Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6668
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1COSTA, Kiara Tatianny Santos da.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, K. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3387759380349526pt_BR
dc.contributor.referee1SOUZA, Sawana Araújo Lopes de.-
dc.contributor.referee2COSTA, Nayara Tatianna Santos da.-
dc.description.resumoCom um olhar voltado para educação especial na perspectiva da educação inclusiva o presente trabalho tem por objetivo geral analisar o conceito de inclusão escolar e o conceito de necessidades educacionais especiais (NEE) na política educacional brasileira, nossos objetivos específicos foram: Descrever o cenário da educação especial na perspectiva da educação inclusiva no Brasil; Entender os conceitos de inclusão e necessidades educacionais especiais propostos na legislação para efetivar a educação inclusiva e Discutir os conceitos de integração e inclusão via análise da política de educação inclusiva educacional brasileira. Foi desenvolvido um estudo de caráter qualitativo a partir da seguinte pergunta: como a legislação brasileira conceitua inclusão escolar e necessidades educacionais especiais? Trata-se de uma pesquisa documental onde utilizamos a análise de conteúdo temática para análise dos documentos legais. A análise dos documentos legais nos mostraram como está atualmente o cenário inclusivo da educação no Brasil, observamos que apesar de ser crescente a inserção de estudantes com NEE nas salas de aula do ensino regular, ainda falta acessibilidade em um número considerável de escolas para atenderem os estudantes com NEE. Pudemos perceber que as leis existentes asseguram os direitos para a efetivação da educação para todos, com condições de acesso e permanência; porém a prática ainda se encontra distante da realidade. Dessa forma consideramos que, para que a inclusão seja realmente efetivada, é preciso muito mais que matricular alunos com NEE em salas comuns, é necessário dá a eles condições de aprendizagem, através não apenas integração em sala comum, mas profissionais que tenha capacitação para entender e ensinar de acordo com a especificidade de cada um.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação especialpt_BR
dc.titleA inclusão na legislação: Um olhar sobre a política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva.pt_BR
dc.date.issued2018-12-06-
dc.description.abstractWith a focus on special education from the perspective of inclusive education, the present work has the general objective of analyzing the concept of school inclusion and the concept of special educational needs (SEN) in Brazilian educational policy. Our specific objectives were:To describe the education scenario specialization in the perspective of inclusive education in Brazil; To understand the concepts of inclusion and special educational needs proposed in the legislation to effect inclusive education and To discuss the concepts of integration and inclusion through analysis of the policy of inclusive Brazilian educational education. A qualitative study was developed based on the following question: how does Brazilian legislation conceptualize school inclusion and special educational needs? This is a documentary research where we use the analysis of thematic content for analysis of legal documents. The analysis of the legal documents showed us how is currently the inclusive scenario of education in Brazil, we observed that although the inclusion of students with SEN in the classrooms of regular education is increasing, there is still a lack of accessibility in a considerable number of schools to attend the students with SEN. We have realized that the existing laws guarantee the rights for the realization of education for all, with conditions of access and permanence; but the practice is still far from reality. In this way, we consider that, in order for inclusion to be really effective, it takes much more than enrolling pupils with SEN in common rooms, it is necessary to give them learning conditions, through not only integration in the common room, but professionals who are qualified to understand and teach according to the specificity of each.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6668-
dc.date.accessioned2019-09-04T14:55:10Z-
dc.date.available2019-09-04-
dc.date.available2019-09-04T14:55:10Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectNecessidades educacionais especiaispt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectSpecial educational needspt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectLegislationpt_BR
dc.subjectNecesidades educativas especiales-
dc.subjectEducación inclusiva-
dc.subjectLegislación-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Mairis Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInclusion in legislation: A look at the policy of special education from the perspective of inclusive education.pt_BR
dc.title.alternativeInclusión en la legislación: Una mirada a la política de educación especial desde la perspectiva de la educación inclusiva.-
dc.identifier.citationPEEIRA, Mairis Sousa. A inclusão na legislação: Um olhar sobre a política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. 2018. 36 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.pt_BR
dc.description.resumenCon un enfoque en la educación especial desde la perspectiva de la educación inclusiva, el presente trabajo tiene como objetivo general analizar el concepto de inclusión escolar y el concepto de necesidades educativas especiales (NEE) en la política educativa brasileña, nuestros objetivos específicos fueron: Describir las escenario educativo especialmente desde la perspectiva de la educación inclusiva en Brasil; Comprender los conceptos de inclusión y necesidades educativas especiales propuestos en la legislación para implementar la educación inclusiva y Discutir los conceptos de integración e inclusión a través del análisis de la política de educación inclusiva educativa brasileña. Se desarrolló un estudio cualitativo basado en la siguiente pregunta: ¿cómo conceptualiza la legislación brasileña la inclusión escolar y las necesidades educativas especiales? Es una investigación documental donde utilizamos el análisis de contenido temático para analizar los documentos legales. El análisis de los documentos legales nos mostró cómo se encuentra actualmente el escenario inclusivo de la educación en Brasil, observamos que a pesar de la creciente inserción de alumnos con NEE en las aulas de educación regular, aún existe falta de accesibilidad en un número considerable de escuelas para atender las necesidades de los alumnos alumnos con NEE. Pudimos ver que las leyes existentes aseguran los derechos para la realización de la educación para todos, con condiciones de acceso y permanencia; sin embargo, la práctica aún está lejos de la realidad. De esta forma, consideramos que, para que la inclusión sea realmente efectiva, se necesita mucho más que matricular estudiantes con NEE en salas comunes, es necesario darles condiciones de aprendizaje, a través no solo de la integración en una sala común, sino de profesionales que sean capacitados para comprender y enseñar según la especificidad de cada uno.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAIRIS SOUSA PEREIRA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2018.pdfMairis Sousa Pereira - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2018513.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.