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Title: Monitoria: relevância e impactos para o universo discente.
Other Titles: Monitoring: relevance and impacts for the student universe.
Seguimiento: relevancia e impactos para el universo estudiantil.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Meris de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Jorge Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Ramilton Marinho.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Maria de Jesus Rodrigues da.
Keywords: Ensino superior;Programas de monitoria;Monitores;Higher education;Monitoring programs;Monitors;Enseñanza superior;Programas de seguimiento
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Meris de Oliveira. Monitoria: relevância e impactos para o universo discente. 2018. 69 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Sendo a graduação uma preparação para posterior atuação no mercado de trabalho, é importante que o aluno da educação superior compreenda que ele agora tem maior reponsabilidade com essa etapa de sua vida de estudos. Nas universidades existem vários programas relacionados ao ensino, a pesquisa e a extensão dos quais os alunos podem participar e assim complementar a sua formação. Dentre tais programas estão os de iniciação à docência, como o programa de monitoria, extremamente importante para alunos de licenciatura. O objetivo desse trabalho é investigar a relevância e os impactos da monitoria para a formação dos monitores dos quatro cursos de licenciatura do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, bem como as percepções e perspectivas que os estudantes usuários e não usuários apresentam quanto ao serviço de monitoria. Para tanto, realizou-se entrevistas semiestruturadas com oito alunos, monitores e ex-monitores, dos quatro cursos e aplicou-se questionários a 257 alunos que utilizavam ou não o serviço de monitoria. Os dados coletados por meio das entrevistas foram submetidos a Análise de Conteúdo, de acordo com a perspectiva de Bardin (1977) e os dados coletados por meio do questionário foram tabulados em planilhas do Microsoft Excel e analisados por meio da estatística descritiva. Com relação ao gênero, foram entrevistados quatro monitores e quatro monitoras, que estavam cursando entre o terceiro e o nono período e com faixa etária entre 20 e 27 anos. Emergiram da pesquisa com os monitores oito temas, nos quais foram incluídas categorias para as respostas dos entrevistados, dentre os quais: Motivação para atuar como monitor, Funções a serem desenvolvidas na monitoria pelo monitor e pelo professor, Contribuições da monitoria para a formação acadêmica e A monitoria e a iniciação à docência. Os dados relacionados aos alunos que podem utilizar o serviço de monitoria evidenciaram que, de 257 estudantes pesquisados, 53,7% não o fazem, sendo que destes, 27,6% são do noturno. O principal motivo de os alunos utilizarem o serviço de monitoria diz respeito a tirar dúvidas do conteúdo da disciplina. Para os que não o utilizam, o motivo que se sobressaiu foi a indisponibilidade de tempo, alternativa escolhida por 66,5% dos acadêmicos. Percebeu-se, ainda, certa satisfação dos alunos que frequentam as monitorias, pois, a maioria, 73,1%, afirmou que os monitores sempre se encontram no local de atendimento, 84,9% afirmou o local onde ocorrem as monitorias é adequado para a realização dessa atividade, 66,4% afirmou que, algumas vezes, a monitoria atende as suas expectativas e 84,7%, que os professores incentivam os alunos a buscarem auxilio na monitoria. Com esta pesquisa, constata-se a importância da monitoria nos cursos de graduação, tanto para os monitores, que tem a oportunidade de participar de um programa de iniciação à docência, como para os demais estudantes que têm nesta atividade um suporte adicional ao seu aprendizado.
