Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6694
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, L. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3835024058516022pt_BR
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.-
dc.contributor.advisor1IDFERREIRA, J. A. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0692887895288943pt_BR
dc.contributor.advisor-co1CEZÁRIO, Danilo de Sousa.-
dc.contributor.advisor-co1IDCEZÁRIO, Danilo de Sousa.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7786604219297149pt_BR
dc.contributor.referee1BATISTA , Maria Thais de Oliveira.-
dc.contributor.referee2ALMEIDA , David Luiz Rodrigues de.-
dc.description.resumoA avaliação vem ganhando cada vez mais destaque nas discussões do cenário educativo, inclinando para desvincular das unidades educacionais práticas tradicionais e classificatórias que excluem as potencialidades de contribuições que o processo avaliativo pode oportunizar ao trabalho pedagógico. A presente pesquisa monográfica, tem como principal objetivo analisar a importância do processo de avaliação da aprendizagem, considerando as especificidades da prática na Educação Infantil. O interesse pelo estudo surgiu na disciplina Avaliação da Aprendizagem, do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus- Cajazeiras-PB. Para tanto, a pesquisa repousa em uma abordagem qualitativa, foi escolhido como lócus uma creche pública e municipal, da cidade de São José de Piranhas, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista estruturada. Os sujeitos da pesquisa são três professoras que apresentaram conhecimentos adequados com as novas visões avaliativas, relacionados à compreensão de avaliar tal como processo e acompanhamento dos desenvolvimentos dos alunos e de seu próprio trabalho. Concluísse que ao avaliar é possível acompanhar de maneira mais clara a realidade e desenvolver ações planejadas e intencionais, que venham a consolidar a verdadeira função da avaliação, que é possibilitar melhorias ao processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleDinâmica do processo avaliativo: contribuições e desafios na prática docente da educação infantil.pt_BR
dc.date.issued2018-07-23-
dc.description.abstractAssessment has been gaining increasing prominence in educational discussions that want to dissociate from educational units traditional and classificatory practices that exclude the contribution potential that evaluative process can provide to pedagogical work. The main objective of this monographic research is to analyze the importance of the learning evaluation process, considering the specificities of this practice in Early Childhood Education. An essential motivation for this study was The Universidade Federal de Campina Grande Pedagogy course subject Learning Assessment. To do so, this research rests on a qualitative approach, a public and municipal day care center in the city of São José de Piranhas,was chosen as a locus, using as data collection tool a specific kind of interview, the structured one. The research subjects were three teachers (women) that presented adequate knowledge to new evaluative visions related to the comprehension of evaluating such as process and monitoring the students' developments and their own work. Therefore, when evaluating, it is possible to be more clearly aware of the process of teaching and learning reality and thus to develop planned and intentional actions, which will consolidate the true function of evaluation: to improve that process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6694-
dc.date.accessioned2019-09-04T19:47:57Z-
dc.date.available2019-09-04-
dc.date.available2019-09-04T19:47:57Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subjectProcesso avaliativopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSchool evaluationpt_BR
dc.subjectEvaluation processpt_BR
dc.subjectchild educationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Lucicléia Ferreira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation process dynamics: contributions and challenges in early childhood teaching practice.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Lucicléia Ferreira de. Dinâmica do processo avaliativo: contribuições e desafios na prática docente da educação infantil. 2018. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCICLÉIA FERREIRA DE SOUZA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfLucicléia Ferreira de Souza. Monografia Pedagogia. CFP 2018. 448 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.