Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6610
Title: O processo de escolarização e ascensão social: percepção dos docentes acerca da relação entre escolarização e ascensão social dos estudantes das classes populares.
Other Titles: The process of schooling and social ascension: teachers' perception about the relationship between schooling and social ascension of students of the popular classes.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Damares Vieira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA , Kássia Mota de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERREIRA , Joseane Abílio de Sousa.
Keywords: Escolarização;Ascensão social;Classes populares;Schooling;Social rise;Popular classes
Issue Date: 25-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Damares Vieira da. o processo de escolarização e ascensão social: percepção dos docentes acerca da relação entre escolarização e ascensão social dos estudantes das classes populares. 2018. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objeto de estudo analisar a relação entre escolarização e ascensão social. Tendo por objetivo geral investigar a percepção dos docentes acerca da intrínseca relação entre a escola e a ascensão social dos estudantes das classes populares. Os objetivos específicos foram: Investigar as contradições sociais que atingem os alunos das classes populares; conhecer a percepção dos docentes da educação básica acerca da relação entre o processo de escolarização e a ascensão social dos estudantes das classes populares; conhecer a percepção dos docentes da educação superior acerca da relação entre o processo de escolarização e a ascensão social dos estudantes das classes populares. Como procedimentos metodológicos a pesquisa se constituiu de duas etapas, a saber: levantamento bibliográfico com aporte teórico em FREIRE (2017), SAVIANI (2009), MÉSZÁROS (2008), LIBÂNEO (1995), FRIGOTTO (1999), e pesquisa de campo. O lócus da pesquisa ocorreu em duas instituições, uma escola estadual localizada em Sousa PB e uma instituição de ensino superior situada na cidade de Cajazeiras PB. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras da escola básica e duas professoras do ensino superior. Teve como instrumento de coleta de dados uma entrevista estruturada e uma semiestruturada. Foi procedida análise de conteúdo e a abordagem teve caráter qualitativo. No que concerne aos achados da pesquisa foi possível constatar que apesar das suas percepções, uma mais crítica e outra menos crítica todas as professoras tanto do ensino superior quanto da educação básica consideram a escolarização como um meio para a ascensão social dos sujeitos das classes populares.
Abstract: The present study aims to analyze the relationship between schooling and social ascension. Its main objective is to investigate teachers' perceptions about the intrinsic relation between school and the social ascension of the students of the popular classes. The specific objectives were: To investigate the social contradictions that affect the students of the popular classes; to know the perception of teachers of basic education about the relationship between the process of schooling and the social rise of students of the popular classes; to know the perception of higher education teachers about the relationship between the schooling process and the social ascension of the students of the popular classes. As methodological procedures, the research consisted of two stages, namely: bibliographic survey with theoretical contribution in FREIRE (2017), SAVIANI (2009), MÉSZÁROS (2008), LIBÂNEO (1995), FRIGOTTO (1999), and field research. The locus of the research occurred in two institutions, a state school located in Sousa PB and a higher education institution located in the city of Cajazeiras PB. The subjects of the research were two teachers of the basic school and two teachers of higher education. It had as instrument of data collection a structured interview and a semi-structured interview. Content analysis was carried out and the approach was qualitative. Regarding the findings of the research, it was possible to verify that in spite of their perceptions, a more critical and a less critical all the teachers of both higher education and basic education consider schooling as a means for the social ascension of the subjects of the popular classes.
Keywords: Escolarização
Ascensão social
Classes populares
Schooling
Social rise
Popular classes
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6610
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABRÍCIA DUARTE RODRIGUES.MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfDamares Vieira da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2018.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.