Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6647
Title: A relação professor/aluno na construção do conhecimento geográfico na Escola Municipal de E.F. II César Cals, Barro - CE.
Other Titles: The teacher / student relationship in the construction of geographical knowledge in the Municipal School of E.F. II César Cals, Barro - CE.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Vanessa Pinheiro de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ANSELMO, Maria da Glória.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca Vieira.
Keywords: Relação professor-aluno;Geografia escolar;Ensino fundamental;Conhecimento geográfico;Teacher-student relationship;School geography;Elementary School;Geographic knowledge
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Vanessa Pinheiro de. A relação professor/aluno na construção do conhecimento geográfico na Escola Municipal de E.F. II César Cals, Barro - CE. 2016. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho consiste em uma pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental César Cals, Barro - CE. Tem como objetivo geral, compreender como a relação professor/aluno pode contribuir no processo da construção do conhecimento geográfico.Refletindo um pouco sobre a atuação em sala de aula, de ambas as partes no contexto escolar.Para atingirmos esse objetivo iniciamos com uma breve discussão teórica sobre algumas abordagens na questão do ensino, em especial na geografia escolar. Em seguida abordamos uma reflexão sobre o objeto de estudo da geografia, na sistematização do conhecimento geográfico. Tendo como foco, a necessidade de considerar o saber e a realidade do aluno como referencia para o estudo do espaço geográfico. Os procedimentos metodológicos adotados nesse estudo teve como base a pesquisa bibliográfica, para que tivéssemos uma melhor compreensão da temática aqui abordada, a partir das descrições das características apresentadas sobre os acontecimentos vivenciados no âmbito escolar em que se transforma numa análise empírica. Durante o desenvolvimento do estudo e as observações na escola constatou-se que a boa relação, isto é, harmoniosa entre professor e aluno é essencial para a construção do conhecimento, principalmente o conhecimento geográfico, considerado mais complexo em questão de entendimento, mas que de uma certa forma instiga juntamente com o educador a busca pelo saber.
Abstract: The present work consists in search realized at School Municipal of Fundamental Education César Cals, Barro- CE. It have how general objective, comprehend how at the comether teacher/pupil may contribute in the process of construction of the knowledge geographic. Reflecting a little about the actuate in classroom, of both at the parts on the context scholar. For reach that one, objective start with at brief discussion theoretical about some broach a subject at question of teach, in special at scholar geography. In following board at reflection about the object of study geography in the systematization of the knowledge geographic. Holding how focus the necessity of consider of the know and reality of pupil how referring for the space study geographic. The procceding methodological adopt in that study hold how basis bibliographic search, for that hade the best thematic comprehension here to broach, a subject from descriptions characteristics presentable about the occurrences vivacity in the ambit scholar in that if transformation at ananalysis empyrean. During the development of study and the observes evidence that the interrelation act of reporting, that is harmonius between teacher and pupil is essential for the construction of the knowledge, principally the geographic knowledge, considerate more complex in question of the understanding, but that of on certainty form instigation together with the educator the search by the knowledge.
Keywords: Relação professor-aluno
Geografia escolar
Ensino fundamental
Conhecimento geográfico
Teacher-student relationship
School geography
Elementary School
Geographic knowledge
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6647
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANESSA PINHEIRO DE SOUZA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA 2016.pdfVanessa Pinheiro de Souza. TCC. Licenciatura em Geografia 20162.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.