Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6609
Title: A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental.
Other Titles: The relevance of interpersonal relationships between educator and educating in 4th grade of elementary school.
???metadata.dc.creator???: GONÇALVES, Mágna Feliciano Fernandes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PIRES, Aparecida Carneiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Zildene Francisca.
Keywords: Escola - relações interpessoais;Relação professor - aluno;Desenvolvimento emancipatório;Aprendizagem;School - Interpersonal Relations;Teacher-student relationship;Emancipatory Development;Learning
Issue Date: 26-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GONÇALVES, Mágna Feliciano Fernandes. A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental. 2019. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa teve como objetivo geral, investigar como ocorre a relação interpessoal entre educador (a) e educando (a) do 4o anodo ensino fundamental, localizada na cidade de Cajazeiras, sertão paraibano, visando o desenvolvimento cognitivo e emancipatório dos (as) educandos (as) entre os objetivos específicos destacamos, Relatar a história da educação enfatizando as relações estabelecidas no processo de ensino e aprendizagem como sendo inerentes ao ser humano; Destacar as relações interpessoais como inerentes aos seres humanos para os processos de ensino e aprendizagem; Compreender a importância das relações interpessoais afetiva no âmbito escolar entre docente e discente como propulsora do desenvolvimento cognitivo dos educandos; Identificar os principais desafios encontrados no ambiente escolar para o estabelecimento das relações interpessoais entre docentes e discentes. Assim, a pesquisa contou com um total de quatro educandos(as) entrevistados com idade entre 9 e 13 anos e uma educadora. Ao termino concluímos a importância das relações interpessoais entre a educadora e os (as) educandos (as) para a promoção de uma aprendizagem significativa, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e emancipatório dos sujeitos, sendo este verificado durante a realização as analises e as contribuições dos teóricos.
Abstract: The research had as general objective to investigate how the interpersonal relationship between educator and educator of the 4th anode elementary school, located in the city of Cajazeiras, in the Sertão of Paraiba, aiming at the cognitive and emancipatory development of the students ( Among the specific objectives we highlight: Report the history of education emphasizing the relationships established in the teaching and learning process as being inherent to the human being; Highlight interpersonal relationships as inherent to human beings for the teaching and learning processes; To understand the importance of affective interpersonal relations in the school environment between teacher and student as a propeller of the cognitive development of learners; Identify the main challenges encountered in the school environment for the establishment of interpersonal relationships between teachers and students. Thus, the survey had a total of four students interviewed aged 9 to 13 and an educator. At the end, we conclude the importance of the interpersonal relations between the educator and the students to promote a meaningful learning, favoring the cognitive and emancipatory development of the subjects, being verified during the realization the analyzes and the contributions of the theorists .
Keywords: Escola - relações interpessoais
Relação professor - aluno
Desenvolvimento emancipatório
Aprendizagem
School - Interpersonal Relations
Teacher-student relationship
Emancipatory Development
Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6609
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÁGNA FELICIANO FERNANDES GONÇALVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2019.pdfMágna Feliciano Fernandes Gonçalves. Monografia Pedagogia. CFP 2019.320.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.