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dc.creator.IDALMEIDA, C. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7932948233483025pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, E. C. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9483143620752293pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Ramilton Marinho.-
dc.contributor.referee2RETONDAR, Anderson Moebus.-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo analisar como se instituiu a construção da imagem publica dos candidatos Rômulo Gouveia e Veneziano Vital nas eleições municipais em 2004. Partindo do pressuposto de que a pratica politica e, na contemporaneidade, espetacularizada, e de que o atual formato da politica se enquadra numa politica midiatizada, buscamos analisar as figuras politicas de Rômulo Gouveia e Veneziano Vital como personagens públicos que interagem com a mídia, uma vez que são construídos pela força de visibilidade social dos meios de comunicação, isto e, das estrategias de marketing e da publicidade. Procuramos examinar a construção da imagem publica a partir dos videos veiculados no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral Televisiva (HGPETV), durante a campanha das eleições municipais de 2004. Num primeiro momento discutimos, a partir da literatura bibliográfica, a pratica politica como uma politica espetacularizada, construída com os recursos da cultura e dos meios de comunicação. Em seguida, apresentamos a analise do material empírico no qual apreendemos a campanha politica como um momenta propicio para a construção de personagens políticos, para tanto, destacamos a construção dos personagens políticos no campo da visibilidade publica. Em seguida, analisamos as imagens dos personagens políticos, e por fim, descrevemos a campanha como um espetáculo da politica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologia-
dc.titleArte, mídia e política: uma análise da construção dos personagens políticos Veneziano Vital e Rômulo Gouveia nas eleições municipais de 2004.pt_BR
dc.advisor1Campaign - Municipal Elections - Campina Grande (PB)-
dc.date.issued2008-
dc.description.abstractThis work aim analyzes as occurred the construction o f candidates Romulo Gouveia and Veneziano Vital's images in the municipal elections in 2004. Leaving of the presupposition that the political practice is a process showed in the consumption society and the current format of the politics is framed in media politics, we looked for to analyze the two illustrations politics as public characters that independently interacts with the media, once they are built by the force o f social visibility of the communication means, that is, of the marketing and media strategies, not forgetting evidently the culture that allows such happening. We looking for examine the construction of the public image starting from the videos transmitted in Horario Gratuito de Propaganda Eleitora (HGPE). First, we discussed from bibliographical literatures the interface o f the media with the politics considering it as a mutual relationship, and their new forms of performance in the current society starting from this interconnection. The second moment of the research was the analysis of the empiric material, that we apprehended the political characters' campaign as a favorable moment for his image. Afterwards, we detached the political characters' images in the field of the public visibility, and finally, we analyzed the campaign as a show in the politics because the characters' existence obligatorily demands the existence of a field of performance or staging for their practices. We highlighted, in this aspect, some elements that we considered important to accentuate the politics party in the city because of the existence of such public illustrations.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6709-
dc.date.accessioned2019-09-05T10:29:36Z-
dc.date.available2019-09-05-
dc.date.available2019-09-05T10:29:36Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEleições-
dc.subjectEspetáculo da Politica-
dc.subjectPolitica Midiatizada-
dc.subjectCampanha - Eleições Municipais - Campina Grande (PB)-
dc.subjectImagens Públicas-
dc.subjectRômulo Gouveia - Eleições Municipais (2004) - de Campina Grande (PB)-
dc.subjectVeneziano Vital - Eleições Municipais (2004) - de Campina Grande (PB)-
dc.subjectPersonagens Políticos - Construção-
dc.subjectElections-
dc.subjectPolitics Show-
dc.subjectMediatized Policy-
dc.subjectCampaign - Municipal Elections - Campina Grande (PB)-
dc.subjectPublic Images-
dc.subjectRômulo Gouveia - Municipal Elections (2004) - from Campina Grande (PB)-
dc.subjectVeneziano Vital - Municipal Elections (2004) - from Campina Grande (PB)-
dc.subjectPolitical Characters - Construction-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Cosma Ribeiro de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeArt, media and politics: an analysis of the construction of political characters Veneziano Vital and Rômulo Gouveia in the 2004 municipal elections.pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Cosma Ribeiro de. Arte, mídia e política: uma análise da construção dos personagens políticos Veneziano Vital e Rômulo Gouveia nas eleições municipais de 2004. 2008. 242f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6709pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

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COSMA RIBEIRO DE ALMEIDA - DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2008.pdfCosma Ribeiro de Almeida - Dissertação PPGCS CH 2008. 12.79 MBAdobe PDFView/Open


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