Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6609
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGONÇALVES, M. F. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4114420515579424pt_BR
dc.contributor.advisor1PIRES, Aparecida Carneiro.-
dc.contributor.advisor1IDPIRES, Aparecida Carneiro.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5613969088897311pt_BR
dc.contributor.referee1CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.contributor.referee2PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo geral, investigar como ocorre a relação interpessoal entre educador (a) e educando (a) do 4o anodo ensino fundamental, localizada na cidade de Cajazeiras, sertão paraibano, visando o desenvolvimento cognitivo e emancipatório dos (as) educandos (as) entre os objetivos específicos destacamos, Relatar a história da educação enfatizando as relações estabelecidas no processo de ensino e aprendizagem como sendo inerentes ao ser humano; Destacar as relações interpessoais como inerentes aos seres humanos para os processos de ensino e aprendizagem; Compreender a importância das relações interpessoais afetiva no âmbito escolar entre docente e discente como propulsora do desenvolvimento cognitivo dos educandos; Identificar os principais desafios encontrados no ambiente escolar para o estabelecimento das relações interpessoais entre docentes e discentes. Assim, a pesquisa contou com um total de quatro educandos(as) entrevistados com idade entre 9 e 13 anos e uma educadora. Ao termino concluímos a importância das relações interpessoais entre a educadora e os (as) educandos (as) para a promoção de uma aprendizagem significativa, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e emancipatório dos sujeitos, sendo este verificado durante a realização as analises e as contribuições dos teóricos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2019-06-26-
dc.description.abstractThe research had as general objective to investigate how the interpersonal relationship between educator and educator of the 4th anode elementary school, located in the city of Cajazeiras, in the Sertão of Paraiba, aiming at the cognitive and emancipatory development of the students ( Among the specific objectives we highlight: Report the history of education emphasizing the relationships established in the teaching and learning process as being inherent to the human being; Highlight interpersonal relationships as inherent to human beings for the teaching and learning processes; To understand the importance of affective interpersonal relations in the school environment between teacher and student as a propeller of the cognitive development of learners; Identify the main challenges encountered in the school environment for the establishment of interpersonal relationships between teachers and students. Thus, the survey had a total of four students interviewed aged 9 to 13 and an educator. At the end, we conclude the importance of the interpersonal relations between the educator and the students to promote a meaningful learning, favoring the cognitive and emancipatory development of the subjects, being verified during the realization the analyzes and the contributions of the theorists .pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6609-
dc.date.accessioned2019-09-03T16:18:07Z-
dc.date.available2019-09-03-
dc.date.available2019-09-03T16:18:07Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEscola - relações interpessoaispt_BR
dc.subjectRelação professor - alunopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento emancipatóriopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSchool - Interpersonal Relationspt_BR
dc.subjectTeacher-student relationshippt_BR
dc.subjectEmancipatory Developmentpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGONÇALVES, Mágna Feliciano Fernandes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe relevance of interpersonal relationships between educator and educating in 4th grade of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationGONÇALVES, Mágna Feliciano Fernandes. A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental. 2019. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÁGNA FELICIANO FERNANDES GONÇALVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2019.pdfMágna Feliciano Fernandes Gonçalves. Monografia Pedagogia. CFP 2019.320.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.