Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/668
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGOMES JESUS, N. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0355670103272399pt_BR
dc.contributor.advisor1CORREIA, Magaly de Fátima.-
dc.contributor.advisor1IDCORREIA, M. de F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4257035337685617pt_BR
dc.contributor.referee1ARAGÃO, Maria Regina da Silva.-
dc.contributor.referee2BRAGA, Celia Campos.-
dc.contributor.referee3FARIAS, Wendell Rondinelli Gomes.-
dc.contributor.referee4SILVA, Djane Fonseca da.-
dc.description.resumoA ocorrência de condições meteorológicas adversas em aeroportos determina situações desfavoráveis ao tráfego aéreo, como restrição de visibilidade e teto, além de condições de pista escorregadia, que constituem um fator de grande risco à segurança das operações. Estes contratempos podem acarretar prejuízos vultosos para as empresas envolvidas e desconforto ao usuário da aeronavegação. Por isso, este estudo teve como objetivo a determinação de padrões atmosféricos que originam a ocorrência de condições meteorológicas adversas no Aeroporto Internacional de Belém (SBBE), através da aplicação da análise fatorial (AF) em análises de componentes principais (ACP). Foram usados os dados meteorológicos de superfície do SBBE e de Radiação de Onda Longa (ROL), em ponto de grade sobre Belém, proveniente das reanálises do National Centers for Environmental Prediction (NCEP). Através dos indicadores estatísticos, foi selecionado o conjunto de variáveis adequadas para a aplicação daACP. Os dados utilizados foram dos períodos chuvosos de 2003 a 2012, pois na estação chuvosa foi detectado o maior número de emissões de mensagens especiais (código SPECI) no SBBE. O fator dominante está associado à variação diária do aquecimento/resfriamento da superfície. O segundo fator representa as alterações no teor de umidade próximo da superfície, decorrente da variabilidade climática associada com anomalias da temperatura da superfície do mar nos Oceanos Atlântico e Pacífico. E o outro fator igualmente importante, tem relação com a presença de convecção profunda, e consequentemente, de tempestades, as quais foram desenvolvidas por mecanismos das circulações locaisdinâmicos em mesoescala, tais como circulações de brisa marítima e/ou fluvial sobre a área em que se localiza o SBBE. Este último fator foi o qual apresentou o maior número de ocorrência das variáveis que apresentam relação com o estabelecimento das situações meteorológicas adversas que limitam as operações de pousos e decolagens no SBBE.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMeteorologiapt_BR
dc.subject.cnpqGeoCiênciaspt_BR
dc.titlePadrões atmosféricos de condições meteorológicas adversas no Aeroporto Internacional de Belém.pt_BR
dc.date.issued2014-08-29-
dc.description.abstractThe occurrence of adverse weather conditions at airports determines unfavorable situations to air traffic, as visibility and ceiling restriction, and slippery track conditions, which are a major risk factor for safety operations. These setbacks can cause sizeable losses for the companies involved and discomfort to the airworthiness of the users. Therefore, this study aimed at determining weather patterns that cause the occurrence of adverse weather conditions in Belem International Airport (SBBE) through the application of factor analysis (FA) on principal components analysis (PCA). It wasused meteorological surface data from the SBBE and outgoing longwave radiation (OLR), in grid point over Belém (Brazil), from the reanalysis of the National Centers for Environmental Prediction (NCEP). Through statistical indicators, it was selected the appropriate set of variables for the application of the PCA. The data used were in the rainy periods of 2003 to 2012, as the rainy season has been detected as many reports of the SPECI code in the SBBE. The dominant factor is associated with the daily variation of the heating/cooling of the surface. The second factor is the changes in the moisture content near the surface as a result of climate variability associated with temperature anomalies of the sea surface in the Atlantic and Pacific Oceans. And another equally important factor is related to the presence of deep convection, and consequently storms, which were developed by mechanisms of dynamic local mesoscale circulations such as circulations of maritime and/or fluvial breeze over the area in which is located the SBBE. This last factor was the one which had the highest number of occurrences of the variables that have relation with the establishment of the adverse weather conditions that limit of takeoffs and landings operations in the SBBE.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/668-
dc.date.accessioned2018-05-14T19:13:34Z-
dc.date.available2018-05-14-
dc.date.available2018-05-14T19:13:34Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectPadrões Atmosféricospt_BR
dc.subjectCondições Meteorológicaspt_BR
dc.subjectAeroporto Internacionalpt_BR
dc.subjectBelémpt_BR
dc.subjectAnálise Fatorialpt_BR
dc.subjectAtmospheric Patternspt_BR
dc.subjectMeteorological Conditionspt_BR
dc.subjectInternational Airportpt_BR
dc.subjectFactor Analysispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorJESUS, Nilzele de Vilhena Gomes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAtmospheric patterns of adverse weather conditions in Belem international airport.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationJESUS, N. V. G. Padrões atmosféricos de condições meteorológicas adversas no Aeroporto Internacional de Belém. 2014. 131 f. Tese (Doutorado em Meteorologia) – Programa de Pós-Graduação em Meteorologia, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/668pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Meteorologia.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NILZELE DE VILHENA GOMES JESUS – TESE (PPGMET) 2014.pdfNilzele de Vilhena Gomes Jesus - Tese PPGMet CTRN 20144.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.