Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6685
Title: Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte.
Other Titles: Study on teaching conceptions and approach of ecological evolution theme: an analysis in public schools from Paraíba and Rio Grande do Norte.
Estudio sobre conceptos de enseñanza y abordaje de la evolución ecológica: un análisis en escuelas públicas de Paraíba y Rio Grande do Norte.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Taisa Alves Pereira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Marcus José Conceição.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Kiriaki Nurit.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
Keywords: Livro didático;Ensino médio;Currículo escolar;Processos evolutivos;Textbook;High school;School curriculum;Evolutionary processes;Evolução;Concepções docentes;Libro de texto;Escuela secundaria;Evolución;Enseñanza de concepciones;Evolution;Teaching conceptions;Libro de texto;Bachillerato
Issue Date: 6-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Taisa Alves Pereira da. Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte. 2018. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Evolução Biológica é considerado como um conteúdo fundamental dentro das Ciências Biológicas, visto que seu entendimento é indispensável para compreensão de uma série de outros conteúdos. Ainda assim, esse conteúdo não recebe o devido mérito no currículo escolar do ensino médio. O estudo aqui realizado tem o objetivo de investigar as dificuldades da abordagem, ressaltar a relevância do conteúdo teoria da Evolução Biológica e identificar quais as concepções pessoais dos docentes sobre o tema, em escolas estaduais da Paraíba e Rio Grande do Norte, uma vez que à escassez de estudos sobre essa temática nas regiões já citadas. Foi feita uma análise quantitativa e qualitativa através da aplicação de questionário com docentes do ensino médio nas escolas estaduais, Orlando Venâncio dos Santos, Cuité-PB, José Roderick de Oliveira, Nova Floresta-PB, José Luiz Neto, Barra de Santa Rosa-PB e Professora Teresinha Carolino de Souza-RN. O público alvo da pesquisa foi professores que lecionassem Biologia no ensino médio, totalizando 10 docentes. A coleta de dados foi realizada junto as escolas entre os dias 25 de outubro a 30 de novembro de 2017. Os resultados mostraram a deficiência no ensino da teoria evolutiva, onde os docentes não mostram total domínio sobre o conteúdo e o tratam de maneira superficial, o que é alarmante, visto a relevância do tema. Este trabalho espera servir de subsídio para pesquisas futuras.
Abstract: Biological evolution is seen as a fundamental content within biological sciences, since their understanding is indispensable for understanding a series of other contents, such as Biodiversity, among many other biological themes and processes. The study of the Evolution theme is very relevant for students of all grades, especially those in high school, since this content is the basis for several others. Even so, this content does not receive due merit in the high school syllabus, which may lead the student to think that such a topic is not relevant to their formation, Which is a misconception. Scoring the principles inherent to biological evolution as indispensable for the understanding of biological sciences, as well as the difficulties found in the literature of the area, that surround their teaching and learning, The objective of this study is to investigate the difficulties of the, emphasize the relevance of the content theory of biological evolution and identify which personal conceptions of teachers on the subject, in the school curriculum of high school students in schools in Paraíba and Rio Grande do Norte, making a quantitative and qualitative analysis through the application of questionnaires with high school teachers. The results obtained evidenced the lack that the teachers present of this theme, since the textbook itself offered by the schools has limited content, thus, it is necessary to seek other didactic resources. The research, expose the deficit in the development of the subject Biological Evolution in high school and portrayed some strategies used by teachers to bypass the shortage of didactic resources. In this way, it is necessary to restructure the teaching material used by schools and the school curriculum in full
???metadata.dc.description.resumen???: La Evolución Biológica es considerada como un contenido fundamental dentro de las Ciencias Biológicas, ya que su comprensión es indispensable para la comprensión de una serie de otros contenidos. Aún así, este contenido no recibe el debido mérito en el currículo de la escuela secundaria. El estudio realizado aquí tiene como objetivo investigar las dificultades del abordaje, resaltar la relevancia del contenido de la teoría de la Evolución Biológica e identificar las concepciones personales de los profesores sobre el tema, en las escuelas públicas de Paraíba y Rio Grande do Norte, ya que a la escasez de estudios sobre este tema en las regiones mencionadas. Se realizó un análisis cuantitativo y cualitativo a través de la aplicación de un cuestionario con profesores de secundaria en escuelas públicas, Orlando Venâncio dos Santos, Cuité-PB, José Roderick de Oliveira, Nova Floresta-PB, José Luiz Neto, Barra de Santa Rosa- PB y Profesora Teresinha Carolino de Souza-RN. El público objetivo de la investigación fueron los docentes que enseñan Biología en la enseñanza media, totalizando 10 docentes. La recolección de datos se realizó con las escuelas entre el 25 de octubre y el 30 de noviembre de 2017. Los resultados evidenciaron la deficiencia en la enseñanza de la teoría evolutiva, donde los docentes no muestran dominio completo sobre el contenido y lo tratan de manera superficial, lo cual es alarmante, dada la relevancia del tema. Este trabajo espera servir como subvención para futuras investigaciones.
Keywords: Livro didático
Ensino médio
Currículo escolar
Processos evolutivos
Textbook
High school
School curriculum
Evolutionary processes
Evolução
Concepções docentes
Libro de texto
Escuela secundaria
Evolución
Enseñanza de concepciones
Evolution
Teaching conceptions
Libro de texto
Bachillerato
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6685
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAISA ALVES PEREIRA DA COSTA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2018.pdfTaisa Alves Pereira da Costa - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2018578.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.