Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6625
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMACÊDO, L. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0548602393262581pt_BR
dc.contributor.advisor1LINHEIRA, Caroline Zabendzala.-
dc.contributor.advisor1IDLINHEIRA, C.Z.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305113910618754pt_BR
dc.description.resumoA biodiversidade da Caatinga apesar de rica em espécies é a menos estudada dentre as regiões naturais brasileiras sendo necessária a conservação deste bioma devido o processo de desertificação que se alastra na área.Esse trabalho trata uma experiência em educação ambiental com 13 alunos da turma do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves, localizada na cidade de Cuité-PB, tendo como objetivo planejar, executar e avaliar uma proposta pedagógica.Árvores do bioma Caatinga foram utilizadas como exemplos para aproximar os alunos da natureza durante quatro encontros contemplando aulas expositivas dialogadas, aula campo, desenhos e atividades lúdicas. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e descritiva.Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação participante com anotações e registros fotográficos das atividades, e desenhos feitos pelos alunos da escola. Os resultados mostraram que o tema foi bem recebido pelos alunos na aula expositivo-dialogada estabelecendo a valorização da vegetação local, e os recursos pareceram adequados ao tema e ao nível de ensino, com destaque para a atividade lúdica que trouxe motivação e a aula de campo onde os alunos perceberam os humanos como parte do meio ambiente. Assim, utilizando tais recursos foi possível iniciar um processo de sensibilização para a conservação do meio ambiente em busca de manter a qualidade de vida sustentável da população por meio da relação homem natureza-sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqConservação da Naturezapt_BR
dc.titleConhecendo árvores da caatinga: uma experiência em educação ambiental com o 5º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThe biodiversity of the Caatinga, although rich in species, is the least studied among the Brazilian natural regions and the conservation of this biome is necessary due to the desertification process that is spreading in the area. This work deals with an experience in environmental education with 13 students from the 5th grade class of the Municipal School of Primary Education Tancredo de Almeida Neves, located in the city of Cuité-PB, with the objective of planning, executing and evaluating a pedagogical proposal. Trees from the Caatinga biome were used as examples to bring the students closer to nature during four meetings, including lectures, field lessons, drawings and play activities. The research uses a qualitative and descriptive approach. As data collection instruments were used the participant observation with annotations and photographic records of the activities, and drawings made by the students of the school. The results showed that the theme was well received by the students in the expository-dialogue class, establishing the value of the local vegetation, and the resources appeared adequate to the theme and level of education, with emphasis on the playful activity that brought motivation and the field class where students perceived humans as part of the environment. Thus, using these resources, it was possible to initiate a process of sensitization for the conservation of the environment in order to maintain the sustainable quality of life of the population through the relation man-nature-society.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6625-
dc.date.accessioned2019-09-03T17:52:43Z-
dc.date.available2019-09-03-
dc.date.available2019-09-03T17:52:43Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectAula campopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectBiodiversitypt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectNaturept_BR
dc.subjectField classroompt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectBiodiversidad-
dc.subjectEscuela-
dc.subjectNaturaleza-
dc.subjectField class-
dc.subjectMedio ambiente-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMACÊDO, Lucivânia Alves de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGetting to know caatinga trees: an experience in environmental education with the 5th grade of elementary school.pt_BR
dc.title.alternativeConociendo los árboles de caatinga: una experiencia en educación ambiental con el 5to año de la escuela primaria.-
dc.identifier.citationMACÊDO, Lucivânia Alves de. Conhecendo árvores da caatinga: uma experiência em educação ambiental com o 5º ano do ensino fundamental. 2018. 45 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.pt_BR
dc.description.resumenLa biodiversidad de la Caatinga, aunque rica en especies, es la menos estudiada entre las regiones naturales brasileñas, y la conservación de este bioma es necesaria debido al proceso de desertificación que se extiende en la zona.Este trabajo trata de una experiencia en educación ambiental. con 13 alumnos del 5º año de la Escuela Primaria Municipal Tancredo de Almeida Neves, ubicada en la ciudad de Cuité-PB, con el objetivo de planificar, ejecutar y evaluar una propuesta pedagógica, se utilizaron como ejemplos árboles del bioma Caatinga acercar a los estudiantes a la naturaleza durante cuatro encuentros que contemplan clases expositivas dialogadas, clases de campo, dibujos y actividades lúdicas. La investigación tiene un enfoque cualitativo y descriptivo, como instrumentos de recolección de datos se utilizó la observación participante, con apuntes y registros fotográficos de las actividades, y dibujos realizados por los alumnos de la escuela. Los resultados mostraron que el tema fue bien recibido por los estudiantes en la clase expositiva-dialogada, estableciendo la apreciación de la vegetación local, y los recursos parecían adecuados al tema y al nivel de enseñanza, con énfasis en la actividad lúdica que trajo motivación y la clase de campo, donde los estudiantes percibían a los humanos como parte del medio ambiente. Así, utilizando tales recursos, fue posible iniciar un proceso de concientización para la conservación del medio ambiente en busca de mantener la calidad de vida sostenible de la población a través de la relación hombre-naturaleza-sociedad.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIVÂNIA ALVES DE MACÊDO - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2018.pdfLucivânia Alves de Macêdo - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20182.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.