Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6641
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.advisor1IDDI LORENZO, I. D. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8568846210132439pt_BR
dc.contributor.referee1SANTANA, Rosemere Olímpio de.
dc.contributor.referee2BARBOSA, Renata da Silva.
dc.description.resumoEm virtude da relevância que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vem adquirindo desde a sua implantação através da CAPES em 2007, nas instituições de Ensino Superior, com o propósito de estimular e valorizar a formação inicial docente, bem como possibilitar melhorias no processo de ensino aprendizagem das escolas públicas da rede básica de ensino, buscamos nesta pesquisa compreender a importância do Programa e suas implicações para a formação inicial do docente em Geografia. Para tanto, a análise aqui empreendida se deu através da aplicação de questionários aos bolsistas de iniciação à docência do subprojeto PIBID de Geografia no âmbito do CFP, bem como de entrevistas realizadas com a supervisora e a coordenadora de área do referido subprojeto. Além desses procedimentos obtivemos informações através de documentos públicos sobre o PIBID, tais como: a portaria de nº 096, de 18 de julho de 2013, que dispõe sobre o regulamento do program a, o projeto institucional do PIBID da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o subprojeto PIBID de Geografia do Centro de Formação de Professores da UFCG. Somando a esses documentos realizamos também pesquisas bibliográficas relacionadas às polít icas públicas de formação de professores no Brasil, bem como às contribuições do PIBID para a formação inicial docente. Dialogando com os resultados pudemos perceber que o programa contribui de forma significativa para a formação dos bolsistas de iniciação à docência em Geografia, já que permite a parceria entre a universidade e a escola básica, favorecendo o contato dos licenciandos com o futuro ambiente de trabalho dos mesmos. Assim, por meio dessa integração os bolsistas ID tem a oportunidade de colocar em prática grande parte dos conhecimentos teóricos adquiridos na graduaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleA Importância do PIBID e suas implicações na formação inicial docente em Geografia.pt_BR
dc.date.issued2015-12-07
dc.description.abstractBecause of the importance that the Institutional Program of Initiation to Teaching (PIBID) has acquired since its implementation by CAPES in 2007, in higher education institutions, with the purpose to stimulate and valorize the initial teacher training, and to enable improvements in the teaching and learning process of the basic education public schools, this study sought to understand the importance of the program and its implications for the initial academic qualification of the Geography teachers. Therefore, the analysis undertaken here was through the use of questionnaires to the scholarship holders of the Geography PIBID subproject at the CFP surroundings, as well as interviews with the supervisor and the coordinator this subproject. In addition to these procedures, we obtained reports from public documents about the PIBID, such as the ordinance number 096 of July 18, 2013, which comments about the program's regulations, the institutional project PIBID of the Federal University of Campina Grande (UFCG) and the Geography PIBID subproject of the Teachers Training Centre of the UFCG. Adding to these documents, we also conduct literature searches related to public policies for teacher training in Brazil, as well as PIBID contributions for initial academic qualification of the teachers. In dialoguing with the results, we understood that the program contributes significantly to the formation of scholarship holders of the initiation to teaching in Geography, as it allows the partnership between the university and elementary school, favoring the contact of undergraduates with the their future working environments. Thus, through this integration, the ID fellowship holders have the opportunity to practice many theoretical knowledges acquired during their studies.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6641
dc.date.accessioned2019-09-04T10:27:47Z
dc.date.available2019-09-04
dc.date.available2019-09-04T10:27:47Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectEnsino geografiapt_BR
dc.subjectGeografia licenciatura CFP Cajazeiraspt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.subjectGeography Degree CFP Cajazeiraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria Aparecida dos Santos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe Importance of PIBID and its Implications for Initial Formation teacher in Geography.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria Aparecida dos Santos. A Importância do PIBID e suas implicações na formação inicial docente em Geografia. 2015. 125f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA APARECIDA DOS SANTOS SILVA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA 2015.pdfMaria Aparecida dos Santos Silva. TCC. Licenciatura em Geografia 20151.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.