Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6628
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, C. L. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6080972128519079pt_BR
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.contributor.referee2BATISTA, Maria Thais de Oliveira.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objeto de estudo a Pedagogia Social, mais especificamente a atuação do pedagogo no CRAS em Fortaleza - CE. A pesquisa tem como problema: Quais ações desenvolvidas pelo pedagogo social no CRAS? Também explicitaremos os saberes necessários para atuar neste espaço. O objetivo geral é conhecer o trabalho do pedagogo social e os saberes necessários para a atuação no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) em Fortaleza-CE. Objetivos específicos: Caracterizar a Pedagogia Social como campo de atuação profissional do pedagogo; identificar as atividades desenvolvidas pelo pedagogo no CRAS; apontar os saberes pedagógicos necessários nesse campo de atuação e identificar o perfil do pedagogo social do CRAS. Para fins metodológicos, este se constituiu em três etapas, a saber: levantamento bibliográfico, pesquisa de campo e análise dos dados coletados. Sujeito da pesquisa: um pedagogo que trabalha no CRAS. Instrumento de coleta de dados: observação sistemática e entrevista semiestruturada. Abordagem qualitativa. Resultados: a pesquisa mostrou que a Pedagogia Social é uma ramificação da Pedagogia no contexto atual. Caracteriza-se como uma ciência que tem como finalidade analisar e estudar os problemas presentes na sociedade. No CRAS, o pedagogo é responsável por dar as instruções, pelo planejamento e plano das atividades, relatórios das atividades e análise das situações do público atendido pela instituição. Sendo esse profissional o líder do serviço de convivência, assim, coordena todas as atividades. O pedagogo necessita estar amparado teoricamente por alguns saberes referentes à sua área. Caracteriza-se como um profissional competente que tem um olhar sensível e diferenciado perante os problemas sociais presentes na comunidade atendida por essa instituição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePedagogia social: a atuação do pedagogo no CRAS em Fortaleza-CE.pt_BR
dc.date.issued2017-08-16-
dc.description.abstractThe present work has as object of study the Social Pedagogy, more specifically the performance of the pedagogue in CRAS in Fortaleza - CE. The research has as problem: What actions developed by the social pedagogue in CRAS? We will also explain the knowledge needed to act in this space. The general objective is to get to know the work of the social educator and the knowledge required to work at the Reference and Social Assistance Center (CRAS) in Fortaleza-CE. Specific objectives: To characterize the Social Pedagogy as a field of professional activity of the pedagogue; Identify the activities developed by the pedagogue in CRAS; To point out the necessary pedagogical knowledge in this field and to identify the profile of the social pedagogue of CRAS. For methodological purposes, this was constituted in three stages, namely: bibliographical survey, field research and analysis of the data collected. Subject of the research: a pedagogue who works at CRAS. Instrument of data collection: systematic observation and semi-structured interview. Qualitative approach. Results: the research showed that Social Pedagogy is a branch of Pedagogy in the current context. It is characterized as a science whose purpose is to analyze and study the problems present in society. In CRAS, the pedagogue is responsible for giving the instructions, for the planning and plan of the activities, reports of the activities and analysis of the situations of the public attended by the institution. Being this professional the leader of the coexistence service, thus, coordinates all activities. The pedagogue needs to be supported theoretically by some knowledge related to his area. He is characterized as a competent professional that has a sensitive and differentiated look at the social problems present in the community served by this institution.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6628-
dc.date.accessioned2019-09-03T18:38:01Z-
dc.date.available2019-09-03-
dc.date.available2019-09-03T18:38:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPedagogia socialpt_BR
dc.subjectPedagogopt_BR
dc.subjectCRASpt_BR
dc.subjectSocial pedagogypt_BR
dc.subjectPedagoguept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Cícera Luciana Duarte da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSocial pedagogy: the role of the pedagogue at CRAS in Fortaleza-CE.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA,Cícera Luciana Duarte da. Pedagogia social: a atuação do pedagogo no CRAS em Fortaleza-CE. 2017. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÍCERA LUCIANA DUARTE DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfCícera Luciana Duarte da Silva. Monografia Pedagogia. CFP. 2017857.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.