Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6710
Title: Ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na cidade do Lastro- PB.
Other Titles: History teaching in Youth and Adult Education: a case study in the city of Lastro-PB.
???metadata.dc.creator???: SARMENTO, Maria dos Remédios Elias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTANA, Rosemere O. de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FARIAS, Leonardo Bruno.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SALES NETO, Francisco Firmino.
Keywords: Educação de jovens e adultos;História- estudo e ensino;EJA- ensino de história;Escola Estadual Nestorina Abrantes;Ensino Médio;Youth and Adult Education;History- study and teaching;EJA- history teaching;Nestorina Abrantes State School;High school
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SARMENTO, Maria dos Remédios Elias. Ensino de história na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na cidade do Lastro- PB. 2015. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa em questão tem como temática uma reflexão sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Lastro (PB), e como objetivo maior, analisar o Ensino de História nessa modalidade. Participaram da pesquisa um total de dezessete alunos do 2°ano do Ensino Médio da modalidade EJA da Escola Estadual Nestorina Abrantes. A pesquisa busca analisar como os alunos dessa escola se percebem e o que pensam da disciplina de História na EJA. Traçamos um rápido perfil desse público sobre trabalho, sonhos, família,contribuindo assim, para uma melhor compreensão. Os dados foram coletados através de um questionário com perguntas fechadas e abertas. A análise nos indica que os alunos gostam da disciplina de História, porém o ensino deve usar metodologias que favoreçam o processo de construção de ensino-aprendizagem, levando em consideração a modalidade da EJA.
Abstract: This research has as theme the reflection about Youth and Adult Education (Educação de Jovens e Adultos - EJA) in the city of Lastro, Paraíba, Brazil, and as a major goal, analyze the history of education in this modality. The participants were a total of seventeen students of the 2nd year of high school of EJA mode State School Nestorina Abrantes. The research seeks to analyze how students perceive this school and what they think about the discipline of History at EJA. We trace a quick profile of this audience about work, dreams, family, thus contributing to a better understanding. Data were collected through a questionnaire with closed and open questions. The analysis tells us that students like the discipline of History, but must use teaching methods that foster the process of teaching and learning construction, taking into account the mode of adult education.
Keywords: Educação de jovens e adultos
História- estudo e ensino
EJA- ensino de história
Escola Estadual Nestorina Abrantes
Ensino Médio
Youth and Adult Education
History- study and teaching
EJA- history teaching
Nestorina Abrantes State School
High school
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6710
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DOS REMÉDIOS ELIAS SARMENTO. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA 2015.pdfMaria dos Remédios Elias Sarmento. TCC. Licenciatura em História 2015323.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.