Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6715
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMUNIZ, F. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5887103198523941pt_BR
dc.contributor.advisor1RAFAEL, Edmilson Luiz.-
dc.contributor.advisor1IDRAFAEL, E. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2629616354978358pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Williany Miranda da.-
dc.contributor.referee2ALMEIDA, Maria de Lourdes Leandro.-
dc.description.resumoCom o avango das tecnologias computacionais e o desenvolvimento da sociedade, a disseminação de cursos de formação continuada de professores via internet tem crescido cada vez mais. Neste contexto, surge o Programa de Formação Continuada Mídias na Educação (doravante, Curso Mídias na Educação) disponibilizado na plataforma do e-Prolnfo. A presente pesquisa analisou as atividades constitutivas do Ciclc Intermediário do Curso Mídias na Educação a fim de atingir dois objetivos: (1) Identificar os tipos de letramento subjacentes as atividades dos módulos do Ciclo Intermediário do Curso Mídias na Educação . (2) Analisar o processo de articulação entre teoria e pratica que permeia as atividades. Trata-se de uma pesquisa descritivo-interpretativista de cunho qualitativo cujo corpus foi constituído pelo conjunto de vinte e tres atividades do Ciclo Intermediário do referido curso Os dados, analisados com base nos estudos contemporâneos de letramento (cf. KLEIMAN.1995; BARTON & HAMILTON, 2000; LEA & STREET, 2007), nos estudos sobre transposição didática (cf. BORDET, 1985; BRONCKART & GIGER, 1998) e nos estudos de formação de professor (cf. TARDIF, 2002; PIMENTA, 2002), sinalizam que estao subjacentes as atividades três letramentos: o escolar; o profissional e o acadêmico. O escolar e requerido nas atividades relativas ao conteúdo teórico sobre as mídias abordadas nos módulos. O profissional e solicitado nas atividades referentes a ações de ensino (prat car, em sala de aula, experiencias sugeridas pela atividade) associadas ao saber teórico estudado em cada modulo. O acadêmico e evidenciado nas atividades de produção escrita de gêneros acadêmicos - projeto e relatório. Constatamos que 17 atividades requerem do cursista a mobilização dos saberes teóricos e práticos ao mesmo tempo; o que esta relacionado a finalidade do curso que e, basicamente, a de formação de professores. Assim, os resultados levam-nos a concluir que as atividades do Ciclo Intermediário do Curso Mídias na Educação pautam-se no eixo aprender-praticar-aprender.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras-
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagem-
dc.titleLetramentos e formação de professores em ambiente virtual: do escolar ao profissional.pt_BR
dc.date.issued2009-09-
dc.description.abstractWith the advance of computational technology and the growth of society, the dissemination of continuing education for professors via the Internet continues to increase even more. In this context has appeared the Programa de Formagao Continuada Midias na Educagao ("Continuing Education Program for Media in Education," also known as the "Media Course in Education") available on the e-Prolnfo platform. The current study analyzed the activities included in the Intermediate Cycle of the Media Course in Education in order to achieve two objectives: (1) Identify the types of literacy underlying the activity modules of the Intermediate Cycle of the Media Course in Education, (2) Analyze the process of interchange between theory and practice that informs the activities. It was a descriptive-interpretive study of a qualitative matrix whose corpus consisted of the conjunction among 23 activities of the Intermediate Cycle of the referenced course. The data, analyzed on the basis of contemporary studies of literacy (cf. KLEIMAN.,1995; BARTON & HAMILTON, 2000; LEA & STREET, 2007), of didactic transposition (cf. BORDET, 1985; BRONCKART & GIGER, 1998), and of continuing education of professors (cf. TARDIF, 2002; PIMENTA, 2002), indicate that three types of literacy underlie the activities: scholastic, professional, and academic. Scholastic literacy is required in the activities that relate to theoretical content about the media used in the activities; professional literacy is solicited in the activities by the teaching acts (to practice, in the classroom, experiences suggested by the activities) associated with the theoretical knowledge studied in each module. Academic literacy is evidenced in the activities about written text production of academic genres - projects and reports. We show that 17 of the activities require the course-taker to mobilize both theoretical and practical knowledge simultaneously, which is related to the purpose of the course that is, basically, the education of professors, the activities of the the Intermediate Cycle of the Media Course in Education posit themselves along the axis of learn-practice-learn.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6715-
dc.date.accessioned2019-09-05T11:18:29Z-
dc.date.available2019-09-05-
dc.date.available2019-09-05T11:18:29Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectFormação de Professores-
dc.subjectLetramento Digital-
dc.subjectAmbiente Virtual:- Internet-
dc.subjectEnsino à Distância-
dc.subjectMídias na Educação-
dc.subjectLetramento Acadêmico-
dc.subjectTeacher Training-
dc.subjectDigital Literacy-
dc.subjectVirtual Environment: - Internet-
dc.subjectDistance Learning-
dc.subjectMedia in Education-
dc.subjectAcademic Literacy-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMUNIZ, Fabyana Gomes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiteracies and teacher education in a virtual environment: from school to professional.pt_BR
dc.identifier.citationMUNIZ, Fabyana Gomes. Letramentos e formação de professores em ambiente virtual: do escolar ao profissional. 2009. 106f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6715pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABYANA GOMES MUNIZ - DISSERTAÇÃO POSLE 2009.pdfFabyana Gomes Muniz - Dissertação POSLE CH 200920.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.