Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6715
Title: Letramentos e formação de professores em ambiente virtual: do escolar ao profissional.
Other Titles: Literacies and teacher education in a virtual environment: from school to professional.
???metadata.dc.creator???: MUNIZ, Fabyana Gomes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RAFAEL, Edmilson Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Williany Miranda da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALMEIDA, Maria de Lourdes Leandro.
Keywords: Formação de Professores;Letramento Digital;Ambiente Virtual:- Internet;Ensino à Distância;Mídias na Educação;Letramento Acadêmico;Teacher Training;Digital Literacy;Virtual Environment: - Internet;Distance Learning;Media in Education;Academic Literacy
Issue Date: Sep-2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MUNIZ, Fabyana Gomes. Letramentos e formação de professores em ambiente virtual: do escolar ao profissional. 2009. 106f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: Com o avango das tecnologias computacionais e o desenvolvimento da sociedade, a disseminação de cursos de formação continuada de professores via internet tem crescido cada vez mais. Neste contexto, surge o Programa de Formação Continuada Mídias na Educação (doravante, Curso Mídias na Educação) disponibilizado na plataforma do e-Prolnfo. A presente pesquisa analisou as atividades constitutivas do Ciclc Intermediário do Curso Mídias na Educação a fim de atingir dois objetivos: (1) Identificar os tipos de letramento subjacentes as atividades dos módulos do Ciclo Intermediário do Curso Mídias na Educação . (2) Analisar o processo de articulação entre teoria e pratica que permeia as atividades. Trata-se de uma pesquisa descritivo-interpretativista de cunho qualitativo cujo corpus foi constituído pelo conjunto de vinte e tres atividades do Ciclo Intermediário do referido curso Os dados, analisados com base nos estudos contemporâneos de letramento (cf. KLEIMAN.1995; BARTON & HAMILTON, 2000; LEA & STREET, 2007), nos estudos sobre transposição didática (cf. BORDET, 1985; BRONCKART & GIGER, 1998) e nos estudos de formação de professor (cf. TARDIF, 2002; PIMENTA, 2002), sinalizam que estao subjacentes as atividades três letramentos: o escolar; o profissional e o acadêmico. O escolar e requerido nas atividades relativas ao conteúdo teórico sobre as mídias abordadas nos módulos. O profissional e solicitado nas atividades referentes a ações de ensino (prat car, em sala de aula, experiencias sugeridas pela atividade) associadas ao saber teórico estudado em cada modulo. O acadêmico e evidenciado nas atividades de produção escrita de gêneros acadêmicos - projeto e relatório. Constatamos que 17 atividades requerem do cursista a mobilização dos saberes teóricos e práticos ao mesmo tempo; o que esta relacionado a finalidade do curso que e, basicamente, a de formação de professores. Assim, os resultados levam-nos a concluir que as atividades do Ciclo Intermediário do Curso Mídias na Educação pautam-se no eixo aprender-praticar-aprender.
Abstract: With the advance of computational technology and the growth of society, the dissemination of continuing education for professors via the Internet continues to increase even more. In this context has appeared the Programa de Formagao Continuada Midias na Educagao ("Continuing Education Program for Media in Education," also known as the "Media Course in Education") available on the e-Prolnfo platform. The current study analyzed the activities included in the Intermediate Cycle of the Media Course in Education in order to achieve two objectives: (1) Identify the types of literacy underlying the activity modules of the Intermediate Cycle of the Media Course in Education, (2) Analyze the process of interchange between theory and practice that informs the activities. It was a descriptive-interpretive study of a qualitative matrix whose corpus consisted of the conjunction among 23 activities of the Intermediate Cycle of the referenced course. The data, analyzed on the basis of contemporary studies of literacy (cf. KLEIMAN.,1995; BARTON & HAMILTON, 2000; LEA & STREET, 2007), of didactic transposition (cf. BORDET, 1985; BRONCKART & GIGER, 1998), and of continuing education of professors (cf. TARDIF, 2002; PIMENTA, 2002), indicate that three types of literacy underlie the activities: scholastic, professional, and academic. Scholastic literacy is required in the activities that relate to theoretical content about the media used in the activities; professional literacy is solicited in the activities by the teaching acts (to practice, in the classroom, experiences suggested by the activities) associated with the theoretical knowledge studied in each module. Academic literacy is evidenced in the activities about written text production of academic genres - projects and reports. We show that 17 of the activities require the course-taker to mobilize both theoretical and practical knowledge simultaneously, which is related to the purpose of the course that is, basically, the education of professors, the activities of the the Intermediate Cycle of the Media Course in Education posit themselves along the axis of learn-practice-learn.
Keywords: Formação de Professores
Letramento Digital
Ambiente Virtual:- Internet
Ensino à Distância
Mídias na Educação
Letramento Acadêmico
Teacher Training
Digital Literacy
Virtual Environment: - Internet
Distance Learning
Media in Education
Academic Literacy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6715
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABYANA GOMES MUNIZ - DISSERTAÇÃO POSLE 2009.pdfFabyana Gomes Muniz - Dissertação POSLE 2009.19.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.