Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6613
Title: A experiência da Escola Municipal de Ensino fundamental José Batista de Sousa: uma escola de leitores é possível?.
Other Titles: The experience of José Batista de Sousa Municipal Elementary School: is a reader school possible?.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Dayanne da Silva Rocha.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MACHADO, Viviane Guidotti.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Débia Suênia da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FEITOSA, Belijane Marques.
Keywords: Leitura;Ensino fundamental;Prática docente;Prática de leitura;Reading;Elementary School;Teaching practice;Reading practice
Issue Date: 17-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Dayanne da Silva Rocha. A experiência da Escola Municipal de Ensino fundamental José Batista de Sousa: uma escola de leitores é possível?. 2019. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho monográfico teve como objetivo geral analisar práticas pedagógicas inovadoras de leitores dos anos iniciais do Município de Bernardino Batista-PB. Procedemos em um estudo que investiga como acontecem as práticas de leituras inovadoras em sala de aula nos anos iniciais do ensino fundamental. Os objetivos específicos foram: Conhecer os princípios que levaram os gestores a fomentar uma prática inovadora no âmbito da leitura; Apresentar as práticas pedagógicas inovadoras no âmbito da leitura de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental; Descrever os materiais pedagógicos utilizados pelo professor no processo da leitura; Compreender o papel da mediação docente no processo de ensino da leitura das práticas pedagógicas dessa escola. Foi realizada uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), o instrumento utilizado na coleta de dados foi à entrevista semiestruturada e a observação. Os sujeitos da pesquisa foram: o diretor, a coordenadora pedagógica e dois professores dos anos iniciais do ensino fundamental nas turmas do 5º da referida escola. Os resultados foram analisados à luz da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). O estudo possibilita novos olhares, permitindo concluir que uma escola de leitores é possível sim, basta que a escola em si trabalhe em união para que essa prática se concretize. Portanto, verifica-se que os objetivos mencionados para o estudo foram alcançados, na medida em que se conclui o ciclo da pesquisa, promovendo a produção de conhecimentos atuais e inovadores para a contribuição de novas análises.
Abstract: This monographic work had like general objective to analyze innovative pedagogical practices of readers from an elementary public school located in Bernardino Batista-PB. We proceeded in a study that investigates how the practices of innovative reading in the classroom take place in the early years of elementary school. The specific objectives were: To know the principles that led managers to foment an innovative practice in reading; To present the innovative pedagogical practices in the reading of a 5th grade class of elementary school; Describe the teaching materials used by the teacher in the reading process; To understand the teacher’s role mediation in the teaching process of reading the pedagogical practices of this school. A qualitative approach field survey (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) was used; the instrument used in the data collection was the semi-structured interview and the observation. The subjects of the research were the principal, the pedagogical coordinator and two teachers of the initial years of elementary education in the classes 5th grade of the mentioned school. The results analyzed was supported by (BARDIN, 1977). The study allows new perspectives, permitting to conclude that a readers’ school is possible, but it is necessary that the school work together in union to concretize it. Wherefore, it is verified that the objectives mentioned for the study were reached, as the research cycle is concluded, promoting the production of current and innovative knowledge for the contribution of new analyzes.
Keywords: Leitura
Ensino fundamental
Prática docente
Prática de leitura
Reading
Elementary School
Teaching practice
Reading practice
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6613
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAYANNE DA SILVA ROCHA OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2019.pdfDayanne da Silva Rocha Oliveira. Monografia Pedagogia. CFP 2019521.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.