Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6624
Title: História e memória da educação feminina no colégio Nossa Senhora Auxiliadora em Sousa-PB(1958-1980).
Other Titles: History and memory of female education at the Nossa Senhora Auxiliadora School in Sousa-PB (1958-1980).
???metadata.dc.creator???: ESTRELA, Ana Paula.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Israel Soares de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CEBALLOS, Viviane Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTANA, Rosemere Olimpio de.
Keywords: Instituição educacional confessional;história oral;Disciplina escolar;Colégio Nossa Senhora Auxiliadora - Sousa - paraíba - 1958-1980 - memória;História da educação feminina - Sousa - Paraíba;Igreja católica - orientações educacionais;Confessional Educational Institution;Oral history;School discipline;Our Lady College Auxiliadora - Sousa - Paraíba - 1958-1980 - memory;History of female education - Sousa - Paraíba;Catholic Church - Educational Guidelines
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ESTRELA, Ana Paula. História e memória da educação feminina no colégio Nossa Senhora Auxiliadora em Sousa-PB(1958-1980). 2019. 125f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo analisar a história do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora - CNSA e as memórias de suas ex-alunas, refletindo acerca dos aspectos disciplinares e cotidianos vividos por elas no seu período escolar neste educandário, localizado na cidade de Sousa-PB. Definimos como recorte temporal o período compreendido entre os anos de 1958 e 1980. Conforme apresentado em seu Regimento Escolar, o CNSA se fundamenta na educação a partir da orientação religiosa, inspirada em princípios católicos de liberdade e solidariedade, bem como na preparação para o exercício da cidadania e qualificação para o mercado de trabalho. Analisamos o Colégio enquanto espaço de vivência disciplinar, a partir da perspectiva foucaultiana, identificando como eram voltados os olhares dos gestores do educandário para formação educacional e pessoal de suas alunas. Apresentamos como a influência da Igreja Católica e seus princípios morais tornaram esta realidade disciplinar mais marcante. A pesquisa busca contribuir para compreensão dos estudos da História da Educação feminina na cidade de Sousa e na Paraíba, além de discutirmos o processo de feminização do magistério. Para apoio teórico-metodológico nos utilizamos da História Cultural, Memória e História Oral e utilizamos de fontes, além das fontes bibliográficas, das fotografias do Colégio, da Revista Comemorativa do CNSA, do Regimento Escolar, das obras literárias sousenses e das fontes orais, a partir do depoimento de duas ex-alunas e uma ex-diretora. As suas duas discentes e a ex-diretora entendiam o colégio como um espaço de formação educacional, mas também de formação religiosa, pilares trabalhados de modo conjunto, sendo realizados através das atividades culturais, educacionais e religiosas. As depoentes enxergam o espaço com gratidão e entendendo que as atitudes disciplinares eram seguidas como forma de respeito para com as irmãs e que também era algo que sua família e sociedade buscavam seguir.
Abstract: This study aims to analyze the history of the “ColégioNossaSenhoraAuxiliadora” (CNSA), which is a school located in Sousa, PB – Brazil, and some of its students' memories as a moment of reflection of their experiences regarding discipline and their daily lives as students. The analyzed timeline comprehend the years from 1958 to 1980. As stated in the CNSA‟s statute, the institution is religiously based and it is inspired by the solidarity and freedom Catholic principles, where the school prepares students for exercising their rights as citizens and for the job market as well. Through a Foucauldian analysis, the institution is studied as a disciplinary site, where the faculty approach towards the students‟ educational and personal formation is identified. The influence of the Catholic Church and its moral principles marked the school‟s disciplinary reality. This paper also objectives to contribute to the History of Women in Education in the city of Sousa, as well as in the State of Paraíba, besides the presence of women as teachers. To give theoretical and methodological support to this paper, it was founded on cultural history data, memories, oral history data, photos, the school‟s commemorative magazine, and the school‟s statute, besides bibliographic sources and local literary sources; the paper also had the statement of the former principal and two former students as support. These people view the institution as a site of educational foundation as well as a religious foundation, where these two pillars work together through educational, religious and cultural activities. They see the school with gratitude, and they understand that the imposed rules represented a way of respect with the school‟s nuns towards what their families and society sought to follow.
Keywords: Instituição educacional confessional
história oral
Disciplina escolar
Colégio Nossa Senhora Auxiliadora - Sousa - paraíba - 1958-1980 - memória
História da educação feminina - Sousa - Paraíba
Igreja católica - orientações educacionais
Confessional Educational Institution
Oral history
School discipline
Our Lady College Auxiliadora - Sousa - Paraíba - 1958-1980 - memory
History of female education - Sousa - Paraíba
Catholic Church - Educational Guidelines
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6624
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA PAULA ESTRELA. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA.2019.pdfAna Paula Estrela. TCC. Licenciatura em História.20191.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.