Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6631
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1IDPESSOA, Rodrigo Bezerra.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290402081480027pt_BR
dc.contributor.referee1BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.contributor.referee2OLIVEIRA , Aldo Gonçalves de.
dc.description.resumoO tema deste trabalho é o Semiárido Nordestino nos Livros Didáticos de Geografia do 7° ano do Ensino Fundamental. Sabe-se de toda a diversidade cultural do Brasil, onde cada uma das cinco regiões tem suas próprias características físicas e sociais. O objetivo central é analisar se, ao tratar da sub-região Semiárida Nordestina, os livros didáticos de Geografia utilizados na rede pública de ensino da cidade de Paulista - PB e a segunda coleção que está sendo utilizada na cidade de São José de Piranhas – PB, apresentam discursos cristalizados de um semiárido atrasado e com relação seca-pobreza como principal fator dos problemas sociais enfrentados por essa sub-região, se as imagens apresentadas afirmam esse discurso de pobreza e miséria que sempre é atribuído ao Semiárido, com uma visão simplista e se os livros didáticos de Geografia abordam a diversidade cultural do Nordeste, dando ao mesmo a singularidade cultural que tem. As coleções analisados foram: Projeto Apoema Geografia dos autores MAGALHÃES, et al, 2015. E a segunda foi Vontade de saber Geografia de Neiva Camargo Torrezani (2015). A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com levantamentos de pesquisadores do tema Semiárido Nordestino no livro didático e discurso de seca. Sendo possível perceber que, nas duas coleções os autores deixam claro que os problemas enfrentados pela sub-região Semiárido são ocasionados pela falta de políticas públicas voltadas para a problemática seca, as imagens dispostas revelam uma associação dessa região como sinônimo de pobreza, contradizendo o discurso de desenvolvimento da região e apenas a primeira coleção traz uma abordagem cultural do Nordeste.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleO Semiárido nordestino nos livros didáticos de geografia do 7º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2019-07-04
dc.description.abstractThe theme of this work is the Northeastern Semi-arid in geography textbooks of the 7th year of Elementary School. It is known that Brazil is a country of great cultural diversity, and each of its five regions has its own physical and social characteristics. Its main objective is to analyze whether when dealing with the Northeastern Semi-arid sub-region, geography textbooks used in the public school network present crystallized discourses of a delayed semi-arid, the drought-poverty relation as the main factor, images that strengthen this discourse of poverty and misery always attributed to this sub-region, denotation of a simplistic view on the subject, and if the textbooks address cultural diversity, considering the uniqueness it has. The analyzed collections were two, first, Projeto Apoema Geografia by MAGALHÃES, et al, 2015, and the second one, Vontade de saber Geografia by Neiva Camargo Torrezani (2015). The methodology used was the bibliographic research with surveys of studies on the Northeaster Semiarid in textbooks and drought discourse. It is possible to realize that in both collections the authors make it clear that the problems faced by the semiarid subregion are caused by the lack of public policies in relation to the drought problem. Also, the images arranged reveal an association of this region as synonymous with poverty, contradicting the region development discourse. And, finally, only the first collection brings a cultural approach to the Northeast.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6631
dc.date.accessioned2019-09-03T19:53:18Z
dc.date.available2019-09-03
dc.date.available2019-09-03T19:53:18Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeografia – livro didáticopt_BR
dc.subjectSemiárido nordestinopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - geografiapt_BR
dc.subjectGeography - Textbookpt_BR
dc.subjectNortheastern Semiaridpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectElementary School - Geographypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOURA, Andreia de Sousa.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe northeastern semiarid in the 7th grade geography textbooks elementary School.pt_BR
dc.identifier.citationMOURA, Andreia de Sousa. O Semiárido nordestino nos livros didáticos de geografia do 7º ano do ensino fundamental. 2019. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDREIA DE SOUSA MOURA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA 2019.pdfAndreia de Sousa Moura. TCC. Licenciatura em Geografia 2019 825.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.