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dc.creator.IDROCHA, M. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8292089566578722pt_BR
dc.contributor.advisor1ROLIM, Nozângela Maria Rolim.-
dc.contributor.advisor1IDDANTAS, Nozângela Maria Rolim.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3332721010337685pt_BR
dc.contributor.referee1JOCA, Alexandre.-
dc.contributor.referee2CORRÊA, Adriana.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto de estudo os desafios da educação inclusiva, tendo como objetivo geral o de identificar as conquistas e desafios do professor na educação inclusiva no município de São José da Lagoa Tapada,PB. Como objetivos específicos, buscou-se averiguar a formação do professor no processo de ensino e aprendizagem; observar os desafios e resolutividades com a inclusão de alunos com deficiência e analisar quais as práticas pedagógicas são apontadas pelos professores que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem desses estudantes. Para se alcançar os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, descritiva, com a coleta dos dados realizada por meio de uma entrevista semiestruturada, gravada com autorização dos sujeitos. Além do estudo de campo, também foi realizado um levantamento teórico para melhor compreensão do tema, tendo presente autores como Mantoan (2003), Souto (2014), Cunha (2015), Passos (2016), entre outros e as legislações voltada para a temática da inclusão, como por exemplo, a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. As participantes desse estudo foram duas professoras que atuam na educação básica em uma escola municipal de São José da Lagoa Tapada. As falas das entrevistadas depois de coletadas foram transcritas e analisadas a partir do referencial teórico pertinente ao assunto. De acordo com os achados, observou-se que ainda existem muitos desafios a serem enfrentados na educação inclusiva tais como: uma melhor efetivação da lei voltada para inclusão; melhor qualificação dos profissionais que desenvolvem o trabalho com os alunos com deficiência e a dificuldade de desenvolver práticas pedagógicas adequadas para atender as reais necessidades educacionais dos alunos com deficiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleConquistas e desafios da educação inclusiva em uma escola municipal de São José da Lagoa Tapada/PB.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.description.abstractThe present study aims to study the challenges of inclusive education, with the general objective of identifying the achievements and challenges of teachers in inclusive education in the municipality of São José da Lagoa Tapada, PB. As specific objectives, it was sought to verify the formation of the teacher in the process of teaching and learning; to observe the challenges and resolutions with the inclusion of students with disabilities and to analyze which pedagogical practices are pointed out by the teachers that help in the teaching and learning process of these students. In order to reach the proposed objectives, a qualitative, descriptive, field survey was conducted with the data collection performed through a semistructured interview, recorded with the consent of the subjects. In addition to the field study, a theoretical survey was also carried out to better understand the theme, with presenters such as Mantoan (2003), Souto (2014), Cunha (2015), Passos (2016), among others, and legislations inclusion, such as the Federal Constitution of 1988 and the National Education Guidelines and Bases Law. The participants of this study were two teachers who work in basic education in a municipal school in São José da Lagoa Tapada. The interviewees' speeches after being collected were transcribed and analyzed based on the theoretical framework pertinent to the subject. According to the findings, it was observed that there are still many challenges to be faced in inclusive education, such as: better implementation of the law aimed at inclusion; better qualification of professionals who work with students with disabilities and the difficulty of developing appropriate pedagogical practices to meet the real educational needs of students with disabilities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6618-
dc.date.accessioned2019-09-03T17:14:38Z-
dc.date.available2019-09-03-
dc.date.available2019-09-03T17:14:38Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAlunos com deficiênciapt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectPraticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectStudents with disabilitiespt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROCHA, Manueli Aristides.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAchievements and challenges of inclusive education in a school municipality of São José da Lagoa Tapada / PB.pt_BR
dc.identifier.citationROCHA, Manueli Aristides. Conquistas e desafios da educação inclusiva em uma escola municipal de São José da Lagoa Tapada/PB. 2019. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

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