Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6630
Title: O espaço educativo do circo e o direito à educação itinerante para artistas circenses: do ordenamento jurídico à realidade.
Other Titles: The educational space of the circus and the right to itinerant education for circus artists: from the legal system to the reality.
???metadata.dc.creator???: SOARES, Ailmo Xavier.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES , Cicera Cecilia Esmeraldo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LUÍS, David.
Keywords: Educação itinerante circense;Ensino;Aprendizagem;Políticas públicas - educação;Circo;Circus traveling education;Teaching;Learning;Public Policies - Education
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOARES, Ailmo Xavier. O espaço educativo do circo e o direito à educação itinerante para artistas circenses: do ordenamento jurídico à realidade. 2018. 224f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa discute um tema relevante para as ciências humanas: “O Espaço Educativo do Circo e o Direito à Educação Itinerante para Artistas Circenses: do Ordenamento Jurídico à Realidade”. Concentra-se em investigar as contribuições e problemáticas existentes acerca do tema analisado, buscando compreender a subjetividade de aspectos inerentes à atividade circense no país e ao acesso a políticas públicas e educação de qualidade das crianças circenses. Tem como abordagem metodológica a técnica indutiva, que utiliza de pesquisa monográfica para realização e efetuação das análises estudadas, bem como procedimentos estatísticos para a análise e decomposição dos dados. Constatou-se que o acesso das crianças às unidades de ensino é dotado de uma série de agravantes e lacunas e que o sistema de políticas públicas não contempla as necessidades de maneira real, reduzindo-se apenas a uma série de leis que não possuem efetividade prática.
Abstract: This research discusses about a relevant topic of human sciences: “The Educational Space of the Circus and the Right to the Itinerant Education for Circus‟s Artists: from the Legal Order to the Reality”. It focuses on investigate the contributions and problematics about the analyzed subject, searching understand the subjectivity of circus‟s activity inherent aspects and the circus children‟s public policies and quality education access. The methodological approach is the inductive technique that uses the monographic research to researched analyzes realization and effectuation, as well as the statistical procedures for data analysis and decomposition. It shows that children‟s access to education units have a lot of aggravates and gaps and the public police system doesn‟t really contemplate the needs, reducing to just a lot of laws that haven‟t practical effectiveness.
Keywords: Educação itinerante circense
Ensino
Aprendizagem
Políticas públicas - educação
Circo
Circus traveling education
Teaching
Learning
Public Policies - Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6630
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AILMO XAVIER SOARES. TCC LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2018.pdfAilmo Xavier Soares. TCC Licenciatura em Geografia.2018.28.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.