Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6633
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, A. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3860565684524044pt_BR
dc.contributor.advisor1FORTUNATO, Maria Lucinete.
dc.contributor.advisor1IDFORTUNATO, Maria Lucinete.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0372177131712462pt_BR
dc.contributor.referee1CESÁRIO, Danilo de Sousa.
dc.contributor.referee2FERREIRA, Joseano Abílio de Sousa.
dc.description.resumoA possibilidade de uma integração das tecnologias à educação requer do docente uma nova postura que levará o mesmo a rever sua prática em sala de aula, adequando os vários meios de informação à metodologia utilizada. Requer dos profissionais novas competências e atitudes para criar e recriar estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativas para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional. O uso dos recursos tecnológicos pode ser confundido com a simples presença do computador e a qualidade da educação com políticas oficiais para a formação continuada dos educadores. A partir dessas questões, esse trabalho acadêmico tem como principal objetivo analisar o uso dos recursos tecnológicos no ensino da disciplina de História no Ensino Médio na cidade de São José de Piranhas - PB, situada no Alto Sertão Paraibano, verificando de que maneira os professores veem sua participação para o melhor aproveitamento nas aulas de História, identificando a disponibilidade do uso de tais ferramentas pela EEEM. Pref. Joaquim Lacerda Leite e debatendo maneiras de como se deve trabalhar como tais recursos em sala de aula nas disciplinas de História. A metodologia utilizada na pesquisa baseia-se em um estudo exploratório, no qual usamos referenciais bibliográficos de autores que discutem sobre a temática trabalhada, bem como o uso de entrevista padronizada ou semiestruturada que seguiu um roteiro previamente estabelecido, visando, obter das entrevistas respostas que esclareçam as indagações formuladas. Os dados serão sistematizados e discutidos, por meio de uma análise quantitativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleOs recursos tecnológicos usados no ensino da disciplina de história no ensino médio na cidade de São José de Piranhas-PB.pt_BR
dc.date.issued2018-03-15
dc.description.abstractThe possibility of an integration of technologies to education requires the teacher a new attitude that will lead him to review his practice in the classroom, adapting the various means of information to the methodology used. It requires practitioners to develop new skills and attitudes to create and recreate learning strategies and situations that can become meaningful to the learner without losing sight of the focus of educational intentionality. The use of technological resources can be confused with the mere presence of the computer and the quality of education with official policies for the continuing education of educators. From these questions, this academic work has as main objective to analyze the use of technological resources in the teaching of History in High School in São José de Piranhas - PB, located in Alto Sertão Paraibano, verifying how teachers see their participation for the best use in history classes, identifying the availability of the use of such tools by EEEM. Prefer Joaquim Lacerda Leite and discussing ways in which such resources should be worked in the classroom in the disciplines of history. The methodology used in the research is based on an exploratory study, in which we use bibliographic references of authors who discuss the worked theme, as well as the use of standardized or semi-structured interviews that followed a previously established script, aiming to obtain from the interviews answers that clarify the questions formulated. Data will be systematized and discussed by means of a quantitative analysis.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6633
dc.date.accessioned2019-09-03T20:39:31Z
dc.date.available2019-09-03
dc.date.available2019-09-03T20:39:31Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectRecursos tecnológicospt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjecteducational technologypt_BR
dc.subjectTechnological Resourcespt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Alison Alves de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe technological resources used in teaching the history discipline in high school in the city of São José de Piranhas-PB.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Ailson Alves de. Os recursos tecnológicos usados no ensino da disciplina de história no ensino médio na cidade de São José de Piranhas-PB. 2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AILSON ALVES DE SOUSA - TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA 2018.pdfAilson Alves de Sousa - TCC. Licenciatura em História 2018 579.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.