Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6678
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.contributor.referee1NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.-
dc.contributor.referee2CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.description.resumoO objeto de estudo deste trabalho é o planejamento escolar.A atividade de planejar deve ser um ato consciente, que tenha como referência a problemática social, a política e a cultura da escola e de todos os membros do processo de ensino educativo. Um problema da educação é que nem sempre isso acontece. O objetivo geral desta pesquisa é investigar as contradições entre o discurso e a prática docente em relação ao planejamento escolar. Os objetivos específicos são: conhecer a percepção dos docentes acerca do planejamento; bem como, investigar junto aos coordenadores pedagógicos o porquê da resistência de alguns docentes para com o planejamento escolar, e ainda, refletir acerca da relação entre o planejamento escolar e a qualidade do ensino. Esta pesquisa tem fundamentação nos seguintes autores: Ganzeli (2017), Hahn(2017), Andrade (2016), Vasconcelos (2012), Millet (2011), Lakatos e Marconi (2008), e Libâneo (1994). Além do levantamento bibliográfico, realizamos também uma pesquisa de campo em duas escolas públicas. Os sujeitos da pesquisa foram dois coordenadores e três professores. Quanto aos resultados foi possível concluir que alguns educadores têm consciência da real importância de um bom planejamento educacional para se obter um resultado de qualidade durante o processo educativo. Alguns professores tem discursos de que o ato de planejar é uma coisa positiva, no entanto sua ação docente não condiz com uma prática educacional eficiente, vindo então a comprometer o futuro dos estudantes porque realizam aulas monótonas, sem motivação e com pouco significado para os estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePlanejamento escolar: contradições entre discurso e prática.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractThe study object of this work is school planning. The activity of planning should be a conscious act, that has as reference the social problematic, the politics and the culture of the school and of all the members of the process of educative education. A major problem with education is that it does not always happen. The general objective of this research is to investigate the contradictions between the discourse and the teaching practice in relation to school planning. The specific objectives are: to know the teachers' perception about planning; As well as to investigate with the pedagogical coordinators the reason for the disregard of some teachers for school planning and also to reflect on the relationship between school planning and the quality of teaching. This research is based on the following authors: Ganzeli (2017), Hahn (2017), Andrade (2016), Vasconcelos (2012), Millet (2011), Lakatos and Marconi (2008) and Libâneo (1994). In addition to the bibliographical survey, we also conducted field research in two public schools. The subjects of the research were two coordinators and three teachers. Regarding the results, it was possible to conclude that some educators are not aware of the real importance of good educational planning in order to obtain a quality result during the educational process. Some teachers have speeches that the act of planning is a positive thing; however, their teaching activity is not conducive to an efficient educational practice, and then compromises the students' future because they perform very monotonous, unmotivated and meaningless classes for the students. Students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6678-
dc.date.accessioned2019-09-04T16:57:07Z-
dc.date.available2019-09-04-
dc.date.available2019-09-04T16:57:07Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPlanejamento escolarpt_BR
dc.subjectTeoriapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectSchool planningpt_BR
dc.subjectTheorypt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTANA, Simone de Sá.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool planning: contradictions between discourse and practice.pt_BR
dc.identifier.citationSANTANA,Simone de Sá. Planejamento escolar: contradições entre discurso e prática. 2017. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SIMONE DE SÁ SANTANA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfSimone da Sá Santana.Monografia Pedagogia. CFP 2017220.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.