Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6687
Title: Resolutividade dos problemas de leitura e de escrita em escolas públicas de uma cidade do Alto Sertão Paraibano.
Other Titles: Resolutivity of reading and writing problems in public schools in a highland Paraíba city.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Gabriela Pereira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BUENO, Maria Ioneida Ramalho.
Keywords: Leitura e escrita-sertão paraibano;Leitura e escrita-dificuldade e distúrbio;Aprendizagem;Reading and writing in Paraíba;Reading and writing - difficulty and disorder;Learning
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA,Gabriela Pereira da. Resolutividade dos problemas de leitura e de escrita em escolas públicas de uma cidade do Alto Sertão Paraibano. 2015. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem o objetivo de analisar como são solucionados os problemas de leitura e de escrita em escolas públicas de uma cidade do alto sertão do Estado da Paraíba/Brasil. A pesquisa, de caráter descritivo, utilizou o método quanti-qualitativo. Os dados estão processados pelo Programa Estatístico "StatisticalPackage for Social Sciences (SPSS) versão 17.0" e analisados através da Análise de Conteúdo. A amostra consta de dez professoras do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental, das redes municipal e estadual. O instrumento de coleta de dados é um questionário semiaberto composto por dez questões mistas, que abrangem o conhecimento das docentes quanto às dificuldade e aos distúrbios de aprendizagem de leitura e de escrita, como os casos são identificados, encaminhados e resolvidos, de que forma as famílias contribuem na resolução dos referidos problemas. As educadoras do Ensino Fundamental II expressam conhecer ambos os problemas e os identificam de forma mais clara do que as educadoras do Ensino Fundamental I, bem como, procuram,com maior frequência, solucionar os casos com o auxílio da Coordenação pedagógica e da família. Todas as docentes revelam que não dispõem do auxílio de profissionais especializados e, consequentemente, não é possível resolvê-los sem causar atrasos à aprendizagem dos discentes.As famílias contribuem com algumas limitações, tais como: dificuldades dos pais em relação à leitura e à escrita; ausências nas reuniões de pais; quando necessário, não buscam especialistas; vícios; desconhecimento dos problemas que envolvem a aprendizagem.
Abstract: This paper aims to analyze how reading and reading problems are solved. written in public schools of a highland city of Paraíba State / Brazil. THE This descriptive research used the quantitative and qualitative method. The data is processed by the Statistical Program "StatisticalPackage for Social Sciences (SPSS) version 17.0 "and analyzed through Content Analysis. The sample consists of ten teachers from the 3rd to the 9th grade of elementary school, from the municipal and state networks. The instrument for collecting The data is a semi-open questionnaire composed of ten mixed questions, covering the teachers' knowledge of reading difficulties and learning disabilities how cases are identified, referred and resolved, how families contribute to solving these problems. The educators of teaching Elementary II express knowledge of both problems and identify them more clearly than primary school educators, as well as more solve the cases with the help of the pedagogical coordination and the family. All teachers show that they do not have the assistance of specialized professionals and therefore do not it is possible to solve them without causing delays in student learning. some limitations, such as: parental difficulties in reading and writing; absences from parent meetings; when necessary, do not seek specialists; addictions; ignorance of the problems surrounding learning.
Keywords: Leitura e escrita-sertão paraibano
Leitura e escrita-dificuldade e distúrbio
Aprendizagem
Reading and writing in Paraíba
Reading and writing - difficulty and disorder
Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6687
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GABRIELA PEREIRA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfGabriela Pereira da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2015.505 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.