Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6641
Title: A Importância do PIBID e suas implicações na formação inicial docente em Geografia.
Other Titles: The Importance of PIBID and its Implications for Initial Formation teacher in Geography.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Aparecida dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTANA, Rosemere Olímpio de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARBOSA, Renata da Silva.
Keywords: Formação de professores;PIBID;Ensino geografia;Geografia licenciatura CFP Cajazeiras;Teacher training;Geography teaching;Geography Degree CFP Cajazeiras
Issue Date: 7-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Aparecida dos Santos. A Importância do PIBID e suas implicações na formação inicial docente em Geografia. 2015. 125f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Em virtude da relevância que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vem adquirindo desde a sua implantação através da CAPES em 2007, nas instituições de Ensino Superior, com o propósito de estimular e valorizar a formação inicial docente, bem como possibilitar melhorias no processo de ensino aprendizagem das escolas públicas da rede básica de ensino, buscamos nesta pesquisa compreender a importância do Programa e suas implicações para a formação inicial do docente em Geografia. Para tanto, a análise aqui empreendida se deu através da aplicação de questionários aos bolsistas de iniciação à docência do subprojeto PIBID de Geografia no âmbito do CFP, bem como de entrevistas realizadas com a supervisora e a coordenadora de área do referido subprojeto. Além desses procedimentos obtivemos informações através de documentos públicos sobre o PIBID, tais como: a portaria de nº 096, de 18 de julho de 2013, que dispõe sobre o regulamento do program a, o projeto institucional do PIBID da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o subprojeto PIBID de Geografia do Centro de Formação de Professores da UFCG. Somando a esses documentos realizamos também pesquisas bibliográficas relacionadas às polít icas públicas de formação de professores no Brasil, bem como às contribuições do PIBID para a formação inicial docente. Dialogando com os resultados pudemos perceber que o programa contribui de forma significativa para a formação dos bolsistas de iniciação à docência em Geografia, já que permite a parceria entre a universidade e a escola básica, favorecendo o contato dos licenciandos com o futuro ambiente de trabalho dos mesmos. Assim, por meio dessa integração os bolsistas ID tem a oportunidade de colocar em prática grande parte dos conhecimentos teóricos adquiridos na graduação
Abstract: Because of the importance that the Institutional Program of Initiation to Teaching (PIBID) has acquired since its implementation by CAPES in 2007, in higher education institutions, with the purpose to stimulate and valorize the initial teacher training, and to enable improvements in the teaching and learning process of the basic education public schools, this study sought to understand the importance of the program and its implications for the initial academic qualification of the Geography teachers. Therefore, the analysis undertaken here was through the use of questionnaires to the scholarship holders of the Geography PIBID subproject at the CFP surroundings, as well as interviews with the supervisor and the coordinator this subproject. In addition to these procedures, we obtained reports from public documents about the PIBID, such as the ordinance number 096 of July 18, 2013, which comments about the program's regulations, the institutional project PIBID of the Federal University of Campina Grande (UFCG) and the Geography PIBID subproject of the Teachers Training Centre of the UFCG. Adding to these documents, we also conduct literature searches related to public policies for teacher training in Brazil, as well as PIBID contributions for initial academic qualification of the teachers. In dialoguing with the results, we understood that the program contributes significantly to the formation of scholarship holders of the initiation to teaching in Geography, as it allows the partnership between the university and elementary school, favoring the contact of undergraduates with the their future working environments. Thus, through this integration, the ID fellowship holders have the opportunity to practice many theoretical knowledges acquired during their studies.
Keywords: Formação de professores
PIBID
Ensino geografia
Geografia licenciatura CFP Cajazeiras
Teacher training
Geography teaching
Geography Degree CFP Cajazeiras
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6641
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA APARECIDA DOS SANTOS SILVA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA 2015.pdfMaria Aparecida dos Santos Silva. TCC. Licenciatura em Geografia 20151.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.