Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6611
Title: Potencialidades e limitações da plataforma khan academy para o ensino de probabilidade no 3º ano do ensino médio.
Other Titles: Khan Platform Potentials and Limitations academy for probability teaching in the 3rd year of high school.
Potencialidades y limitaciones de la plataforma khan academy para la enseñanza de la probabilidad en el 3° año de secundaria.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Joélia Santos de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA JÚNIOR, Aluízio Freire da.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: BRITO, Leonardo Lira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CARVALHO, Érick Macêdo.
Keywords: Tecnologias Digitais;Tecnologias em Educação Matemática;Ensino Híbrido;Digital Technologies;Technologies in Mathematics Education;Blended learning;Tecnologías digitales;Tecnologías en la Educación Matemática;Aprendizaje combinado;Potencialidades y limitaciones de la plataforma khan academy para la enseñanza de la probabilidad en el 3° año de secundaria.
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Jóelia Santos de. Potencialidades e limitações da plataforma khan academy para o ensino de probabilidade no 3º ano do ensino médio. 2018. 79 fl. (Trabalho Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité - Paraíba - Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: As Tecnologias Digitais no âmbito escolar tem como objetivo potencializar a aprendizagem dos alunos, despertar o interesse dos mesmos a partir das mídias digitais, além de colaborar com o trabalho do professor, inovando e flexibilizando o processo de ensino e aprendizagem. Em particular, no Ensino de Matemática a utilização de tecnologias pode colaborar com a aprendizagem dos alunos, uma vez que os mesmos acreditam que aprender essa ciência é privilegio de poucos. A pesquisa teve como problema norteador “Quais as contribuições da Plataforma Khan Academy para o ensino de Probabilidade com alunos do 3º ano do Ensino Médio?” A partir deste questionamento tivemos como objetivo analisar as possibilidades e as limitações da Plataforma Khan Academy no Ensino de Matemática dos alunos do Ensino Médio. Esta pesquisa foi realizada em uma escola de Ensino Médio, localizada na cidade de Bananeiras-PB. Com 5 turmas de 3º ano do Ensino Médio, participaram da pesquisa 45 alunos, com faixa etária entre16 a 19 anos. No decorrer da pesquisa utilizamos uma metodologia de Ensino Híbrido, pois os sujeitos da pesquisa estudavam no período da manhã e no contra turno realizavam as atividades na Plataforma Khan Academy, estas atividades eram levadas para sala de aula para discussão, assim como as dúvidas sobre o acesso a Khan Academy. O acesso dos alunos foi monitorado, pois a Plataforma permite que o professor obtenha um feedback do desempenho dos alunos e a partir daí planejar metodologias que possam contribuir com a aprendizagem dos mesmos. Podemos perceber no decorrer desta pesquisa que a utilização de tecnologias em sala de aula não é tão frequente, mas acreditamos que o uso de ferramentas tecnológicas contribui de maneira significativa com a aprendizagem dos alunos e com o trabalho do professor, que pode utilizar esta ferramenta para obter resultados mais rápidos sobre o andamento da aprendizagem de seus alunos.
Abstract: The aim of Digital Technologies in school is to enhance students' learning, stimulate their interest in digital media, and collaborate with the work of the teacher, innovating and making the teaching and learning process more flexible. In particular, in Mathematics Teaching the use of technologies can collaborate with students' learning, since they believe that learning this science is the privilege of the few. The research had as a guiding problem "What are the contributions of the Khan Academy Platform for the teaching of Probability with students of the 3rd year of High School?" From this questioning we had to analyze the possibilities and limitations of the Khan Academy Platform in Teaching Mathematics of high school students. This research was carried out in a high school, located in the city of Bananeiras-PB. With 5 groups of 3rd year of High School, 45 students participated, with ages ranging from 16 to 19 years. In the course of the research we used a Blended learning methodology, since the subjects of the research studied in the morning and in the counter shift performed activities in the Khan Academy Platform, these activities were taken to the classroom for discussion, as well as the doubts about the access to Khan Academy. The students 'access was monitored, because the Platform allows the teacher to obtain feedback on students' performance and from there, to plan methodologies that can contribute to their learning. We can see in the course of this research that the use of technologies in the classroom is not so frequent, but we believe that the use of technological tools contributes significantly to the students' learning and to the work of the teacher, who can use this tool to faster results on the progress of their students' learning.
???metadata.dc.description.resumen???: Las Tecnologías Digitales en el ámbito escolar tienen como objetivo potenciar el aprendizaje de los estudiantes, despertar su interés a través de los medios digitales, además de colaborar con el trabajo del docente, innovando y flexibilizando el proceso de enseñanza y aprendizaje. En particular, en la Enseñanza de las Matemáticas, el uso de las tecnologías puede colaborar con el aprendizaje de los estudiantes, ya que creen que el aprendizaje de esta ciencia es privilegio de unos pocos. La investigación tuvo como problema rector “¿Cuáles son los aportes de la Plataforma Khan Academy a la enseñanza de la Probabilidad con estudiantes de 3° año de secundaria?” A partir de este cuestionamiento, nos propusimos analizar las posibilidades y limitaciones de la Plataforma Khan Academy en la Enseñanza de las Matemáticas a estudiantes de secundaria. Esta investigación se llevó a cabo en una escuela secundaria, ubicada en la ciudad de Bananeiras-PB. Con 5 clases de 3º año de la enseñanza media, 45 alumnos participaron de la investigación, con edades entre 16 y 19 años. En el transcurso de la investigación se utilizó una metodología de enseñanza híbrida, ya que los sujetos de investigación cursaban en la mañana y en el contra turno realizaban actividades en la Plataforma Khan Academy, estas actividades eran llevadas al salón de clases para su discusión, así como dudas sobre el acceso a Khan Academy. Se monitoreó el acceso de los estudiantes, ya que la Plataforma permite al docente obtener retroalimentación sobre el desempeño de los estudiantes y, a partir de ahí, planificar metodologías que puedan contribuir a su aprendizaje. Podemos ver en el transcurso de esta investigación que el uso de tecnologías en el aula no es tan frecuente, pero creemos que el uso de herramientas tecnológicas contribuye significativamente al aprendizaje de los estudiantes y al trabajo del docente, quien puede utilizar esta herramienta para obtén resultados más rápidos en el progreso de aprendizaje de tus alumnos.
Keywords: Tecnologias Digitais
Tecnologias em Educação Matemática
Ensino Híbrido
Digital Technologies
Technologies in Mathematics Education
Blended learning
Tecnologías digitales
Tecnologías en la Educación Matemática
Aprendizaje combinado
Potencialidades y limitaciones de la plataforma khan academy para la enseñanza de la probabilidad en el 3° año de secundaria.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Probabilidade
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6611
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÉLIA SANTOS DE LIMA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2018.pdfJóelia Santos de Lima - TCC Licenciatura em Matemática CES 20182.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.