Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6669
Title: Nas trilhas das memórias: práticas do escotismo na cidade de Baixio - CE (1980-1985).
Other Titles: In the memory trails: scouting practices in the city of Baixio - CE (1980-1985).
???metadata.dc.creator???: JOSUÉ, Felipe de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Israel Soares de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CEBALLOS, Viviane Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Laércio Teodoro da.
Keywords: Dinâmica de grupo;Escotismo;Grupo de escoteiros;Memória;Group dynamic;Scouting;Boy Scout Group;Memory
Issue Date: 2-Jul-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: JOSUÉ, Felipe de Souza. Nas trilhas das memórias: práticas do escotismo na cidade de Baixio - CE (1980-1985). 2019. 131f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: No Brasil, o Escotismo possui mais de cem anos de existência, sendo considerado um dos projetos educacionais extraescolares que durante sua história atuou diretamente com o voluntariado como o centro do processo. No ano de 1980, o Grupo de Escoteiros São Francisco deu início às práticas do Escotismo com a ajuda da sociedade e políticos locais que viam nesse projeto à responsabilidade de conduzir os jovens baixienses por meio de sua pedagogia disciplinadora aos valores cívicos, morais e patrióticos tão cobrados no período em que o Brasil vivenciava a Ditadura Militar. O Movimento Escoteiro tem sua origem na Inglaterra do início do século XX, sendo idealizado pelo militar inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, que foi responsável por criar a literatura fundante do Movimento e desenvolveu a simbologia escoteira que se configurou como uma prática que perpassa o tempo, tornando-se uma tradição. Sabendo que o Escotismo foi um projeto educacional extraescolar desenvolvido para a realidade dos jovens ingleses do início do século XX, lançamos o seguinte questionamento: Como esse projeto foi desenvolvido na cidade de Baixio? Desse modo, o objetivo deste trabalho é analisar as práticas do Escotismo que se deram na cidade de Baixio, Estado do Ceará (1980-1985), por meio das narrativas de pessoas que vivenciaram experiências na participação como membros escoteiros. Em termos teóricos, trabalhamos com os conceitos de tradição, disciplina, e memória, delineados pelos teóricos, HOBSBAWM e RANGER (2002), FOUCAULT (1987) e HALBWACHS (1990).
Abstract: In Brazil, Scouting has more than one hundred years of existence, being considered one of the extracurricular educational projects that during your history acted directly with volunteering as the center of the process. In the year 1980, the São Francisco Scout Group began the practice of Scouting with the help of society and local politicians who saw in this project the responsibility of drive the baixienses young through their disciplinary pedagogy to the civic, moral and patriotic values charged during the period in which Brazil experienced the Military Dictatorship. The Scout Movement originated in England in the start twentieth century, and was idealized by the British military Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, who was responsible for creating the founding literature of the Movement and developed the scout symbology that has become a practice that runs through the time, becoming a tradition. Knowing that Scouting was an extracurricular educational project developed for the reality of the English youth of the beginning of the 20th century, we launched the questioning question: How was this project developed in the city of Baixio? Thereby, the objective of this work is to analyze the practices of Scouting that occurred in the city of Baixio, State of Ceará (1980-1985), through the narratives of people who experienced experiences in the participation as scout members. In theoretical terms, we work with the concepts of tradition, discipline, and memory, outlined by theorists, HOBSBAWM and RANGER (2002), FOUCAULT (1987) and HALBWACHS (1990).
Keywords: Dinâmica de grupo
Escotismo
Grupo de escoteiros
Memória
Group dynamic
Scouting
Boy Scout Group
Memory
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6669
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FELIPE DE SOUZA JOSUÉ. TCC. LICENCIATURA EM PLENA EM HISTÓRIA.2019.pdfFelipe de Souza Josué. TCC. Licenciatura Plena em História.20192.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.