para as relações etnicorraciais – Cajazeiras - PBpt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectPráticas docentespt_BR
dc.subjectEducation for Ethnicorracial Relations - Cajazeiras - PBpt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectTeaching Practicespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Thais Helany Tavares de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching practices of confronting racism from the classroom of the early years of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Thais Helany Tavares de. Práticas docentes de enfrentamento ao racismo a partir da sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 69f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAIS HELANY TAVARES DE SOUZA. MONOGRAFA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfThais Helany Tavares de Souza. Monografia Pedagogia. CFP 2015.690.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.