Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6620
Title: A importância do lúdico na formação do pedagogo.
Other Titles: The importance of the ludic in the formation of the pedagogue.
???metadata.dc.creator???: SANTANA, Natália Maria Gonçalves Dantas de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA , Zildene Francisca.
Keywords: Ludicidade;Formação de professores;Educação infantil;Playfulness;Teacher training;child education
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTANA, Natália Maria Gonçalves Dantas de. A importância do lúdico na formação do pedagogo. 2014. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O lúdico exerce grande influência na Educação Infantil podendo ser considerado um fator essencial para o desenvolvimento e construção humana, sendo relevante ser oportunizado em todas as faixas etárias, não apenas no processo de formação da criança, mas principalmente na formação do Pedagogo, de maneira que propicie o desenvolvimento integral do sujeito. O presente trabalho trata de um projeto de pesquisa monográfico, que busca analisar o posicionamento de discentes concluintes do Curso de Pedagogia quanto a sua Formação Pedagógica com relação aos aspectos lúdicos; as ementas dos componentes curriculares do referido curso, e se os professores contemplam a ludicidade como metodologia de ensino e como conteúdo curricular, considerando o discurso teórico dos docentes em sala de aula. O objetivo principal do estudo é analisar a importância da ludicidade na formação do pedagogo. A metodologia utilizada trata de uma pesquisa de caráter quanti-qualitativo, bibliográfica, e também empírica, que teve como sujeitos de pesquisa 20 discentes concluintes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cajazeiras. A coleta de dados deu-se em dois momentos no primeiro a análise das ementas das disciplinas ofertadas no curso de Pedagogia CFP/UFCG, através do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia - PPC (2009) em vigor. No segundo, o Teste de Associação Livre de Palavras - TALP, com a palavra estímulo “Lúdico”; Questionário sociodemográfico e a Entrevista semiestruturada. Para a análise de dados, foram utilizadas a Análise de Conteúdo proposta por Bauer (2010). Com base nos resultados adquiridos, destacamos que as discentes reconhecem a contribuição que o lúdico oferece durante a formação do professor da Educação Infantil permitindo uma ampliação dos conhecimentos teórico/prático, para realizar uma educação que propicie as diversas habilidades e competências fundamentais para o desenvolvimento integral da criança. Pelo exposto, identificamos que existe ainda a necessidade das universidades oferecerem uma formação que possibilite a ludicidade como meio de desenvolvimento e aprendizagem durante o processo de ensino de maneira que prepare o docente para sua futura atuação na Educação Infantil.
Abstract: The playful practice great influence in early childhood education can be a crucial factor for the development and building human being providing opportunities be relevant in all age groups, not only in the formation of the child, but mainly in the formation of the pedagogue, so that fosters the full development of subject. O present work is a project of monographic research, which seeks to analyze the placement of graduating students of the School of Education as its Teacher Training regarding the playful aspects; the menus of curricular components the mentioned course, and if teachers include playfulness as teaching methodology and curricular content as considering the theoretical spech of teachers in the classroom. The main objective of the study is to analyze the importance of playfulness in the formation of the pedagogue. The methodology used is a character study of quantitative and qualitative literature, and also empirical, that had as research subjects 20 graduating students from the Pedagogy of the Federal University of Campina Grande – Campus Cajazeiras. Data collection took place at two points in the first analysis of the menus of the subjects offered in the course of Pedagogy CFP / UFCG through the Education Programme of the Education Course - PPC (2009) in force. In the second, the Test of Free Association of Words - TALP with the stimulus word "Playful"; Sociodemographic questionnaire and a semistructured interview. For data analysis content analysis proposed were used by Bauer (2010).Based on the obtained results highlight that students recognize the contribution that the play offers for teacher education from early childhood allowing an extension of the theoretical / practical knowledge, to conduct an education that propritiate the diverse skills and competences for the integral development of child. For the above identified that there is still a need for universities to offer training that enables playfulness as a means of development and learning during the teaching process in order to prepare teachers for their future performance in Early Childhood Education.
Keywords: Ludicidade
Formação de professores
Educação infantil
Playfulness
Teacher training
child education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6620
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NATÁLIA MARIA GONÇALVES DANTAS DE SANTANA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2014.pdfNatália Maria Gonçalves Dantas de Santana. TCC. Licenciatura em Pedagogia.2014.621.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.