Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6711
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, E. E.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6942581386436663pt_BR
dc.contributor.advisor1FORTUNATO, Maria Lucinete.
dc.contributor.advisor1IDFORTUNATO, Maria Lucinete.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0372177131712462pt_BR
dc.contributor.referee1MOREIRA NETO, Mariana.
dc.contributor.referee2SOUZA, Israel Soares de.
dc.description.resumoEste estudo parte de uma reflexão voltada para a Educação do Campo. Busca identificar algumas das dificuldades enfrentadas nas práticas pedagógicas do ensino multisseriado, para obter resultados positivos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Tem como locus de pesquisa a Escola Gabriel Lucindo Pereira, localizada no Distrito de Azevém, zona rural do município de Cajazeiras-PB. A base teórica partiu de uma discussão acerca da problemática em questão nos trabalhos de Arroyo, Caldart e Molina (2004), Leite (1999), Fernandes (2006), entre outros. Para realizar a reflexão sobre os desafios educacionais no ensino multisseriado e apreender fatores que interferem nesse tipo de educação buscamos fundamentos nos seguintes autores: Santos (2014), Toledo (2006), Hage (2006) e Klein & Ribeiro (1991). Além disso, utilizamos como fonte as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do Campo. Consideramos, também, a ausência do Estado frente a tais questões e a necessidade de edificação dessas escolas, a exemplo da escola do Distrito de Azevém, uma vez que, o surgimento das escolas no meio rural, veio através de movimentos sociais organizados pelos próprios moradores para garantirem a educação dos seus filhos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma metodologia descritiva e exploratória na referida escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleClasses multisseriadas: os desafios e práticas pedagógicas da educação do campo na escola M.E.I.E.F. Gabriel Lucindo Pereira - distrito de Azevém/Cajazeiras - PB.pt_BR
dc.date.issued2018-03-14
dc.description.abstractThis study starts from a reflection focused on Rural Education. It seeks to identify some of the difficulties faced in the pedagogical practices of multi-grade teaching, to obtain positive results in the teaching-learning process of students. Its research loci are the Gabriel Lucindo Pereira School, located in Azevém District, rural area of ​​Cajazeiras-PB. The theoretical basis came from a discussion about the issue in question in the works of Arroyo, Caldart and Molina (2004), Leite (1999), Fernandes (2006), among others. In order to reflect on the educational challenges in multi-grade education and to apprehend factors that interfere with this type of education, we sought the following authors: Santos (2014), Toledo (2006), Hage (2006) and Klein & Ribeiro (1991). In addition, we use as source the Operational Guidelines for Basic Education in schools in Campo. We also consider the absence of the State from these issues and the need to build these schools, such as the school of the District of Azevém, since the emergence of schools in rural areas came through social movements organized by the residents themselves. to ensure their children's education. The research was developed through a descriptive and exploratory methodology in the referred school.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6711
dc.date.accessioned2019-09-05T10:54:11Z
dc.date.available2019-09-05
dc.date.available2019-09-05T10:54:11Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação de campopt_BR
dc.subjectClasse Multisseriadapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectField Educationpt_BR
dc.subjectMulti-Classpt_BR
dc.subjectPedagogical Practicespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Erivânia Espedita de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMulti-grade classes: the challenges and pedagogical practices of field education at school M.E.I.E.F. Gabriel Lucindo Pereira - district of Azevém/Cajazeiras - PB.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Erivânia Espedita de. Classes multisseriadas: os desafios e práticas pedagógicas da educação do campo na escola M.E.I.E.F. Gabriel Lucindo Pereira - distrito de Azevém/Cajazeiras-PB. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERIVÂNIA ESPEDITA DE SOUZA. TCC. LICENCIATURA EM HISTORIA. 2018.pdfErivânia Espedita de Souza. TCC. Licenciatura em História. 20181.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.