Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6708
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. L. E.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6574917208870934pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTANA, Rosemere Olímpio de.
dc.contributor.advisor1IDSANTANA, Rosemere O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6172861753799782pt_BR
dc.contributor.referee1BANDEIRA, Francinalda de Souza.
dc.contributor.referee2FARIAS, Leonardo Bruno.
dc.description.resumoEsta pesquisa problematiza tensões discursivas em torno da Educação Escolar Indígena no Brasil entre o final da segunda metade do século XX e início do século XXI. O enfoque geral deste trabalho será tecido sobre o que Luís Grupioni (2008) chama de “redes relacionais”, os contatos que são produzidos quando se pretende construir um lugar institucional para esse novo modelo de educação a partir de diversos tipos de discursos. Para compreender como essas relações se constroem, assim como as relações de poder que por ela perpassam, nos apoiamos em Michel de Certeau (2008) a partir de seus conceitos de tática e estratégia entendendo que na prática esses conceitos podem ser acionados evidenciando uma dinâmica pautada principalmente nos interesses que esses sujeitos defendem em torno de uma proposta de Educação Escolar Indígena. Este trabalho discute a promulgação de algumas Legislações acerca de uma Educação Escolar dos povos indígenas que na teoria se contrapõe ao modelo colonial, e discute não só o que de novo elas nos apresentam, mas também estabelece um diálogo com as produções acadêmicas que fazem uma leitura sobre a mesma; dando continuidade a linha de problematização, analisamos alguns aspectos da tese de Grupioni para compreender como essas Legislações Nacionais tem sido pensadas a partir do discurso acadêmico para que finalmente a discussão seja direcionada ao contexto da Paraíba na qual problematizamos como se deu esse pensar uma educação para os povos indígenas Potiguara desde o processo de tomada do território pelos europeus até algumas Legislações Estaduais mais atuais, buscando, assim, entender as possíveis aproximações com a Legislação Nacional que discute esta temática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleTrajetórias históricas da produção de uma política de educação escolar indígena no Brasil entre o final de século XX e início do século XXI.pt_BR
dc.date.issued2018-06-25
dc.description.abstractThis research problematizes discursive tensions around Indigenous School Education in Brazil between the end of the second half of the twentieth century and the beginning of the 21st century. The general focus of this paper will be woven into what Luís Grupioni (2008) calls “relational networks”, the contacts that are produced when one intends to build an institutional place for this new model of education from various discourses. To understand how these relations are built, as well as the power relations that permeate through it, we rely on Michel de Certeau (2008) from his concepts of tactics and strategy, understanding that in practice these concepts can be triggered by showing a dynamic based mainly in the interests that these subjects defend around a proposal of Indigenous School Education. This paper discusses the promulgation of some Legislation on Indigenous Peoples' School Education, which in theory is opposed to the colonial model, and discusses not only what they present us again, but also establishes a dialogue with the academic productions that make a reading. about it; Continuing the line of problematization, we analyze some aspects of Grupioni's thesis to understand how these National Legislations have been thought from the academic discourse so that finally the discussion is directed to the Paraíba context in which we problematize how this thinking has led to an education. Potiguara indigenous peoples from the Europeans' seizure of the territory to some of the most current State Legislation, thus seeking to understand the possible approximations with the National Legislation that discusses this theme.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6708
dc.date.accessioned2019-09-05T10:28:39Z
dc.date.available2019-09-05
dc.date.available2019-09-05T10:28:39Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectLegislaçõespt_BR
dc.subjectIndigenous School Educationpt_BR
dc.subjectHistoriographypt_BR
dc.subjectLegislationspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria Larisse Elias da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHistorical trajectories of the production of an indigenous school education policy in Brazil between the late twentieth and early twenty-first centuries.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria Larisse Elias da. Trajetórias históricas da produção de uma política de educação escolar indígena no Brasil entre o final de século XX e início do século XXI. 2018. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA LARISSE ELIAS DA SILVA. TCC LICENCIATURA EM HISTÓRIA 2018.pdfMaria Larisse Elias da Silva. TCC Licenciatura em História 2018805.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.