Abstract: Since graduation is a preparation for subsequent work in the labor market, it is important that the student of higher education understands that he now has greater responsibility for this stage of his life of studies. In universities there are several programs related to teaching, research and the extent to which students can participate and thus complement their training. Among these programs are those of initiation to teaching, such as the monitoring program, extremely important for undergraduate students. The objective of this work is to investigate the relevance and impacts of monitoring in the training of the academic monitor of the four undergraduate courses of the Education and Health Center of the Federal University of Campina Grande, as well as the perceptions and perspectives that the students users and nonusers present regarding the monitoring service. For this, a semi-structured interview was conducted with eight students, monitors and ex-monitors, from the four courses and a questionnaire was applied to 257 students who used or did not use the monitoring service. The data collected through the interviews were submitted to Content Analysis, according to Bardin's (1977) perspective and the data collected through the questionnaire were tabulated in Microsoft Excel spreadsheets and analyzed through descriptive statistics. Regarding gender, four monitors and four monitors were interviewed, who were in the third and ninth periods and aged between 20 and 27 years. Emerging from the research with the monitors were eight themes, which included categories for respondents' answers, among which: Motivation to act as a monitor, Functions to be developed in the monitor by the monitor and the teacher, Contributions of the monitoring to the academic and The monitoring and the initiation to the teaching. The data related to the students that can use the monitoring service showed that, of 257 students surveyed, 53.7% did not, and of these, 27.6% were of the night. The main reason students use the monitoring service is to question the content of the course. For those who do not use it, the reason that stood out was the unavailability of time, an alternative chosen by 66.5% of academics. It was also noticed a certain satisfaction of the students who attend the monitoring, since, most, 73.1%, said that the monitors are always in the place of attendance, 84.9% said the place where the monitoring takes place is adequate to carry out this activity, 66.4% stated that, sometimes, monitoring meets their expectations and 84.7%, that teachers encourage students to seek help in monitoring. This research shows the importance of monitoring in undergraduate courses, both for the monitors, who have the opportunity to participate in a program of initiation to teaching, as for other students who have in this activity an additional support to their learning.
???metadata.dc.description.resumen???: Dado que la graduación es una preparación para seguir trabajando en el mercado laboral, es importante que los estudiantes de educación superior entiendan que ahora tienen una mayor responsabilidad en esta etapa de su vida de estudio. En las universidades existen varios programas relacionados con la docencia, la investigación y la extensión en los que los estudiantes pueden participar y así complementar su formación. Entre tales programas se encuentran los de iniciación a la docencia, como el programa de seguimiento, que es de suma importancia para los estudiantes de pregrado. El objetivo de este trabajo es investigar la pertinencia y los impactos del monitoreo para la formación de monitores de los cuatro cursos de grado del Centro de Educación y Salud de la Universidad Federal de Campina Grande, así como las percepciones y perspectivas que los usuarios y no -Usuarios alumnos presentes en relación con el servicio de vigilancia. Para ello, se realizaron entrevistas semiestructuradas a ocho alumnos, monitores y exmonitores, de los cuatro cursos y se aplicaron cuestionarios a 257 alumnos que utilizaban o no el servicio de seguimiento. Los datos recolectados a través de las entrevistas fueron sometidos a Análisis de Contenido, según la perspectiva de Bardin (1977) y los datos recolectados a través del cuestionario fueron tabulados en hojas de cálculo de Microsoft Excel y analizados mediante estadística descriptiva. En cuanto al género, se entrevistó a cuatro monitoras y cuatro monitoras, que cursaban entre tercero y noveno periodo y con edades comprendidas entre 20 y 27 años. De la investigación con los monitores surgieron ocho temas, en los que se incluyeron categorías para las respuestas de los entrevistados, entre las cuales: Motivación para actuar como monitor, Funciones a desarrollar en el seguimiento por parte del monitor y del docente, Aportes del seguimiento a la formación académica. Formación y Seguimiento e iniciación a la docencia. Los datos relacionados con los alumnos que pueden utilizar el servicio de seguimiento mostraron que, de los 257 alumnos encuestados, el 53,7% no lo hace, y de estos, el 27,6% son alumnos nocturnos. La principal razón por la que los estudiantes utilizar el servicio de seguimiento se trata de despejar dudas sobre el contenido del curso. Para quienes no lo utilizan, el motivo que destacó fue la falta de tiempo, alternativa elegida por el 66,5% de los estudiantes. También se notó cierta satisfacción de los estudiantes que asisten al seguimiento, ya que la mayoría, 73,1%, dijo que los monitores están siempre en el lugar de atención, el 84,9% dijo que el lugar donde se realiza el seguimiento es el adecuado para realizarlo. actividad, el 66,4% afirmó que, en ocasiones, el seguimiento cumple con sus expectativas y el 84,7%, que los docentes alientan a los estudiantes a buscar ayuda en el seguimiento. Con esta investigación se comprueba la importancia del seguimiento en los cursos de pregrado, tanto para los monitores, que tienen la oportunidad de participar en un programa de iniciación a la docencia, como para otros estudiantes que tienen en esta actividad un apoyo adicional a su aprendizaje.
Keywords: Ensino superior
Programas de monitoria
Monitores
Higher education
Monitoring programs
Monitors
Enseñanza superior
Programas de seguimiento
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6680
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