Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6677
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARROS, R. F. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5518605312990149pt_BR
dc.contributor.advisor1RAMOS, Deborah Dornellas.-
dc.contributor.advisor1IDRAMOS, Deborah Dornellaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8976434644813519pt_BR
dc.contributor.referee1CHAVES, Márcio Frazão.-
dc.contributor.referee2FEITOSA, Izayana Pereira.-
dc.description.resumoQuando se considera o âmbito de atuação do pedagogo, pensa-se, imediatamente, nas suas possibilidades do trabalho no contexto escolar. Contudo, existem outras esferas de atuação menos conhecidas, nas quais esses profissionais também podem trabalhar e contribuir. Logo, esse trabalho buscou conhecer como as pedagogas podem atuar nos CAPS, que consistem em espaços nos quais, por lei, essas profissionais devem estar inseridas, trabalhando em uma perspectiva diferente daquela que se vê nas escolas, que consistem em espaços nos quais a sua figura já é associada um determinado perfil de atuação. O objetivo do estudo, portanto, foi compreender as possibilidades de atuação do pedagogo nos CAPS dos municípios do Curimataú paraibano. Metodologicamente, partiu-se de uma perspectiva de pesquisa qualitativa, que compreendeu a realização de visitas aos CAPS dos municípios de Cuité, Barra de Santa Rosa e Picuí, além de entrevistas semiestruturadas com as pedagogas que atuavam nos mesmos. A partir da análise do conteúdo das entrevistas, verificou-se que, muito da atuação dessas profissionais nos CAPS envolve o uso de práticas e atividades pedagógicas - tais como: a leitura e letramento, alfabetização, musicoterapia e as oficinas pedagógicas, por exemplo - que visam a promoção do desenvolvimento de habilidades globais entre os usuários. As profissionais ressaltaram ainda a importância da participação dos pacientes nessas atividades e a repercussão disso na sua recuperação, assim como a atuação da equipe em uma perspectiva multiprofissional na reinserção social dos usuários do CAPS e das suas famílias, contribuindo, por fim, para uma vida digna e autônoma para os mesmos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação especialpt_BR
dc.titleAtuação das pedagogas do CAPS: um estudo nas cidades do Curimataú Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractWhen considering the scope of action of the pedagogue, it is immediately thought of their possibilities of work in the school context. However, there are other, less well known, spheres of action in which these professionals can also work and contribute. Therefore, this work sought to know how the pedago-gas can act in the CAPS, which consist of spaces in which, by law, these professionals must be inserted, working in a perspective different from that seen in schools, which consist of spaces in which his figure is already associated with a certain profile of performance. The objective of the study, therefore, was to understand the possibilities of the pedagogue in the CAPS of the municipalities of Curimataú Paraíba. Methodologically, it was based on a qualitative research perspective, which included visits to the CAPS of the municipalities of Cuité, Barra de Santa Rosa and Picuí, as well as semi-structured interviews with the pedagogies who worked on them. From the analysis of interview content, it was verified that much of the work of these professionals in the CAPS involves the use of pedagogical practices and activities - such as reading and literacy, literacy, music therapy and pedagogical workshops, for example - that aim to promote the development of global skills among users. The professionals also emphasized the importance of the participation of patients in these activities and the repercussion of this in their recovery, as well as the team's performance in a multiprofessional perspective in the social reintegration of users of the CAPS and their families, contributing, finally, to a life dignified and autonomous for them.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6677-
dc.date.accessioned2019-09-04T16:14:18Z-
dc.date.available2019-09-04-
dc.date.available2019-09-04T16:14:18Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectSaúde da familia - Práticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectspecial educationpt_BR
dc.subjectMental healthpt_BR
dc.subjectFamily health - Pedagogical practicespt_BR
dc.subjectEducación especial-
dc.subjectSalud mental-
dc.subjectSalud de la familia - prácticas pedagógicas-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARROS, Ramana Flávia dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe performance of CAPS pedagogues: a study in the cities of Paraiba Curimataú.pt_BR
dc.title.alternativeDesempeño de los pedagogos de CAPS: un estudio en las ciudades de Curimataú Paraibano.-
dc.identifier.citationBARROS, Ramana Flávia dos Santos. Atuação das pedagogas do CAPS: um estudo nas cidades do Curimataú paraibano. 2018. 52 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.pt_BR
dc.description.resumenAl considerar el ámbito de actuación del pedagogo, inmediatamente se piensa en sus posibilidades de trabajo en el contexto escolar. Sin embargo, existen otros ámbitos de actividad menos conocidos, en los que estos profesionales también pueden trabajar y contribuir. Por lo tanto, este trabajo buscó saber cómo los pedagogos pueden trabajar en los CAPS, que consisten en espacios en los que, por ley, estos profesionales deben insertarse, trabajando en una perspectiva diferente a la que se ve en las escuelas, que consisten en espacios en los que su figura está ya asociado a un determinado perfil de rendimiento. El objetivo del estudio, por lo tanto, fue comprender las posibilidades de actuación del pedagogo en los CAPS de los municipios de Curimataú en Paraíba. Metodológicamente, partió de una perspectiva de investigación cualitativa, que incluyó visitas a los CAPS de los municipios de Cuité, Barra de Santa Rosa y Picuí, además de entrevistas semiestructuradas con los pedagogos que actuaban en ellos. Del análisis de contenido de las entrevistas, se constató que gran parte del trabajo de estos profesionales en los CAPS involucra el uso de prácticas y actividades pedagógicas - tales como: lectura y alfabetización, alfabetización, musicoterapia y talleres pedagógicos, por ejemplo - que tienen como objetivo promover el desarrollo de habilidades globales entre los usuarios. Los profesionales también destacaron la importancia de la participación de los pacientes en estas actividades y la repercusión de esta en su recuperación, así como la actuación del equipo en una perspectiva multiprofesional en la reinserción social de los usuarios de CAPS y sus familias, contribuyendo finalmente a una vida mejor. digno y autónomo para ellos.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAMANA FLÁVIA DOS SANTOS BARROS - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2018.pdfRamana Flávia dos Santos Barros - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2018413.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.